A tokenização regulamentada na economia está revolucionando a forma como vemos e negociamos ativos. No centro dessa transformação está a capacidade de representar ativos físicos em formato digital, tornando-os divisíveis e acessíveis. 

De tal maneira, é interessante conhecer os benefícios, os desafios e exemplos dessa inovação. Para isso, reunimos insights valiosos de Luiz Fernando Ribeiro Lopes, gerente de plataformas digitais na TecBan, que falou conosco em entrevista.

Continue acompanhando este artigo e veja como a tokenização está moldando o futuro financeiro!

Benefícios da tokenização na economia

A tokenização na economia oferece uma série de vantagens notáveis que estão redefinindo o cenário financeiro. 

Segundo Lopes: “o processo de tokenização prevê a conversão de um ativo físico ou produto financeiro, como ações, imóveis, debêntures e até obras de arte, em um token digital.”

Segundo ele relata, “cada token representa o ativo ou parte do ativo original e pode ser comprado e vendido como um investimento, democratizando o acesso a esse tipo de investimento.”

Essa democratização do acesso a investimentos é fundamental, pois diversifica e amplia as oportunidades para investidores de todos os tamanhos. 

Lopes também destaca que “isso significa que todas as informações do ativo em questão são registradas no blockchain, tornando as transações mais seguras e transparentes, reduzindo custos e eliminando intermediários desnecessários.”

Além disso, a tokenização é acompanhada de uma regulamentação sólida para garantir a segurança do método. Ele comenta que o processo:

“Traz a segurança jurídica necessária para atrair ainda mais o interesse e investimento de empresas no setor que terão o respaldo para mitigar eventuais riscos no segmento”.

Desafios regulatórios enfrentados pela tokenização

Os desafios regulatórios enfrentados na tokenização são de suma importância, pois essa inovação impacta diretamente o sistema financeiro global. 

Conforme observado por Lopes: “Diversos fatores levaram os bancos centrais de todo o mundo a empreender estudos sobre as moedas digitais”. 

Entre esses fatores, o surgimento das criptomoedas, stablecoins e plataformas de finanças descentralizadas representam um cenário de rápida evolução e potencialmente disruptivo.

Lopes destaca que essa revolução financeira poderia afetar a estabilidade econômica das nações, o que levou os bancos centrais, incluindo o Banco Central do Brasil, a considerar a emissão de suas próprias moedas digitais

No entanto, a regulação desse processo é complexa, pois envolve mapear todos os possíveis impactos, como detalha o especialista da TecBan.

“Esse formato convida diferentes empresas e profissionais a construí-lo a partir da soma de seus diferentes pontos de vista e experiência de mercado, enriquecendo o seu desenvolvimento e contribuindo para que na ponta seja entregue um produto funcional e que contribua para a inclusão financeira no país”, afirma.

Exemplos de tokenização regulamentada na economia

A tokenização regulamentada na economia oferece uma gama de exemplos práticos que demonstram seu impacto transformador. 

No entendimento de Lopes, a tokenização possibilita que investidores individuais adquiram ativos de empresas e startups, democratizando o acesso a oportunidades que antes estavam restritas a grandes gestores. Isso beneficia os investidores e ajuda as empresas a acessar recursos de forma mais eficiente.

Além disso, a tokenização é aplicada com sucesso em setores como o imobiliário. Isso implica na representação digital de propriedades, simplificando a burocracia e tornando o processo de compra e venda mais transparente. 

Também, de acordo com Lopes: “Os tokens de imóveis podem ser usados como garantia para outras operações financeiras, ampliando suas utilidades”.

Outro exemplo é a aquisição de tokens como investimento, com a perspectiva de lucro futuro a partir da revenda. Esses exemplos ilustram como a tokenização está revolucionando diferentes setores da economia, proporcionando benefícios tanto para investidores individuais quanto para empresas. 

Tudo isso ao mesmo tempo em que simplifica processos e torna o mercado mais acessível e eficiente.

LEIA MAIS: