Apesar de não ser algo relativamente novo, o termo q-commerce passou a ser mais difundido nos últimos anos. Trata-se de uma modalidade de comércio eletrônico em que as entregas são mais rápidas do que no modelo tradicional.
Com a pandemia da Covid-19, que tornou as compras online ainda mais presentes na vida dos consumidores, o modelo de entregas rápidas ganhou mais adeptos.
Conversamos sobre o assunto com Luiz Fernando Ruocco, sócio-diretor de operações da agência rocky.monks. Ele nos explicou o conceito de q-commerce, as vantagens da modalidade e como aplicá-la nos negócios. Veja mais a seguir!
Q-commerce: entenda a nova geração do comércio eletrônico
“O q-commerce, abreviação de Quick Commerce, é definido como um e-commerce que entrega rápido, ou seja, que entrega em questão de poucas horas ou minutos”, exemplifica Ruocco.
Para o especialista, a entrega rápida é um dos principais atributos que justificam a escolha do consumidor.
Por isso, as lojas que aderirem ao modelo do q-commerce tendem a melhorar as vendas e conquistar a satisfação de seus clientes. Ruocco acredita que o q-commerce é uma evolução natural do comércio varejista.
“Todo mundo tinha um carnê de crediário para parcelar as compras, depois veio o cartão de crédito, o clique e retire, compra com dois cartões e, agora, as entregas instantâneas”, analisa.
Vantagens do q-commerce em relação ao e-commerce tradicional
Ainda de acordo com Ruocco, os consumidores conheceram a praticidade de receber as coisas em casa em um período curto. Isso colocou o prazo de entrega como um dos principais fatores de decisão em uma compra.
De tal maneira, no entendimento do executivo, a principal vantagem desse modelo de negócio é estar apto para atender a uma das maiores exigências dos clientes contemporâneos.
Aplicando o q-commerce no seu negócio: desafios e oportunidades
Ruocco acredita que um dos maiores desafios que os negócios brasileiros têm para aplicar a metodologia do q-commerce é a questão logística.
“Somos um país de dimensões continentais! Então, quem sai na frente desse modelo é quem possui uma estrutura logística mais organizada”, comenta.
O especialista orienta os negócios a desenvolverem a integração de estoque e buscar meios e parceiros para oferecer velocidade de entrega de poucas horas ou minutos.
Além disso, ele pensa que é essencial ter uma organização logística para repor estoque mais rapidamente. Isso é necessário para que não faltem os produtos mais solicitados pelos clientes.
“O grande segredo é a união do online e do físico para aumentar a venda de uma marca, independente do canal. Só assim as empresas conseguiram resolver os problemas que importam, os problemas do consumidor”, finaliza o especialista.
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