Nos últimos tempos, temos ouvido falar muito em Inteligência Artificial e RPA. Tais tecnologias são realmente revolucionárias e aceleram a Transformação Digital nas empresas. Além disso, uma beneficia a outra.

Porém, nem todos os empresários e usuários têm plena consciência sobre o significado e a relevância desses conceitos. Foi isso que nos motivou a buscar especialistas para falar sobre Inteligência Artificial e RPA, esclarecendo assim as principais dúvidas dos usuários.

Conversamos com dois profissionais de mercado que entendem bastante sobre tecnologia. São eles:

  • Gervasio Neto: diretor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento da Avantia Tecnologia e Segurança; e
  • Karin Campos: CEO da GVP.digital.

Quer saber o que eles entendem por Inteligência Artificial e RPA? Então, leia os tópicos a seguir!

O que é a Inteligência Artificial?

Karin Campos define a Inteligência Artificial(IA) como um mecanismo que busca replicar as ações do ser humano para executar determinadas tarefas. 

“Para isso, são usados algoritmos pré-definidos ou a aprendizagem própria, baseada em ações realizadas anteriormente”, diz a CEO da GVP.digital

O que é Robotic Process Automation (RPA)?

O Robotic Process Automation (RPA), por sua vez, é definido por Gervasio Neto como uma tecnologia de robôs de software usada para automatizar processos e tarefas digitais.

“Os robôs utilizados no RPA podem se integrar e interagir com aplicativos para realizar trabalhos de forma muito mais rápida, confiável e sem interrupção. Atividades como faturamento, cobrança a clientes, classificação de documentos e inclusão de dados em sites são bons exemplos do uso de RPA”, comenta o especialista.

Como a Inteligência Artificial beneficia o RPA?

O RPA pode trabalhar de forma integrada com a Inteligência Artificial. Assim sendo, torna-se possível promover a capacidade de entender dados de diferentes formatos que sejam complexos ou não-estruturados.

Nesse sentido, Neto exemplifica: “Com o uso da IA também é possível que o RPA possa gerar gráficos, relatórios de desempenho, solucionar problemas de clientes entre outras atividades, sem envolver as pessoas”

Já Campos, ao ser questionada sobre o tema, comenta: “A IA integrada ao RPA pode aperfeiçoar a análise e entendimento de atividades, gerando melhorias e insights que podem ser incorporados no processo, possibilitando maior eficiência e evolução”

Quais são as vantagens de aplicar a Inteligência Artificial ao RPA nos negócios?

Para Campos, as principais vantagens da aplicação da Inteligência Artificial em conjunto com o RPA são: melhorias na eficiência operacional, redução de custos, escalabilidade de atividades e aumento de competitividade.

Neto concorda com a executiva e explica: “A IA também pode contribuir para que o RPA, nas suas ações determinadas por regras, detecte padrões que deem a condição de avaliar, por exemplo, operações fraudulentas. O que, por outro lado, seria impossível pela incapacidade de aprendizado não estar normalmente presente no RPA”.

Logo, podemos concluir que o uso de Inteligência Artificial e RPA contribuem muito para que os negócios sejam mais tecnológicos e eficientes.

A Inteligência Artificial é um assunto muito interessante! O recurso pode ser usado, inclusive, na segurança pública. Quer saber mais? Então, leia o nosso artigo que fala sobre esse tema.

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