No coração da revolução tecnológica que testemunhamos, a Internet das Coisas (IoT) emerge como  um habilitador que constantemente redefine o nosso ambiente de negócio / trabalho, de relacionamento e de entretimento. Empresas de diversos setores, incluindo tecnologia, telecomunicações, indústrias, utilities e serviços, estão na linha de frente, desenvolvendo soluções inovadoras que influenciam diretamente nossa vida diária, a forma como produzimos e moldam um setor em crescimento. Um exemplo dessa evolução é a iniciativa da American Tower no Brasil. Em 2017, a empresa investiu em IoT e construiu uma rede robusta baseada na tecnologia LPWAN. Essa iniciativa resultou em (i) uma expansão expressiva da conectividade, com mais de 12 bilhões de mensagens transmitidas e um alcance geográfica de 67% do PIB nacional; (ii) um ambiente de negócio favorável e regulado que permite a utilização de novas tecnologias e soluções; e por fim na construção de um (iii) ecossistema tecnológico e de negócios que congrega mais de 300 empresas e soluções e que ao longo desses 6 anos colocou o Brasil no cenário internacional das discussões do LPWA LoRaWan mundialmente

Contudo, o futuro da IoT vai além da simples conectividade e se entrelaça com a Inteligência Artificial, DLTs (Distributed Ledge Tecnologias) e Computação Descentralizada (Edge Computing) para redefinir o conceito de “IoT de Valor”. Este conceito se traduz em alinhar soluções tecnológicas diretamente às demandas do mercado, criando novas formas de rentabilizar e criar valor para as redes das coisas. Nesse contexto, nosso papel se expandiu: deixamos de ser apenas fornecedores de conectividade para nos tornarmos consultores estratégicos para nossos parceiros. Acompanhamos todo o processo, desde o início até a conclusão, garantindo um atendimento especializado e próximo às empresas com quem colaboramos.

A Internet das Coisas (IoT) é de Valor quando é sustentável economicamente, preparada para aplicações e dispositivos de longa duração, flexível, padronizada, sustentada por um ecossistema vibrante e a capacidade escalar.  Após 6 anos de operação no Brasil, independentes dos ciclos tecnológicos, temos a certeza de que o dispositivo LoRaWan conectado à Rede ATC LoRaWan continua funcionando. 

A formação de um ecossistema vibrante IoT é uma tarefa colaborativa. Temos parcerias com instituições educacionais, institutos de pesquisa, aceleradoras de empresas e governos locais. Nos últimos cinco anos, treinamos mais de 400 pessoas na tecnologia LoRaWAN e desenvolvemos mais de 35 projetos em diversas áreas, incluindo agronegócios, cidades inteligentes, Iluminação Pública, Medição de água, gás e energia elétrica, Automação Industrial, rastreamento de ativos, segurança pública e mobilidade.

American Tower_Futurecom_IoT.jpg  

Nossa visão transcende a mera expansão da conectividade. Aspiramos potencializar as relações de valor entre quem precisa de uma solução, o ecossistema de desenvolvimento e negócio, a academia e o regulador com o intuito de garantir uma engrenagem funcional através de um jogo de soma não zero, preparando o caminho para a implantação eficaz das redes de Internet das Coisas e 5G no Brasil. Paralelamente, temos o compromisso de proporcionar soluções que, além de inovadoras, se traduzam em economia sustentável a longo prazo.

Um marco desse comprometimento é a vertical de iluminação pública inteligente, que teve um notável crescimento de 54% desde 2022, dentro do ecossistema LPWA. A cidade de Recife se destaca nesse panorama: a parceria com a BottomUp permitiu a implementação de soluções digitais para a iluminação pública, evidenciando nosso ímpeto inovador e a possibilidade de transformações urbanas através da IoT.

Separadamente, a medição remota de gás e água ilustra outra dimensão do potencial da IoT. Desde 2019, observamos um aumento de 11 vezes do uso da tecnologia nessa área, enquanto a vertical de rastreamento cresceu cinco vezes. Estas estatísticas não só sublinham o aumento da procura por soluções de IoT, mas também sinalizam o vasto leque de setores que a tecnologia está transformando.

A medição remota de energia elétrica é um outro grande exemplo de como a combinação da pesquisa e desenvolvimento pode trazer soluções inovadoras para realidade brasileira. Em parceria com uma utility e instituto de pesquisa foi possível o desenvolvimento de solução de DLMS sobre LoRaWan para solução de NIC para medidores individuais e coletivos.

American Tower_Futurecom_IoT (2).jpg

Por isso, nosso principal objetivo é continuar oferecendo conectividade, inovação e estabelecendo parcerias estratégicas. Estamos profundamente comprometidos em influenciar o futuro da conectividade e da IoT no Brasil. À medida que seguimos em nossa jornada, confiamos que desempenharemos um papel decisivo na construção de um futuro mais conectado e eficaz para todos. Através da colaboração e da cooperação contínua, enxergamos um horizonte verdadeiramente transformador à nossa frente.

*Por Janilson Bezerra Júnior – diretor de Novos Produtos da American Tower no Brasil.