A Informa Markets, realizadora do Futurecom 2023 – maior plataforma de inovação, conectividade e transformação digital da América Latina, e a MCIO Brasil, associação sem fins lucrativos formada por quase 300 executivas atuantes no segmento de tecnologia, firmaram uma parceria para levar à edição de 2023 da feira mais inclusão e diversidade. O espaço batizado de ‘Mulheres Conectadas’ tem o objetivo de promover discussões voltadas para a inclusão, o desenvolvimento e a transição de carreira de mulheres para a área de tecnologia.
O evento, que neste ano tem como tema central “Connecting the Interactions – a era da interação de dados, pessoas e negócios conectados”, será realizado de 3 a 5 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo. O público esperado é de mais de 30 mil pessoas, que terão a oportunidade de se relacionar com mais de 250 empresas expositoras.
Para Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, a ideia de trazer uma associação que promove o apoio, a inclusão e ser mais um passo à equidade de gênero. “É com muita satisfação que recebemos a MCIO Brasil pela primeira vez no Futurecom. Tão importante quanto oferecer novas oportunidades é criar essa necessidade de as mulheres falarem sobre inovação e tendências”, afirma o executivo.
“Com o propósito de aumentar a representatividade feminina no mercado de tecnologia, não só pelo Brasil, mas também pelo mundo, vamos divulgar durante o Futurecom programas de capacitação e mentoria, eventos inspiracionais, vagas para mulheres nas empresas, além da nossa instituição, que está aberta a novas voluntárias associadas”, informa Ione Coco, presidente da MCIO Brasil.
MCIO Brasil
A associação teve início no Brasil em 2003 com apenas 13 participantes. Hoje, a MCIO está presente em 12 estados e em 7 países, e conta com 15 parceiros que apoiam os programas de mentoria e capacitação e contratação de mulheres. Em 2022 foram impactadas 1.100 mulheres. Já neste ano somam mais de 2,5 mil mulheres – só no primeiro semestre.
Na busca de equidade de gênero, as voluntárias se aproximam de headhunters no auxílio a candidatas capacitadas para vagas na área de tecnologia, na busca de igualdade salarial e na transição de carreiras de executivas que queiram voltar ao mercado de trabalho ou que resolveram mudar de área.
Congresso Futurecom
Durante o evento, o congresso reunirá cerca de 800 palestrantes. Serão mais de 200 horas de conteúdo para fomentar debates profundos sobre os impactos da tecnologia, inovação e principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre telcos, empresas de tecnologia e as diversas verticais, como: indústria, agro, meios de pagamentos e bancos, saúde, educação, entre outros.
O congresso terá três trilhas: Future Congress, Future Payment e Future Gov. A primeira contará com as maiores autoridades em TIC em três palcos. Entre os temas levados ao público estão arquiteturas e sistemas 5G e 6G, redes óticas e cabos submarinos, cibersegurança, blockchain, token, inteligência artificial, machine learning, deep learning, redes neurais e muitos outros.
A trilha Future Payment trará discussões centradas na transformação provocada pelas novas tecnologias transacionais, de segurança e de identificação. Não faltarão debates em torno de cross-border payments, open & digital banking, e-wallets, pré-pagos, contactless payment, gateways de pagamentos e plataformas, deep learning, redes neurais.
Já na trilha de Future Gov, estarão as maiores referências brasileiras e internacionais em painéis que demonstrarão como atender às demandas tecnológicas da Administração Pública e Judiciário brasileiros. Entre os temas, conectividade nos governos e serviços públicos, infraestrutura de redes, AIoT, IoT, RPA e missão crítica, biometria, identificação digital, data science & big data, smart cities, metaverso e cybersecurity.
A plataforma Futurecom tem o objetivo de integrar toda comunidade das TICs e fomentar o desenvolvimento socioeconômico. Ao acessar a plataforma, o visitante encontra conteúdo rico nos links Canal Digital, Futurecom Xperience e Minutos Corporativos, que trazem casos de sucesso, entrevistas, podcasts e opinião de especialistas de vários setores da economia.