A logística de mineração é uma engrenagem fundamental para o funcionamento do setor industrial, sendo responsável por garantir que o minério, matéria-prima essencial, chegue às fábricas que produzem uma vasta gama de produtos. 

Apesar de sua importância, o setor enfrenta desafios significativos que impactam diretamente a eficiência e a segurança das operações. Entre os principais obstáculos estão a escassez de mão de obra qualificada, investimentos insuficientes em tecnologia e medidas de segurança.

Para compreender mais sobre desafios, tendências e investimentos nesse mercado, conversamos com alguns representantes de empresas da área. Veja, a seguir!

Desafios e oportunidades na logística de mineração: a visão do Grupo Sada

“O desafio logístico desse mercado é o tipo de equipamento”, explica Murillo Sperandio, do grupo Sada. Segundo ele, os equipamentos necessários para a movimentação de minério são altamente específicos e robustos. 

“É equipamento específico, é uma carga extremamente pesada, precisa de caminhão de uso severo, motoristas com grande capacidade de conhecimento, porque tem risco de acidente muito grande”, detalha.

Sperandio esclarece que os caminhões precisam transitar em condições adversas, como estradas de terra e áreas serranas, o que eleva o risco de acidentes e torna as jornadas de trabalho extenuantes. 

“Você entra dentro da mina, você entra na parte de estrada de chão de terra, é risco de acidente, é uma jornada bem extenuante, porque são áreas de serra, então são muitas curvas”, relata.

Além dos desafios operacionais, o executivo aponta também o alto custo dos investimentos necessários: “Uma segunda dificuldade é a questão do custo do equipamento, o custo de investimento é muito alto. O conjunto para puxar minérios hoje não sai por menos de um milhão de reais”, afirma.

Quando questionado sobre a inserção de tecnologia neste cenário, Sperandio enfatiza a importância da telemetria e das capacidades analíticas avançadas para gerenciar os riscos e melhorar a eficiência. 

“Investimento de tecnologia na questão do transporte de minério é telemetria. Os equipamentos cada vez têm mais tecnologias, os caminhões, etc. Então a gente precisa ter um motorista capacitado para operar essa tecnologia e back office, área de apoio capacitada a entender, trabalhar com esse big data, que vem uma massa de dados muito grande”, explica.

Desafios do transporte de equipamentos na mineração, segundo a JWM Soluções Logísticas

“A JWM atende o mercado de mineração para grandes companhias através de nossos clientes, transportando grandes peças, transportando material químico, transportando materiais sensíveis”, explica Fábio Lima, gerente de negócios da Companhia. Ele detalha que os materiais transportados incluem desde correias transportadoras até pontes rolantes e unidades tratoras, essenciais para o funcionamento contínuo das mineradoras.

Quando questionado sobre o escopo de atuação da JWM, Lima esclarece que o foco da empresa está no transporte dos equipamentos necessários para a mineração, não no minério em si. “No nosso caso é somente o transporte propriamente dito, mas do equipamento. A gente não transporta o minério em si, a gente transporta o equipamento para a mineradora”, afirma.

O gerente de negócios também compartilha os desafios específicos dessa modalidade de transporte. “Geralmente as mineradoras têm os seus horários, as entregas e geralmente os acessos até as mineradoras nem todas são pavimentadas, muitas são com estradas de terra”, diz Lima. Ele enfatiza que o grande desafio é garantir que a carga chegue com segurança ao seu destino, o que exige um conjunto transportador de alta qualidade e uma equipe humana altamente capacitada.

Crescimento e desafios: a perspectiva da Sanwey na logística de mineração

Em um cenário de expansão econômica impulsionado pelo agronegócio e pela mineração, Rafael Doddi, coordenador de vendas da Sanwey, compartilha insights sobre o atual estado do mercado de logística para mineração e os desafios que a empresa enfrenta.

“Olha, está crescendo cada dia mais”, diz Doddi sobre o mercado. Ele destaca a influência dos carros elétricos no crescimento da demanda por minério, que tem experimentado um aumento significativo. “O minério só tende a crescer, porque com a alta desses carros elétricos também, o minério disparou, deu boom muito forte. Então é a tendência para 2024, é ter um aumento do minério em geral, de cerca de 8% a 10%, referente a 2023″, explica.

Quanto aos desafios específicos enfrentados pela logística de mineração, Doddi aponta para as dimensões e a diversidade geográfica do Brasil. “Eu acho que hoje o mercado interno, o Brasil é muito grande, tem regiões muito remotas e a gente tem que se atentar muito à característica de cada região”, menciona, destacando as dificuldades logísticas em áreas como o Amazonas devido à logística fluvial e a umidade.

Para enfrentar esses desafios, a Sanwey está implementando estratégias como a criação de centros de distribuição em locais estratégicos pelo país. “Então a gente está buscando ações, centro de distribuições dentro do país, em regiões estratégicas, para a gente mitigar um pouco desse custo, desse tempo”, revela Doddi.

LEIA MAIS: