Até 2050, estima-se que 70% da população mundial irá morar em áreas urbanas, o que tende a aumentar o congestionamento nos grandes centros. Se nada for feito para minimizar esse impacto, a perda de tempo no trânsito poderá agravar o desgaste econômico a motoristas e empresas, que só nos Estados Unidos representa mais de US$ 100 bilhões.

Dar lugar à tecnologia de localização, diante da inevitável inclinação à construção de novas estradas, é uma solução contemporânea para resolver o problema do gerenciamento de tráfego. Ela permite diagnosticar uma cidade e quebrar seus padrões de mobilidade. Isso porque o tráfego varia não apenas quando ocorre, mas onde e como.

Por meio de um software que produz uma série de exercícios de modelagem complexos é disponibilizada uma variedade de soluções inovadoras e orientadas por dados que correspondem não apenas ao tipo de congestionamento que está ocorrendo, mas também em que setor da cidade está ocorrendo.

Foi assim que a HERE Technology identificou 5 medidas de gerenciamento para aliviar o congestionamento. Cada uma é adaptada a um tipo diferente de setor da cidade:

  • faixas de BRT (trânsito rápido de ônibus) nos centros das cidades;
  • rotatórias fora dos centros das cidades;
  • estacionamentos e passeios nas bordas de uma cidade;
  • pedágio dinâmico nas rampas de saída da rodovia para uma cidade,
  • segregação de faixas com base em veículos para rodovias que levam às cidades.

Usar uma abordagem abrangente que inclua todas as medidas é uma maneira eficaz de harmonizar o tráfego em toda a infraestrutura existente na cidade.

Informações oferecidas pelo software de localização

Dados de localização ajudam os profissionais de planejamento urbano a determinar onde é apropriado construir em uma cidade. Por exemplo, não faria sentido ter um sistema BRT nos arredores da cidade, pois não há densidade suficiente e o congestionamento provavelmente não será causado apenas por uma restrição de espaço. É mais adequado para setores da cidade onde o fluxo de movimento ainda é interno, e não externo.

Isso quer fizer que a infraestrutura das cidades é positivamente afetada, pois os dados são capazes de responder de forma inteligente:

  • Onde construir infraestrutura de transporte público
  • Tipo de congestionamento está ocorrendo e como isso muda ao longo do tempo
  • Quais são os padrões de mobilidade
  • A natureza do congestionamento em tempo real

A solução HERE Traffic, portanto, permite maior coordenação dentro da infraestrutura existente: a base de toda cidade inteligente. Clique aqui e saiba mais sobre gerenciamento de tráfego e congestionamento