Em março de 2022, a cidade paulista de São José dos Campos foi certificada como a primeira cidade inteligente do Brasil. A certificação foi concedida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com base em três normas internacionais NBR ISO (37120, 37122 e 37123) regulamentadas pelo World Council on City Data, instituição ligada à Organização das Nações Unidas. E a jornada desta conquista esteve em pauta durante o segundo dia do Future GOV, uma das trilhas de conteúdo do congresso do Futurecom 2022. 

Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação. São José dos Campos passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores contidos nas três normas em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis. Cada uma das normas possui ênfase em tópicos essenciais para o bom funcionamento de um município. A norma ISO 37120 refere-se à qualidade de vida e sustentabilidade, a ISO 37122, à tecnologia e outros indicadores para cidades inteligentes. Já a ISO 37123, por sua vez, trata da capacidade de prevenção e ação diante de desastres naturais e à economia da cidade, chamado de resiliência.

Na ocasião, o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Marcelo Nunes da Silva, esteve presente para apresentar os avançados gerados desde que a cidade iniciou sua jornada como uma smart city e também explicou que o processo desta certificação levou 13 meses e demandou mais de 100 reuniões, envolvendo 18 secretarias e prestadores de serviço, oito auditores da ABNT e duas consultorias especializadas. 

Silva explicou que a certificação desenvolvida pela ABNT considera um processo evolutivo por meio da classificação em quatro níveis para cada norma: bronze, prata, ouro e platina, a depender da quantidade de indicadores certificados. Como é um processo evolutivo, as cidades certificadas podem solicitar a avaliação de indicadores adicionais visando a obtenção de um nível superior da certificação. 

Inteligência urbana em números

Atualmente, São José dos Campos possui 1.000 câmeras de monitoramento, que integram o chamado CSI (Centro de Segurança e Inteligência), além de 290 portais eletrônicos com tecnologia OCR. “Realizamos, diariamente, três milhões de leituras de placas e o nosso sistema está interligado, em tempo real, com as forças de segurança”, explicou Silva. Além disso, a cidade conta com 78 mil lâmpadas de LED em 100% da sua área urbana e rural, estrutura que proporciona uma economia de R$ 5,4 milhões por ano.”

Como resultado, conforme Silva apresentou, os indicadores criminais apresentaram forte redução entre 2016 e 2022. Considerando a comparação do primeiro semestre destes períodos, houve queda em quesitos importantes, como homicídios (-58%), furto de veículo (43%), roubo de veículo (74%), roubos (61%) e furtos (11%). 

A inteligente Carmo do Cajuru

Um contrato assinado com uma concessionária de energia para desenvolver um projeto de cidade inteligente rendeu ao município mineiro de Carmo do Cajuru uma premiação por parte das Organizações das Nações Unidas (ONU) em junho deste ano, cujo reconhecimento aconteceu em Barcelona, na Espanha. 

Quem contou a história desta conquista durante o Future GOV foi o prefeito Edson Vilela. Ele explicou que a parceria firmada renovou 100% do parque de iluminação pública do município, o que resultou em um ganho de eficiência energética de 73%. O feito também ajudou a cidade de quase 23 mil habitantes a atender cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. 

“As iniciativas em torno do conceito de cidade inteligente não param por aí. Também temos uma parceria para o tratamento de água, que já nos permite tratar 86% dos efluentes”, explicou o prefeito. “Além disso, estamos investindo em energia fotovoltaica. Já temos cinco usinas em operação, dentre as 12 que serão instaladas. E o nosso sistema de monitoramento por vídeo já permitiu a prisão de seis criminosos”, detalhou Vilela.

Quer conferir tudo o que rolou no Futurecom 2022? Confira todos os temas apresentados neste e em outros painéis do Futurecom 2022 adquirindo seu acesso ao Futurecom Xperience!