Os avanços da tecnologia são evidentes em praticamente todas as áreas da economia. No campo não é diferente, com as soluções de IoT ganhando cada vez mais espaço nas lavouras.
Conversamos sobre esse tema com a engenheira agrônoma Martha Peixoto. Ela nos apresentou alguns exemplos de aplicações da internet das coisas na agricultura. Acompanhe!
Agricultura inteligente: entenda o que é e quais são os benefícios
As soluções de IoT possibilitam que se desenvolva a chamada agricultura inteligente, que reduz o desperdício e aumenta a produtividade nas lavouras.
Peixoto define a agricultura inteligente como “o tipo de produção agrícola que utiliza as ferramentas tecnológicas para otimizar a produção de alimentos”.
Adotar esse modelo de produção é bastante vantajoso para os produtores rurais, tendo em vista que os investimentos trazem retornos positivos em curto e médio prazo.
Peixoto explica: “As novas tecnologias garantem que se possa fazer um melhor planejamento de solo, o controle de pragas e a irrigação das plantações de modo estratégico. Isso resulta em colheitas mais produtivas, que trazem retorno em pouco tempo para os agricultores”.
A engenheira agrônoma também destaca que a agricultura é um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB brasileiro, estando direta e indiretamente relacionada à produção de empregos. Por isso, investir em recursos de IoT para otimizar os processos traz recursos para toda a sociedade.
Fique por dentro das soluções de conectividade e tecnologias para o agronegócio na Newsletter Futurecom Agro!
4 soluções inovadoras de IoT na agricultura
Pedimos a Peixoto que citasse algumas das principais inovações tecnológicas envolvendo o IoT na agricultura. Confira as soluções apresentadas pela especialista!
1. Robôs inteligentes
Segundo Peixoto, a robótica vem se desenvolvendo muito rapidamente na agricultura, servindo como solução para a escassez de mão de obra nas lavouras.
“Os robôs inteligentes podem ser programados para reconhecer ervas daninhas e eliminá-las. Há também máquinas automáticas para fertilizar a terra e coletar dados do solo”, diz a profissional.
2. Telemetria
Podemos definir a telemetria como uma operação de coleta e compartilhamento remoto de máquinas e veículos, por meio de soluções inteligentes.
“Entre outras coisas, a telemetria torna possível gerenciar a quantidade de combustível gasta pelos tratores e outros veículos, analisar as rotações dos motores etc. Com esses dados, o gestor da propriedade rural pode tomar decisões mais concretas”.
3. Drones agrícolas
Peixoto nos explicou que, na agricultura inteligente, sensores de IoT podem ser acoplados a drones, que sobrevoam as plantações, buscando identificar possíveis pragas e doenças.
“Os dispositivos analisam as folhas das plantações, por exemplo, e analisam se há alguma alteração na coloração. Automaticamente é feita uma comparação com um banco de dados, que analisa se a planta pode estar com alguma doença ou ter sido atacada por alguma praga. Com isso constatado, o agrônomo pode verificar o que está acontecendo e tomar as medidas necessárias”, comenta a especialista.
4. Sensores de irrigação
O uso racional da água no campo é uma das grandes preocupações, quando falamos em sustentabilidade na agricultura. A IoT também pode ajudar nesse processo com sensores de irrigação.
“Os produtores podem usar sistemas inteligentes que verificam as condições do solo e analisam a quantidade de água que deve ser usada para irrigar cada área da propriedade”, explica Peixoto.
Usar os recursos de IoT na agricultura, como você pode perceber, faz toda a diferença nas propriedades rurais. Tais tecnologias tendem a ser ainda mais comuns nos próximos anos, com a popularização do 5G.
LEIA MAIS
- Como o Big Data tem sido usado no campo?
- As tecnologias beneficiadas pelo 5G no agronegócio
- Blockchain no agronegócio: rastreabilidade e confiabilidade
- Tendências de transformação digital e sustentabilidade no campo
- Antenas profissionais para a conectividade do agronegócio
Confira também o white paper "Agronegócio Brasileiro: Todas as possíveis aplicações do IoT". Cadastre-se gratuitamente!
Registre-se para fazer download desse recurso
Registrar-se como membro de Futurecom lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.
Baixar