O mercado brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) vive um momento estratégico de transformação e ampliação de oportunidades.
Nesse contexto, as empresas distribuidoras e as revendas se tornam essenciais. Afinal, elas possibilitam o acesso a tecnologias avançadas para negócios de diferentes tamanhos e setores econômicos.
Uma das empresas de destaque nesse cenário é a WDC Networks, fundada há mais de duas décadas. Vanderlei Rigatieri, CEO da companhia, debateu o assunto durante o Futurecom. 2024.
Acompanhe mais do que ele diz sobre o assunto abaixo!
Início e evolução da WDC
Fundada há 21 anos, a WDC Networks surgiu com o objetivo de preencher lacunas no mercado brasileiro, trazendo soluções tecnológicas ainda inéditas no país, principalmente na área de comunicações.
Conforme explica Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks, a empresa nasceu de uma percepção estratégica:
“Fundamos a WDC há 21 anos porque sentimos que havia uma grande oportunidade de trazer produtos para o Brasil que ainda não tinham distribuição aqui, principalmente do mercado de comunicações”, relembra.
De acordo com o CEO, WDC é uma sigla para Wireless Design Center. O nome vai ao encontro do objetivo principal da organização, que é implementar conexões de comunicação nas empresas.
Diversificação e novos segmentos
Hoje, a WDC atua em diversos segmentos, incluindo infraestrutura de redes ópticas, segurança física e eletrônica, câmeras de vigilância e, mais recentemente, energia solar.
A empresa tornou-se referência ao introduzir tecnologias como câmeras IP no País. Rigatieri relembra: “Quando trouxemos a primeira câmera IP para o Brasil, foi uma loucura. Segurança eletrônica é um mercado impressionante, não tem limite”.
Outra importante área de atuação da WDC é o atendimento a pequenas e médias empresas (PMEs), segmento frequentemente negligenciado pelas grandes companhias. Rigatieri analisa mais sobre o assunto:
“Fico muito preocupado com as pequenas empresas. Ninguém quer atender as pequenas empresas. São 20 milhões de CNPJs no Brasil, imagine o potencial. Temos um canal muito forte, os ISPs. Hoje existem 8 mil provedores no Brasil com 24 milhões de assinantes, mais do que Vivo, Claro, Tim e Oi juntos”, explica.
Modelo as a service como diferencial
Em 2013, a WDC Networks iniciou uma transformação significativa no seu modelo de negócios, adotando o formato “as a service“.
Essa estratégia permitiu que a empresa oferecesse soluções por meio de contratos de aluguel (OPEX), reduzindo a necessidade de investimentos iniciais altos por parte dos clientes.
Ele destaca que a empresa percebeu “que não dava mais para ser só venda de produtos devido à limitação do CAPEX no Brasil, e tomamos a decisão de começar a alugar os produtos”.
“Desde então, tivemos um crescimento significativo, e hoje 40% da nossa receita vem de contratos de locação de equipamentos. Não é simples fazer isso sendo distribuidor”, ressalta o CEO.
Rigatieri ressalta ainda que o modelo as a service atende principalmente o diretor financeiro das empresas, proporcionando uma gestão mais eficiente do capital disponível.
“Eu brinco que vendemos as a service não para o diretor de informática nem para o diretor de compras, mas sim para o diretor financeiro, que compreende as vantagens do modelo e pode focar o capital no negócio principal da empresa”, conta Rigatieri.
Entrada de investidores e IPO
A mudança estratégica atraiu grandes investidores, culminando com a entrada do fundo de private equity do Bradesco como sócio da WDC em 2017. Tal investimento permitiu um crescimento acelerado da empresa.
“Eles entraram como investidores. No dia seguinte à entrada do dinheiro, investi tudo em produtos para alugar. Com isso, dobramos nosso tamanho naquele ano”, diz Rigatieri.
Esse sucesso levou a WDC Networks a abrir capital na bolsa de valores em 2021, consolidando a empresa como referência no modelo as a service no setor de TIC.
Futuro com Design Center e integração
Buscando evoluir ainda mais, a WDC criou internamente o grupo chamado Design Center, em que equipes multidisciplinares trabalham em conjunto, não mais limitadas à especialização em marcas específicas.
“Criamos o grupo Design Center, onde todos participam de todos os projetos para oferecer as melhores soluções ao cliente final. Atendemos diversas verticais através de integradores e provedores de internet, especialmente voltados às pequenas e médias empresas, que precisam muito desse suporte em segurança eletrônica”, conclui Rigatieri.
Com uma visão estratégica clara e focada em inovação, a WDC Networks reforça o seu papel essencial no desenvolvimento do mercado brasileiro de TIC, expandindo horizontes para negócios que buscam competitividade e eficiência.
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