O termo transformação digital está em alta nos últimos anos, e ganhou ainda mais evidência durante a pandemia da Covid-19. Afinal, as empresas que já operavam digitalmente se saíram melhor na adaptação para essa nova realidade em que vivemos.

Mas, para quem ainda não se transformou digitalmente, o que precisa ser feito? E como realizar esse processo otimizando investimentos?

Conversamos sobre esse assunto com o Alexandre Velila Garcia, que é especialista na área e CEO do Cel. Lep. Veja, a seguir, as principais considerações que ele compartilhou conosco!

A elaboração de um projeto de transformação digital

Para Garcia, toda transformação digital é, antes de tudo, uma transformação cultural. De tal maneira, para elaborar um processo do tipo, é necessário, antes de tudo, mudar a mentalidade dos gestores.

“O primeiro passo envolve uma mudança de mentalidade dos gestores, que, como lideranças, deverão difundir os valores transformacionais para toda a organização, em relação à abertura para novas tecnologias, digitalização e, inclusive, projetos de inovação aberta e parcerias com outras empresas”, diz o especialista.

Após os gestores adquirirem essa consciência, entra a etapa de planejamento e priorização. De acordo com Garcia, essa etapa envolve a definição de quais áreas serão priorizadas no primeiro momento da transformação digital. Após, devem ser realizados treinamentos com os colaboradores

Finalmente, a última etapa do processo envolve a implementação das novas soluções. “Geralmente, conta-se com o apoio de uma consultoria ou das empresas/startups parcerias, para os projetos de inovação aberta”, destaca Garcia.

Otimizando os investimentos em transformação digital

Apesar da transformação digital ser importante, o período de crise que muitas empresas estão passando alerta para a necessidade de fazer a implementação dos recursos otimizando os investimentos.

Na visão de Garcia, é importante que as empresas entendam que os investimentos em transformação digital não são uma questão opcional ou de mero capricho, mas uma necessidade e um diferencial competitivo no contexto atual do mercado e das mudanças no perfil do consumidor, cada vez mais ávido por inovação.

Porém, o especialista acredita que é possível ter sucesso ao implementar a transformação digital otimizando os investimentos, basta apostar em opções de tecnologia que tenham um custo menos elevado.

Nas palavras de Garcia: “Hoje em dia, há muitas opções de novas tecnologias acessíveis, inclusive, para micro e pequenos negócios. Por isso, a questão da transformação cultural e da abertura para enxergar as oportunidades de se digitalizar é tão importante. E todo este movimento contribui, de modo decisivo, para o retorno nas empresas”.

Pontos que devem ser observados ao elaborar um projeto desse tipo

Ao elaborar um projeto de transformação digital para uma empresa, é relevante que alguns pontos sejam observados. Ter certos entendimentos é necessário para que resultados positivos possam ser colhidos com o processo.

“O principal ponto, na minha visão, é entender os objetivos e ‘dores’ da empresa a serem vencidas com o movimento de transformação digital. Esse primeiro entendimento interno é decisivo na hora que partirmos para observar o mercado e para entender em quais soluções investir ou que parcerias firmar”, opina Garcia.

Garcia também julga ser importante acompanhar as tendências, ler veículos e estudos especializados. Para ele, esse é um bom radar para identificarmos propostas de valor que atendam às  necessidades mercadológicas das organizações.

Uma boa opção para se manter bem informado sobre o assunto é acompanhar sempre as publicações do Futurecom Digital. Que tal continuar se aprofundando sobre esse tema e ler o nosso artigo que propõe a seguinte reflexão: você está preparado para a transformação digital?