A comunicação móvel global entrou na era do 5G, e as redes fixas estão dando esse passo também. O ETSI, Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações, propõe uma abordagem de “fibra para todos os lugares” para o F5G. Enquanto a fibra progride para “os últimos 10 metros” ou até mesmo para “o último metro”, essa abordagem gradualmente se tornará realidade e irá remoldar a produção e a vida das pessoas.

O FTTR (Fiber To The Room) é uma típica aplicação do F5G. No FTTR, as fibras ópticas são implementadas a cada cômodo para uma melhor largura de banda, menor latência e maior confiabilidade, seja em residências ou em cenários comerciais e industriais. No entanto, com o avanço da fibra óptica, também surgem novas necessidades e desafios. Com base nas já rápidas e confiáveis conexões de fibra óptica existentes, as necessidades estéticas e de opções óptico-elétricas híbridas vão gradualmente aparecendo. Muitas empresas de cabos ópticos ou equipamentos estão apresentando uma série de novos cabos ópticos para atender a esses requisitos, incluindo cabos visíveis e cabos híbridos óptico-elétricos.

Artigo_Unikit (7).jpg

Como um tipo de pequeno cabo óptico transparente, após a instalação, invisíveis cabos ópticos se integrarão ao ambiente, não afetando sua aparência original e resolvendo o problema visual de acesso à fibra. E o cabo híbrido óptico-elétrico, que combina a fibra óptica e a transmissão a cobre, poderá atender às necessidades da transmissão do sinal óptico e fornecer energia ao equipamento ao mesmo tempo, solucionando problemas que surgem com dispositivos da era integralmente óptica, como a necessidade de se ter uma fonte de energia próxima, o alto custo de manter diversas fontes de energia ligadas e a imagem nada agradável de um amontoado de cabos. É sensato acreditar que, na era F5G, esse modelo POF (do inglês Power Over Fiber, ou Energia Sobre a Fibra) vai substituir o POE (Power Over Ethernet, ou Energia Sobre a Internet) até um determinado ponto.

Artigo_Unikit (10).jpg

Diferente dos cabos drop que são largamente utilizados no FTTH (Fiber To The Home) e bem adaptados aos conectores ópticos de montagem de campo, esses novos cabos ópticos ou híbridos oferecem atualmente apenas soluções pré-conectorizadas. Encarar os complexos cenários de fiação do assinante, onde deve haver uma alta e confiável performance, com conectores ópticos fáceis de operar na montagem de campo, poderá completar as conexões finais desses novos tipos de cabos ópticos e ópticos-elétricos.

O problema é: quem fará isso?

Saiba mais sobre as soluções de conectividade da Jiangsu Unikit, clique aqui e acesse o site.