Comemorando 25 anos de atuação no Brasil, a multinacional possui atualmente quatro unidades de negócios no país, sendo elas:
- O grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações;
- A área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC;
- A Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança;
- E a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.
Há 25 anos transformando o Brasil e mirando um futuro conectado, inteligente e sustentável, a Huawei quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira.
As ações da Huawei para a formação de talentos na tecnologia
A empresa atua hoje com quatro grandes direções estratégicas: permitir a inovação de cenários, melhorar as decisões baseadas em dados, construir infraestruturas resilientes e modernizar aplicações.
Para os próximos 25 anos, a Huawei almeja seguir colaborando para um futuro conectado, inteligente e sustentável.
Como exemplo, a área de Talent atua na formação de talentos na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), um dos destaques da atuação da Huawei no Brasil.
A empresa criou o programa ICT Academy, um projeto sem fins lucrativos e que atua por meio de parcerias com o Ministério da Educação e universidades públicas e privadas, oferecendo aos estudantes cursos técnicos online, certificados pela Huawei e reconhecidos pela indústria.
O programa funciona como uma ponte entre empresas e a academia e visa construir um ecossistema de talentos para o setor de TIC. No Brasil, são mais de 200 instituições parceiras.
Seeds for the Future: conheça o programa de intercâmbio da Huawei
Outra iniciativa da Huawei para formar talentos e contribuir com o desenvolvimento do país é o Seeds for the Future, que leva estudantes brasileiros para um intercâmbio online na China. Desde 2020, a Huawei ampliou o programa para que mais alunos possam participar.
Com duração de uma semana, os estudantes têm a possibilidade de vivenciar um intercâmbio cultural e tecnológico remotamente, conhecendo mais sobre as novas tecnologias do futuro e sobre a cultura da China.
O programa tem como objetivo ajudar os profissionais locais de TIC a preencher as lacunas entre a teoria e a prática e a dominar as habilidades necessárias.
Essa ação busca inspirar talentos locais, aprimorar o compartilhamento de conhecimento, promover uma maior compreensão e interesse no setor de TIC e incentivar a participação na comunidade digital. Ela também incentiva países de diferentes regiões a participarem da construção de comunidades digitais.
Desde o lançamento do Seeds for the Future no Brasil, em 2015, cerca de 250 alunos participaram do programa, representando mais de 50 instituições de ensino diferentes e localizados em 18 estados brasileiros diferentes, o que permitiu que o programa alcançasse todas as 5 regiões brasileiras.
Nos últimos 8 anos, a Huawei atuou em estreita colaboração com institutos federais, universidades e órgãos governamentais para promover o programa e capacitar mais jovens talentos brasileiros no país.
Digital Power: a tecnologia a favor de um mundo mais verde
A área de Digital Power, por sua vez, foi criada em 2021 para desenvolver o negócio de energia digital da Huawei e acelerar o seu crescimento. A iniciativa tem como visão e missão integrar tecnologias digitais e de eletrônica de potência, desenvolver energia limpa e permitir a digitalização de energia para impulsionar a revolução energética para um futuro melhor e mais verde.
A Huawei Digital Power abrange os negócios de: Smart PV, Data Center Facility, Site Power Facility, DriveONE, Embedded Power e Integrated Smart Energy. Ela opera 12 centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em regiões como China, Europa e Ásia-Pacífico, e possui mais de 1.6 mil patentes.
Com aproximadamente 6 mil funcionários, 60% dos quais estão focados em P&D, a Huawei Digital Power atende a um terço da população mundial em mais de 170 países e regiões e integra inovações de ponta, como tecnologias de watt, térmica, armazenamento de energia, nuvem e IA.
Dessa forma, a empresa comemora suas duas décadas e meia de atuação no Brasil com os focos de Digital, Intelligence e Green que compõem essas importantes ações desenvolvidas e promovidas pela Huawei por uma tecnologia mais eficiente, inteligente e sustentável.
A marcante trajetória da Huawei em seus 25 anos no Brasil
As operações da Huawei no Brasil se iniciaram ainda na era do 2G, e a organização segue trabalhando fortemente com a operação da rede 5G e as próximas tendências tecnológicas, além de todas as outras frentes em que a companhia atua e inova, como Cloud Business, Digital Power e Enterprise Solutions.
Desde 2011, a Huawei também tem sido uma grande apoiadora do desenvolvimento de talentos em Tecnologia da Informação e Comunicação, tendo formado mais de 30 mil talentos qualificados e capacitados na área. A companhia se consolidou assim como uma marca relevante no mercado brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e científico do país.
Em 2022, a Huawei investiu impressionantes 25% de seu faturamento em Pesquisa & Desenvolvimento em diversas frentes para levar tecnologia não só por meio da conectividade, mas também da modernidade, a fim de promover a inclusão social e digital.
Nos últimos 10 anos, a Huawei Brasil realizou parcerias com mais de 200 universidades locais para formar mais de 36 mil profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por meio do programa ICT Academy, projeto que seguirá em andamento nos próximos anos.
Acesse o site da Huawei Brasil para conhecer mais das muitas soluções e iniciativas que a multinacional tem realizado no país, e fale com os representantes da companhia para conhecer as principais inovações que podem ajudar sua empresa rumo à digitalização e eficiência!