É crescente em todo mundo o uso da inteligência artificial na otimização de processos envolvendo o e-commerce.
Marcel Saraiva, gerente sênior nas indústrias de saúde e finanças da NVIDIA Enterprise, explica que a análise de dados por inteligência artificial vem sendo muito utilizada, principalmente, para implementar assistentes virtuais e recomendadores.
O executivo, que é especialista em Inteligência Artificial, compartilhou conosco algumas informações interessantes sobre esse processo. Confira, a seguir!
A Inteligência Artificial como agente transformador do e-commerce
Saraiva explica que, devido à pandemia da Covid-19 e as medidas de distanciamento social, o comportamento dos consumidores mudou. Agora, as pessoas estão fazendo mais compras online, até mesmo quem não tinha esse hábito antes da crise sanitária.
“O varejo e a tecnologia se tornaram indissociáveis. O aumento da participação do e-commerce nas vendas do varejo no Brasil, consequentemente, demanda mais investimentos em segurança, conectividade e solidez da infraestrutura de TI e inteligência de mercado. Em todas essas demandas, aplicações de IA vão representar otimização, ou seja, mais segurança, mais capacidade de previsão etc”, comenta o especialista.
Saraiva apresenta duas tecnologias de Inteligência Artificial que, em sua visão, estão transformando o e-commerce com o uso de dados: os recomendadores e a otimização de supply chain.
Sobre os recomendadores, Saraiva explica que ofertar um produto adicional a um cliente durante uma pesquisa ou compra efetiva pode trazer um aumento de receita relevante para o varejista.
“O desafio está em ter um algoritmo que consiga correlacionar enormes bases de dados com uma resposta em tempo real com o maior índice de acerto possível”, comenta.
Já no que se refere à otimização de supply chain, o especialista argumenta que as empresas de e-commerce têm buscado a maior precisão no momento da compra, previsão de vendas e distribuição dos produtos.
Em suas palavras: “Conseguir prever uma demanda e, na sequência, colocar o produto mais próximo do cliente pode melhorar drasticamente o fluxo de caixa da empresa, aumentando a rentabilidade e também a experiência do cliente”.
Tendências da análise de dados por Inteligência Artificial no e-commerce
Na visão de Saraiva, o crescimento do e-commerce sempre vai demandar otimização nos processos para conseguir operar diante do aumento do fluxo de vendas. Ele explica que a análise de dados por Inteligência Artificial pode contribuir muito nesse sentido.
O especialista sintetiza: “À medida que o e-commerce tende a crescer e atrair mais consumidores, mais dados sobre padrões de consumo circulam, o que significa muitos insights para as empresas e seus negócios. Mais e novos dados estimulam o refinamento das aplicações de IA garantindo mais assertividade, mais segurança e estabilidade na jornada de compra”.
E complementa: “A IA e o e-commerce acabam se transformando de forma dialógica, pois, é uma relação entre os desafios e as melhorias que chegam para superá-los”.
Saraiva também explica que, antes de implantar a Inteligência Artificial no e-commerce, é preciso entender qual problema precisa ser resolvido. Assim, se consegue planejar melhor a tecnologia que deverá ser usada.
Você já usa a análise de dados por Inteligência Artificial no seu e-commerce? Então, também precisa entender sobre segurança da informação! Para saber mais sobre isso, leia o nosso artigo que fala sobre cibersegurança em e-commerces!
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