Fundada em 2009 em Shenzhen, na China, por um grupo de engenheiros focados em oferecer soluções de alta qualidade para o setor de telecomunicação, a C-Data conta atualmente com cinco filiais em diferentes cidades chinesas.
Com uma nova fábrica situada em Shanwei com capacidade de produção de até um milhão de unidades, a companhia conta ainda com um centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) focado em software e hardware em Wuhan, assim como outra fábrica de ponta em sua sede principal localizada na cidade de Shenzhen.
Com soluções de ponta em OLTs (Optical Line Terminals), ONTs (Optical Network Terminals), roteadores, HFCs, switch e private cloud, a empresa foca principalmente no desenvolvimento e solução de redes FTTx.
Para entendermos mais dos avanços e projeções da C-Data para o Brasil e a América Latina, conversamos com Sérgio Barros Cabral da Silva, Senior Sales Executive da empresa. Confira mais do que a C-Data tem preparado para o segmento neste artigo!
Perfil: conheça Sérgio Barros Cabral de Silva e sua atuação na C-Data
Com atuação na área de telecomunicações desde 1994, Silva tem especialização na área e MBA em Gestão Empresarial. O executivo já atuou em companhias como a Telefônica, assim como em fabricantes de produtos de redes de telecom como NEC, Huawei e Fiberhome, além de ter trabalhado em diversas empresas de consultoria para Telecom.
Silva também já exerceu funções em áreas variadas do segmento como pós-venda, implantação de projetos, gerenciamento de projetos, pré-venda, desenvolvimento de negócios e vendas, com profundo conhecimento técnico e prático no setor.
Atualmente, o especialista representa a C-Data com o objetivo de otimizar os negócios com os parceiros provedores de internet (ISP) e distribuidores, bem como na missão de abrir novas fronteiras para novos clientes e operadoras de telecomunicações.
Entrevista com o Senior Sales Executive da C-Data: atuação e prognósticos
Em entrevista ao Futurecom Digital, Silva falou um pouco sobre o atual posicionamento da empresa chinesa e suas previsões para o mercado de telecomunicações em nosso país e continente. Veja o papo na íntegra abaixo!
Pode nos contar mais sobre a história da C-Data e seu posicionamento e objetivos atuais?
“Desde a sua fundação, a C-Data posiciona-se como fabricante profissional de produtos de rede de acesso no mercado internacional, tendo como objetivos fornecer a melhor solução e os produtos com bom custo-benefício para os nossos clientes.
Atuamos também em projetos de smart city, oferecendo a solução e os produtos necessários. Um marco histórico da C-Data é que a empresa abriu a primeira linha de SMT em 2016, e no mesmo ano atingiu o crescimento significativo no mercado internacional.
Esta linha permitiu um significativo aumento da produção, gerando uma grande expansão nos negócios de ODM/OEM. Considerando o sucesso de nossos produtos, lançamos nossa iniciativa de private cloud em 2020, atualmente em desenvolvimento. Acreditamos que a combinação de ONT e private cloud será um excelente negócio em curto prazo.”
Qual é o atual marketshare e principais locais de atuação da C-Data hoje?
“A C-Data atua no segmento de telecomunicação não só na China. De fato, o mercado global ocupa hoje 75% das vendas totais. Como exemplo, na Ucrânia ocupamos 60% do mercado de provedor de internet PPP e 10% para grandes operadoras. Na Índia, estamos vendendo 100 mil unidades de produtos de GPON, sobretudo de ONT.
Em Bangladesh, quase 45% dos produtos GPON são originários da C-Data. E, nos países do Oriente Médio, também registramos vendas de cerca de 100 mil unidades. A América Latina é nosso mercado mais importante e estratégico, onde atuamos há mais de 8 anos, sendo o Brasil o primeiro mercado de entrada da C-Data na região.”
Quais são os principais objetivos da empresa para sua atuação na América Latina, em especial no Brasil?
