Primeiro impacto da transformação digital para o varejo será a melhoria da experiência do consumidor, seguido da redução no tempo de entrega e menor custo do frete, afirmam especialistas. Uma das sugestões para que o varejo retome seu crescimento é adotar ferramentas do e-commerce – fotos do produto, vídeos, descrições detalhadas do produto e recomendações de outros clientes – nas lojas físicas.

A proposta é que o consumidor tenha acesso a um catálogo mais completo de produtos, tornando o espaço físico de vendas em um ambiente mais conectado, com tecnologias embarcadas. E se antes a métrica de faturamento do varejo era o faturamento por metro quadrado, hoje isso mudou e a estratégia de venda parte do cliente.

E para saber o que oferecer a esse novo consumidor é necessário investir em soluções de Big Data e Machine Learning. Entretanto, um dos desafios está em implantar essas tecnologias no varejo físico. Outro desafio – esse mais relativo ao Brasil – refere-se à infraestrutura; enquanto nos Estados Unidos a maioria das entregas das vendas on line chegam no mesmo dia ao cliente, no Brasil esse intervalo pode começar com um intervalo de quatro dias.