Fundada em 2009 em Shenzhen, na China, por um grupo de engenheiros focados em oferecer soluções de alta qualidade para o setor de telecomunicação, a C-Data conta atualmente com cinco filiais em diferentes cidades chinesas.

Com uma nova fábrica situada em Shanwei com capacidade de produção de até um milhão de unidades, a companhia conta ainda com um centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) focado em software e hardware em Wuhan, assim como outra fábrica de ponta em sua sede principal localizada na cidade de Shenzhen.

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Com soluções de ponta em OLTs (Optical Line Terminals), ONTs (Optical Network Terminals), roteadores, HFCs, switch e private cloud, a empresa foca principalmente no desenvolvimento e solução de redes FTTx.

Para entendermos mais dos avanços e projeções da C-Data para o Brasil e a América Latina, conversamos com Sérgio Barros Cabral da Silva, Senior Sales Executive da empresa. Confira mais do que a C-Data tem preparado para o segmento neste artigo!

Perfil: conheça Sérgio Barros Cabral de Silva e sua atuação na C-Data

Com atuação na área de telecomunicações desde 1994, Silva tem especialização na área e MBA em Gestão Empresarial. O executivo já atuou em companhias como a Telefônica, assim como em fabricantes de produtos de redes de telecom como NEC, Huawei e Fiberhome, além de ter trabalhado em diversas empresas de consultoria para Telecom.

Silva também já exerceu funções em áreas variadas do segmento como pós-venda, implantação de projetos, gerenciamento de projetos, pré-venda, desenvolvimento de negócios e vendas, com profundo conhecimento técnico e prático no setor.

Atualmente, o especialista representa a C-Data com o objetivo de otimizar os negócios com os parceiros provedores de internet (ISP) e distribuidores, bem como na missão de abrir novas fronteiras para novos clientes e operadoras de telecomunicações.

Entrevista com o Senior Sales Executive da C-Data: atuação e prognósticos

Em entrevista ao Futurecom Digital, Silva falou um pouco sobre o atual posicionamento da empresa chinesa e suas previsões para o mercado de telecomunicações em nosso país e continente. Veja o papo na íntegra abaixo!

Pode nos contar mais sobre a história da C-Data e seu posicionamento e objetivos atuais?

Desde a sua fundação, a C-Data posiciona-se como fabricante profissional de produtos de rede de acesso no mercado internacional, tendo como objetivos fornecer a melhor solução e os produtos com bom custo-benefício para os nossos clientes.

Atuamos também em projetos de smart city, oferecendo a solução e os produtos necessários. Um marco histórico da C-Data é que a empresa abriu a primeira linha de SMT em 2016, e no mesmo ano atingiu o crescimento significativo no mercado internacional.

Esta linha permitiu um significativo aumento da produção, gerando uma grande expansão nos negócios de ODM/OEM. Considerando o sucesso de nossos produtos, lançamos nossa iniciativa de private cloud em 2020, atualmente em desenvolvimento. Acreditamos que a combinação de ONT e private cloud será um excelente negócio em curto prazo.

Qual é o atual marketshare e principais locais de atuação da C-Data hoje?

A C-Data atua no segmento de telecomunicação não só na China. De fato, o mercado global ocupa hoje 75% das vendas totais. Como exemplo, na Ucrânia ocupamos 60% do mercado de provedor de internet PPP e 10% para grandes operadoras. Na Índia, estamos vendendo 100 mil unidades de produtos de GPON, sobretudo de ONT.

Em Bangladesh, quase 45% dos produtos GPON são originários da C-Data. E, nos países do Oriente Médio, também registramos vendas de cerca de 100 mil unidades. A América Latina é nosso mercado mais importante e estratégico, onde atuamos há mais de 8 anos, sendo o Brasil o primeiro mercado de entrada da C-Data na região.”

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Quais são os principais objetivos da empresa para sua atuação na América Latina, em especial no Brasil?

Os principais targets da C-Data são os provedores e operadoras de internet. Desde 2022 temos investido ainda mais no mercado brasileiro, tanto em melhoria de produtos na qualidade e no preço, como no fortalecimento para os serviços pós-venda como sempre.

Além disso, estamos trabalhando na busca para que a C-Data seja ‘made in Brazil, tornando o país como ponto central para o fornecimento aos demais países vizinhos da América Latina. Isto evidencia a importância estratégica do mercado brasileiro para nós.

Pode falar um pouco mais sobre as soluções oferecidas pelos produtos da C-Data e suas vantagens no mercado?

“Nossos três produtos mais vendidos no Brasil são ONTs, OLTs e roteadores. Em relação aos ONTs, a primeira vantagem é a de que possuímos a gama mais completa de ONTs, desde os simples de 1 GE até ONT com Wi-Fi 6, chegando ao triple play e ONU+OTT, entre outros. Isso permite que possamos atender diferentes necessidades de mercado e que tais soluções sejam aplicadas em variados cenários de uso.

Uma segunda vantagem é o fato de que, visto que somos um fabricante, fornecemos a também customização, seja no design do produto, seja no software e hardware, o que é um diferencial para quem busca algo adequado às suas necessidades. Também destacamos o custo-benefício das soluções da C-Data, cuja qualidade provém de nosso investimento em P&D, com um aumento anual de 115% aliados a preços competitivos.

Em relação à OLT, a C-Data tem EPON e GPON OLT com diferentes portas PON, e características físicas leves, tamanho pequeno, que facilita a sua instalação e mudança atendendo aos requisitos de salas pequenas. O seu consumo de energia é reduzido, podendo ser aplicada em vários cenários, de residência, rede de empresa, rede de video vigilância, uso de IoT, etc. Contamos, ainda, com um robusto suporte técnico.

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Pode nos contar um pouco sobre como as soluções da C-Data podem auxiliar o consumidor final?

Recentemente, lançamos um roteador com tecnologia de WiFi 6, o que também é usado na ONT, para satisfazer a necessidade cada vez maior de alta velocidade de internet dos consumidores finais, que buscam uma boa internet para assistir filmes em alta qualidade, usufruir de jogos online e utilizar os seus equipamentos de AR e VR.

E, como o 5G é uma tendência indispensável, os CPEs 5G da C-Data estão em desenvolvimento, com lançamentos de qualidade a serem anunciados em breve. Nosso foco segue sendo a customização, baixo preço e garantia de qualidade e suporte.

O que você destacaria como principal ponto forte da C-Data hoje e o que a empresa espera alcançar junto ao público da Futurecom?

Como mencionei, temos como diferencial principal a customização, o custo-benefício e suporte técnico 24 horas por dia nos sete dias da semana.

Buscamos não só apresentar ao público da Futurecom nossos produtos e a cultura de nossa empresa, mas também demonstrar nossos conhecimentos técnicos históricos no mercado de telecomunicações, destacando assim o funcionamento destes equipamentos e nosso processo de desenvolvimento de produtos e tecnologia.

Qual a expectativa da empresa para o Brasil neste momento de importantes avanços como a chegada do 5G, o avanço do IoT, entre outros?

“Queremos atuar junto ao Futurecom para uma penetração incisiva no setor, o que ao mesmo tempo nos permitirá conhecer melhor o público, entendendo as necessidades dos clientes e as principais tendências de mercado.

Lançaremos em breve nosso private cloud que poderá se conectar com a ONU, seguido pela nossa nova solução de IoT para os consumidores finais. Esperamos que assim a C-Data possa oferecer uma maior contribuição para o mercado brasileiro, impulsionando as telecomunicações do país e do continente em busca de maior eficiência em conectividade.”

Se você quer saber mais sobre os produtos e serviços da C-Data, acesse o site da empresa e confira as novidades que a companhia tem desenvolvido para a América Latina e o Brasil!