Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Agricultura conectada: o uso do 5G no setor rural brasileiro

Agricultura conectada - o uso do 5G no setor rural brasileiro.jpg
Entre os principais impactos das novas tecnologias no agro estão o aumento da produção de alimentos e da lucratividade do setor. Veja como o 5G ajudará nesse sentido.

A tecnologia está despontando de maneira significativa no mercado agro. Temas como a agricultura 4.0 e o 5G no setor rural estão em evidência atualmente e são muito debatidos pelos empresários do segmento.

Entre os principais impactos das novas tecnologias no mercado agro estão o aumento da produção de alimentos e da lucratividade do setor, tendo em vista o potencial uso disseminado de tecnologias que permitem o uso mais inteligente do solo e do maquinário disponível, por exemplo.

Para entender mais sobre esse cenário que começa a ser desenhado, conversamos com quem sabe muito acerca do tema.

Frederico Oliveira, sócio do grupo Experity, e Luan Madeira, consultor da BMJ Consultores Associados trouxeram as suas percepções sobre o segmento. Acompanhe!

Impactos do 5G no setor rural

Um dos principais efeitos do 5G para a agricultura diz respeito à expansão da conectividade nas áreas rurais. Isso fará com que a produtividade do setor aumente. Luan Madeira cita alguns dos recursos tecnológicos que devem despontar na agricultura 4.0:

“Destaca-se a possibilidade do uso de dispositivos de internet das coisas (IoT) para que os processos da agricultura nacional sejam automatizados e robotizados, permitindo dessa forma maior produtividade a custos menores. Isso deve contribuir consideravelmente para a disseminação da agricultura de precisão, já amplamente utilizada no país”, diz o consultor.

Ele também explica que as aplicações práticas de tais tecnologias incluem sistemas de irrigação automatizados e precisos, uso de softwares de monitoramento e rastreamento, utilização de Big Data para análise de grande número de dados, tecnologias de varredura de solo e dispositivos para o monitoramento de animais.

Nessa mesma linha, Frederico Oliveira acredita que o crescimento do 5G no setor rural não fará com que apenas a parte técnica do trabalho melhore. A forma como os agricultores se relacionam com os seus clientes também será beneficiada com as novas tecnologias.

Em suas palavras: “Há também as tecnologias para melhorias do relacionamento com o cliente propriamente dito, durante visitas técnicas e comerciais, por exemplo, que também podem ser muito beneficiadas com o acesso à internet e com a ampliação da área de cobertura no campo, que hoje já tem 70% dos produtores conectados”.

A conectividade na agricultura 4.0

Sobre a conectividade na agricultura 4.0, Oliveira traz alguns dados interessantes: “A Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR), em 2020, identificou que 94% dos produtores rurais têm celulares e, desses, 68% possuem smartphones, mas apenas 23% de cobertura”.

Ele acredita que, com a disseminação do 5G, os representantes técnicos de venda poderão trabalhar no campo com mais informação na ponta, para acessar por aplicativos móveis: histórico de relacionamento, detalhes sobre o cliente, cotações, precificação, recomendações, informações técnicas, promoções etc.

Madeira também aponta que a conectividade no campo contribuirá muito para termos uma agricultura 4.0. No entanto, há desafios a serem superados, como o incentivo às operadoras, para que garantam a cobertura em áreas rurais.

“Em suma, o desafio será fazer com que as grandes operadoras tenham incentivos para levar a conexão 5G para fora dos grandes centros urbanos. Outro problema que deverá ser enfrentado diz respeito à sua área de cobertura reduzida – especialmente quando comparado ao 4G”, diz o especialista.

Não há dúvida de que o agronegócio do futuro será cada vez mais monitorado e automatizado, o que gera benefícios para toda a cadeia produtiva. No entanto, para que o uso do 5G no setor rural realmente aconteça com eficiência, os representantes do setor precisam pressionar governos e operadoras, para que os devidos investimentos sejam realizados.

Quer saber mais sobre a tecnologia no setor Agro? Então, leia agora o nosso artigo que apresenta algumas Agtechs, as startups do mercado agrícola, que estão se destacando no segmento. Siga nossas redes sociais e fique por dentro de outras informações do setor!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar