A transformação digital da indústria vai se beneficiar da chegada do 5G no Brasil. A expectativa é que a tecnologia de quinta geração amplie a conectividade e permita o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis e automatizadas. Esta pauta estará em discussão durante o Futurecom 2022, que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 18 e 20 de outubro.
Conteúdo de indústria no Futurecom 2022
Arena Future Talks
Durante o segundo dia do evento (19/10), a Arena Future Talks terá uma programação especial das principais mudanças necessárias e as relações entre Telecomunicações e TI para solucionar questões atuais e avançar na construção do futuro, com ecossistemas mais complexos e maior eficiência na indústria.
- 10h30 às 11h20: Redes Privadas 4G/5G: A democratização de redes para empresas (Palestrante: Milton Malva – Sales Engineer da iBwave);
- 14h às 14h30: Jornada para Nuvem: Uma abordagem multicloud (Palestrante: Carlos Eduardo Teixeira Maia – Head of Professional Services da Tivit);
- 14h30 às 15h: Metaverso Industrial: O Futuro da tomada de decisão na gestão de ativos (Palestrantes: Thiago Bajur – CEO da Arkmeds, e Fernando Venturoso da Navistar).
Arena 4 Corp powered by Google Cloud
Também aproveite os palcos dedicados a palestras e estudos de caso voltados para a inovação e últimas tendências em conectividade, transformação digital e TI.
– Palco Telco Transformation
- 15h às 15h30: Um mundo inteligente e conectado: uma previsão do mundo da tecnologia em 2030 e suas oportunidades (Palestrante: Juelinton Silveira – Diretor de Vendas e Produtos da Fiber X).
– Palco IT Transformation
- 10h30 às 11h: Os desafios e expectativas na formação de novos profissionais na área de TICs (Palestrante: Gustavo Moreira Calixto – Coordenador de curso do SENAC);
- 15h às 15h30: Como os digital twins aceleram as implantações de projetos baseados em inteligência artificial para um novo mundo com 5G (Palestrantes: NTT Data).
Arena Future Tech
- 15h às 15h30: Computação quântica (Palestrantes: Walmoli Gerber – Brasilrad/ACATE);
- 16h às 16h30: Como Startups lidam com novas tecnologias e ESG (Palestrante: André Palma – ASEL-tech).
* Palestras abertas para visitantes.
Future Congress
- 9h às 10h30: Hiperautomação “quântica”: terra de oportunidades ou confusão?
Como a computação quântica pode alavancar a hiperautomação das empresas e quais são os desafios e oportunidades nesta jornada? Além disso, quais são as padronizações técnicas necessárias, as reais demandas de rede e as tecnologias que comporão o futuro da automação dos processos empresariais?
- 13h30 às 15h00: Nem tudo é 5G: a conectividade certa a semana certa – a maturidade do IoT chegou?
O 5G é considerado a bala de prata da conectividade. Desde que começou-se a discutir a liberação do espectro, a tecnologia é a promessa de resolução para os mais variados problemas de negócios. Mas há outras tecnologias – como 3G, 4G, fibra óptica – que podem resolver problemas de conectividade atuais, sem necessidade de altos investimentos ou de espera pela chegada de determinada tecnologia. Neste debate, especialistas desmistificam o 5G e explicam a tecnologia de conexão certa para cada necessidade de negócio
- 15h15 às 16h: Data Fabric e Control Tower: um conceito 4.0 para a eficiência produtiva?
A transformação digital trouxe junto a automação e um volume gigantesco de dados. O Data Fabric promete aumentar consideravelmente a eficiência e a capacidade de gerenciamento de dados, uma arquitetura robusta capaz de criar padrões nas práticas de gerenciamento de dados que são armazenados na nuvem em dispositivos de borda ou on-premise em um ambiente multi-cloud. Esse painel visa abordar os ganhos e dificuldades de implementação da solução.
* Debates disponíveis para congressistas.
Soluções dos expositores Futurecom 2022 para a indústria
A Embratel terá diversas demonstrações com o 5G da Claro, na área industrial, mostrará um robô inteligente capaz de realizar atividades de logística e será usado com tecnologia 5G para a modernização de fábricas. No estande, ainda apresentará uma estação de coleta de dados conectada com tecnologia 5G para monitoramento de ambientes críticos da indústria pesada, além de robô de tele inspeção.
O SENAI-SP e a Nokia estão com uma unidade móvel em parceria onde são disponibilizadas uma série de demonstrações de aplicações voltadas para a indústria como IoT, metaverso, realidade mista, internet tátil, uso de simuladores e um veículo móvel autônomo baseado na conexão 5G.
Às 17h30 também acontecerá no stand da Nokia uma solenidade para a assinatura do contrato da renovação do convênio entre as organizações, que prevê a instalação de um novo laboratório 5G no Senai Vila Mariana em 2023, em expansão da instalação já existente na unidade do Senac de São Caetano.
A DPR apresenta em seu stand quatro topologias e o lançamento exclusivo da nova OLT Nokia, com demonstração de conexão de rede ativa no poste e soluções de conectividade exclusivas para a indústria.
Já a Huawei trouxe ao evento seu 5G Truck, onde apresenta casos de uso diversos da conectividade para diversos setores, incluindo a indústria. Por lá é possível conhecer soluções especiais de conectividade para o segmento.
A AWS também realiza ações especiais voltadas para a indústria, como palestras sobre Data Journey e Cultura da Segurança que ocorrerão no stand da empresa às 15h e às 16h.
Compre já o seu ingresso para o Futurecom 2022 e não perca as novidades do setor!