Maior provedora de infraestrutura tecnológica financeira do Brasil, com mais de 1600 clientes, a Núclea tem como foco construir conexões que geram valor para seus clientes, usuários do sistema financeiro e toda a sociedade.
Antes conhecida CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), a empresa participou da criação de funcionalidades como TED, DOC, boletos e outros avanços para a economia do País, tendo passado por uma desmutualização em 2022.
Entre seus serviços, a companhia oferece soluções antifraude (análises preditivas e preventivas, pós-fraude e resoluções) e de data analytics & insights (scores, indicadores e triggers para ciclo de crédito e inteligência de mercado), registro de recebíveis de cartões, duplicatas e ativos financeiros, além de outras soluções financeiras.
A Núclea é responsável por 100% da liquidação de boletos e 90% da liquidação de cartões de débito e crédito no Brasil, contando ainda com serviços de portabilidade de crédito, portabilidade de conta-salário, cadastro positivo, cessão de crédito, crédito consignado, entre outros.
Participante do Futurecom 2023, a Núclea falou mais de suas atividades conosco através de uma entrevista concedida por Christian Vincent, diretor comercial da companhia com mais de 20 anos de atuação no segmento financeiro e de dados.
Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ e Mestre em Administração pela PUC, Vincent possui cursos de extensão em Business na Kellogg School of Management e na FGV, tendo passado por outras importantes instituições como Fininvest, Itaú, Cetelem, Bin, Tribanco, IZIO e Neurotech.
Confira a conversa completa com o especialista a seguir!
Pode nos falar um pouco mais sobre o histórico da Núclea e a sua atuação de mais de 20 anos no mercado?
Christian Vincent: “Somos a maior provedora de infraestrutura e tecnologia para operações financeiras do Brasil. A Núclea processa mais de 30 bilhões de transações por ano, o que representa mais de 19 trilhões de reais (quase duas vezes o PIB do Brasil).
A Núclea faz a conexão entre todas as instituições financeiras e o órgão regulador apoiando o bom funcionamento da economia nacional. São mais de 1600 clientes, praticamente todo o mercado financeiro, impactando a vida de milhões de brasileiros.
Nascemos como CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), uma instituição sem fins lucrativos, nos anos 2000, com objetivo de criar uma estrutura tecnológica interbancária para o sistema financeiro.
Evoluímos nosso portfólio de serviços para abrir novas frentes como Inteligência de Mercado e Antifraude. Agora, como Núclea, fazemos parte do Projeto Piloto do Real Digital.”
Como a Núclea tem atuado para oferecer soluções mais assertivas em serviços de combate às fraudes financeiras?
Christian Vincent: “Oferecemos uma solução antifraude para contestações de valores para meios de pagamento que conecta e integra as instituições.
Essa funcionalidade padroniza, facilita e agiliza as tratativas de fraudes, golpes e até mesmo erros operacionais com o objetivo de recuperar os valores ao mesmo tempo que é um repositório centralizado de marcações para registro e consulta de dados de fraudes.
A plataforma funciona por meio de APIs ou plataforma web com precisão, eficiência e segurança, além da atuação em prevenção e detecção de novos casos. O ticket médio de recuperação de valores por meio do nosso Detectaflow é de R$ 19 mil, com uma taxa de sucesso de 32%. São mais de 12 instituições financeiras já integradas. Trata-se de uma solução ‘viva’, com estudo contínuo atendendo às necessidades do mercado.”
Como as empresas do setor de telecomunicações podem se beneficiar dessas soluções oferecidas pela Núclea?
Christian Vincent: “A Núclea transforma dados em conhecimento estratégico para aprimorar a tomada de decisão e o desempenho geral dos negócios. Otimizamos a avaliação de riscos, identificação de oportunidades de negócio e levantamento de insights de BI através de Scores, Indicadores e Gatilhos.
Ajudamos a identificar oportunidades promissoras para direcionar esforços de expansão e atuação comercial com soluções voltadas para inteligência de mercado, como o Panorama e Performance que está sendo apresentado aqui na Futurecom.
Com essa nova solução, será possível oferecer melhorias na tomada de decisão estratégica e enriquecimento de análises para inteligência de mercado. Usamos uma base de dados rica e exclusiva para trazer uma visão aprofundada.
Com o Panorama e Performance é possível aprimorar o conhecimento das empresas sobre setores estratégicos e saiba o ranking de sua empresa em relação ao mercado.
Algumas das possibilidades são: quantificar impactos de movimentos da economia do país nos setores; encontrar drivers de demanda e oportunidades de crescimento; realizar previsões por setor ou país; acompanhar movimentações e tendências no tempo; e identificar e gerenciar o risco financeiro por segmentos.”
Quais são os próximos passos da empresa para os anos vindouros, e como a empresa está realizando essa trajetória?
Christian Vincent: “Queremos ser um agente relevante do maior ecossistema de soluções eficientes de infraestrutura em transações digitais e inteligência de dados para empresas do Brasil.
Para isso, a Núclea vai:
- Seguir realizando a conexão segura com o sistema financeiro e simplificação do fluxo de transações, pagamentos e cobrança;
- Trazer ainda mais transparência e unicidade aos ativos financeiros para que possam ser utilizados em operações de crédito como garantia;
- Enriquecer a tomada de decisão para redução de riscos de fraudes e recuperação de valores contestados;
- Aplicar Inteligência de dados para aumentar a oferta de crédito com segurança para os usuários e instituições financeiras, colaborando também com a melhora do spread bancário, com benefício direto para a economia nacional;
- Transformar informação em conhecimento estratégico para identificação de oportunidades para o desempenho geral dos negócios.”
Fale com a equipe da Núclea para saber mais sobre como as tecnologias financeiras da empresa podem ajudar sua empresa!