Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2022 aconteceu mais uma edição do Mobile World Congress em Barcelona (Espanha), o MWC 2022
Depois de 2 anos com restrições da pandemia de Covid-19, o principal evento de telecomunicações do mundo voltou a ser presencial e foi recebido com grandes expectativas por profissionais do setor e empresas em busca de soluções.
Apesar de menor que as edições anteriores e frente a todas as dificuldades, as principais empresas de tecnologia e de conectividade que fazem a pujança do mercado estiveram presentes no MWC 2022.
Integrando uma importante missão de executivos e autoridades brasileiras, o Diretor do Futurecom, Hermano do Amaral Pinto Jr., e o Executivo de Vendas, Fabio Tapigliani Salina, cumpriram uma extensa agenda de reuniões com grandes marcas e importantes nomes, apresentações e experiências durante esses 3 dias.
Os representantes da Futurecom iniciaram suas visitas guiadas pelo estande da Ericsson, que apresentou os conceitos de evolução de rede 5G (e 6G), reforçando casos de uso de alta relevância em serviços urbanos e nos setores de mineração e logística.
Já no estande da Qualcomm, puderam experimentar os avanços da plataforma Snapdragon nos mais diversos campos da conectividade de acesso, CPEs, wearables/hearables, processamento em nuvem e arquitetura aberta.
Também tiveram a oportunidade de debater temas de inclusão digital, ampliação da oferta de conectividade e o necessário diálogo entre quatro setores que fazem a diferença para o cidadão brasileiro: conectividade, energia, educação e saúde/saneamento.
Participaram da apresentação do Ministro Marcos Pontes, que expôs os avanços em termos de projetos, investimentos efetivos e de legislação para o apoio e desenvolvimento de setores chave para a tecnologia brasileira. Segundo o Hermano do Amaral Pinto Jr., Diretor do Futurecom, “vacinas, engenharia de materiais, combustíveis, hidrogênio verde, semicondutores, e muito mais permearam esta conversa.”
No estande da Nokia, “viajaram até 2030” através de uma cápsula do tempo para “sentir” as transformações que o 6G irá habilitar. Conversaram sobre as percepções das operadoras em termos de otimização de redes, assim como sustentabilidade e eficiência energética.
Na Huawei, foram guiados por soluções simples e assertivas decorrentes de um mercado B2C gigantesco e outras mais complexas alinhadas com as altas taxas de crescimento da infraestrutura da China. Metaverso e imersão digital já praticadas no mercado coreano foram demonstradas de forma lúdica.
Destaques temáticos do MWC 2022
- As operadoras europeias e asiáticas demonstraram uma ampla transformação de processos e de foco nas empresas para melhor atenderem às demandas de cliente;
- Inteligência Artificial, Marchine Learning, Automação Robótica, Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Internet das Coisas foram termos que permearam as soluções apresentadas;
- A cooperação entre fornecedores, desenvolvedores e integradores é fundamental, desde a imersão do Metaverso à segurança das redes em nuvem.
Confira mais fotos do MWC Barcelona 2022!