O uso da inteligência artificial (IA) na indústria tem se mostrado uma tecnologia promissora para impulsionar a eficiência e a produtividade desse setor tão vital para a economia e a sociedade.
Com a capacidade de processar grandes volumes de dados e realizar análises avançadas em tempo real, a IA oferece oportunidades significativas para aprimorar a produção industrial.
Para saber mais, falamos com Stiverson Palma, CEO e sócio-fundador da Certsys, empresa especializada em transformação digital e que atende clientes de diversos setores, incluindo o industrial.
Acompanhe a seguir!
Benefícios da Inteligência Artificial na indústria
De acordo com Palma, um dos principais benefícios da Inteligência Artificial na Indústria é a possibilidade de automação das atividades. Ele explica:
“Com a IA é possível automatizar todos os processos para assegurar um modelo de produção sustentável. Ou seja, o que demandaria um time gigantesco, pode ser resolvido com apenas um profissional dedicado ao gerenciamento de todo o sistema. Assim, outros colaboradores podem se dedicar às áreas estratégicas.”
Ainda na visão do especialista, a IA pode impulsionar a inovação na indústria, ajudando na identificação de oportunidades de mercado, no desenvolvimento de produtos aprimorados e na criação de soluções mais eficientes.
“Podemos usá-la para simular cenários e prever resultados, permitindo que as empresas testem e otimizem seus produtos e processos antes mesmo da produção real”, explica o CEO da Certsys.
Inteligência Artificial na indústria: a transformação precisa ser cultural
Palma acredita que, para que o uso da inteligência artificial na indústria seja eficiente, não basta implementar novas soluções. Ele diz ser necessário realizar uma grande mudança na cultura do negócio.
“Entendo que a mudança de uma indústria ou empresa de qualquer segmento acontece não só pela aplicação de uma nova tecnologia. A transformação digital ocorre aliada a uma transformação cultural, com a utilização de um melhor recurso tecnológico apoiando estratégias e inovações humanas”, observa.
Ele complementa: “Ao pensar em melhorar a produção com IA, primeiro é essencial ter bem definido os pilares humanos da organização, ou seja, como impulsionar estratégias dos colaboradores utilizando a IA como meio para o resultado”.
O cenário brasileiro na produção industrial com IA
Questionamos Palma sobre como está o cenário na produção industrial com IA no Brasil, e o CEO da Certsys se mostrou bastante otimista.
“Me anima saber que há um Projeto de Lei sobre o assunto no Brasil. Inclusive, segundo um estudo realizado pela Cognitive, com suporte da McKinsey & Company, em média, as indústrias do mercado de manufatura brasileiro têm 30% de capacidade produtiva desconhecida”, reflete.
Ele acrescenta: “Como resultado disso, elas deixaram de lucrar R$ 500 bilhões em 2022. Esse é um espaço potencial para o uso da IA na busca dessa produtividade.”
Principais desafios da implementação da IA na indústria
Sobre os desafios da implementação da IA na indústria, Palma diz acreditar que ainda há uma disparidade entre a adoção de novas tecnologias e o uso delas para executar e escalar uma estratégia.
“Muitas empresas reconhecem a necessidade, mas ainda há bastante dificuldades em mapear os processos corretamente e fazer o uso da tecnologia adequada para aquela situação”, comenta.
Segundo ele, “ainda há uma ideia de que o uso de tecnologia pode estar distante da realidade da empresa, ou de substituição de pessoas.”
Palma destaca, no entanto, que “a adoção dela pode trazer economia de investimentos financeiros, de tempo, de recursos e colocar os colaboradores para atuar em posições mais estratégicas, criativas e alinhadas com os seus objetivos de carreira.”
Vale destacar que, mesmo com suas muitas vantagens, a IA e outras novas tecnologias trazem uma necessidade de um investimento cada vez maior em segurança digital na indústria. Confira mais em nosso artigo sobre o tema