A transformação digital e a tecnologia nos últimos anos vêm sendo responsáveis por suprir postos de trabalhos repetitivos e perigosos, e também pela criação de empregos cada vez mais especializados.
Para se ter uma ideia, provavelmente 85% dos empregos que vão existir em 2030 ainda não existem hoje, segundo dados do IFTF.
Realidade aumentada
Uma dessas tecnologias disruptivas é a realidade aumentada, que traz para o mundo real algum conteúdo criado digitalmente.
Realidade aumentada x Realidade Vitural
Ela é diferente da realidade virtual, que recria todo o ambiente virtualmente.
Aplicações da realidade aumentada em empregos remotos
O profissional poderá ver, através de imagens, o ambiente de trabalho à distância, complementado por alguns elementos virtuais, tudo isso por meio de óculos de realidade aumentada.
Manutenção
Vai ser possível, por exemplo, olhar para um motor real de automóvel e ver o interior dele com as válvulas se mexendo e a explosão acontecendo.
Gestão de risco
Outra aplicação interessante e que tem benefício praticamente instantâneo de gestão de riscos de funcionários é na indústria.
Os gestores podem verificar remotamente se os operadores estão utilizando os EPIs adequadamente em condições arriscadas.
Treinamentos e capacitações
A Realidade Aumentada também pode ajudar a otimizar os treinamentos e capacitações de funcionários e ajudar a organizar os processos de manutenção de máquinas industriais e equipamentos.
Realidade aumentada e a indústria 4.0
E estamos falando de aplicações apenas na Indústria 4.0. A realidade aumentada também será utilizada em vários outros setores como:
- Saúde;
- Agricultura Digital;
- Engenharia Civil.
Como se preparar para o futuro da realidade aumentada?
Para atuar nessa área, é extremamente importante ter conhecimentos em sistemas operacionais móveis, em óculos de realidade aumentada e desenvolvimento 3D, por exemplo, além de outras habilidades e conhecimentos.