Os principais targets da C-Data são os provedores e operadoras de internet. Desde 2022 temos investido ainda mais no mercado brasileiro, tanto em melhoria de produtos na qualidade e no preço, como no fortalecimento para os serviços pós-venda como sempre.
Além disso, estamos trabalhando na busca para que a C-Data seja ‘made in Brazil’, tornando o país como ponto central para o fornecimento aos demais países vizinhos da América Latina. Isto evidencia a importância estratégica do mercado brasileiro para nós.
Pode falar um pouco mais sobre as soluções oferecidas pelos produtos da C-Data e suas vantagens no mercado?
“Nossos três produtos mais vendidos no Brasil são ONTs, OLTs e roteadores. Em relação aos ONTs, a primeira vantagem é a de que possuímos a gama mais completa de ONTs, desde os simples de 1 GE até ONT com Wi-Fi 6, chegando ao triple play e ONU+OTT, entre outros. Isso permite que possamos atender diferentes necessidades de mercado e que tais soluções sejam aplicadas em variados cenários de uso.
Uma segunda vantagem é o fato de que, visto que somos um fabricante, fornecemos a também customização, seja no design do produto, seja no software e hardware, o que é um diferencial para quem busca algo adequado às suas necessidades. Também destacamos o custo-benefício das soluções da C-Data, cuja qualidade provém de nosso investimento em P&D, com um aumento anual de 115% aliados a preços competitivos.
Em relação à OLT, a C-Data tem EPON e GPON OLT com diferentes portas PON, e características físicas leves, tamanho pequeno, que facilita a sua instalação e mudança atendendo aos requisitos de salas pequenas. O seu consumo de energia é reduzido, podendo ser aplicada em vários cenários, de residência, rede de empresa, rede de video vigilância, uso de IoT, etc. Contamos, ainda, com um robusto suporte técnico.
Pode nos contar um pouco sobre como as soluções da C-Data podem auxiliar o consumidor final?
Recentemente, lançamos um roteador com tecnologia de WiFi 6, o que também é usado na ONT, para satisfazer a necessidade cada vez maior de alta velocidade de internet dos consumidores finais, que buscam uma boa internet para assistir filmes em alta qualidade, usufruir de jogos online e utilizar os seus equipamentos de AR e VR.
E, como o 5G é uma tendência indispensável, os CPEs 5G da C-Data estão em desenvolvimento, com lançamentos de qualidade a serem anunciados em breve. Nosso foco segue sendo a customização, baixo preço e garantia de qualidade e suporte.”
O que você destacaria como principal ponto forte da C-Data hoje e o que a empresa espera alcançar junto ao público da Futurecom?
“Como mencionei, temos como diferencial principal a customização, o custo-benefício e suporte técnico 24 horas por dia nos sete dias da semana.
Buscamos não só apresentar ao público da Futurecom nossos produtos e a cultura de nossa empresa, mas também demonstrar nossos conhecimentos técnicos históricos no mercado de telecomunicações, destacando assim o funcionamento destes equipamentos e nosso processo de desenvolvimento de produtos e tecnologia.”
Qual a expectativa da empresa para o Brasil neste momento de importantes avanços como a chegada do 5G, o avanço do IoT, entre outros?
“Queremos atuar junto ao Futurecom para uma penetração incisiva no setor, o que ao mesmo tempo nos permitirá conhecer melhor o público, entendendo as necessidades dos clientes e as principais tendências de mercado.
Lançaremos em breve nosso private cloud que poderá se conectar com a ONU, seguido pela nossa nova solução de IoT para os consumidores finais. Esperamos que assim a C-Data possa oferecer uma maior contribuição para o mercado brasileiro, impulsionando as telecomunicações do país e do continente em busca de maior eficiência em conectividade.”
Se você quer saber mais sobre os produtos e serviços da C-Data, acesse o site da empresa e confira as novidades que a companhia tem desenvolvido para a América Latina e o Brasil!