Um recente estudo realizado pelo instituto Opinion Box revelou que 67% dos brasileiros com smartphone experimentaram os pagamentos via QR Code em 2021.
A pesquisa também aponta que o QR Code tem sido preferido por pessoas que ainda temem a infecção pela Covid-19, tendo em vista que não exige nenhum tipo de contato com superfícies.
Dada a relevância do tema, conversamos com Pedro Castro, CEO da SnowGo, empresa de gelados que visa facilitar as compras de seus clientes. Acompanhe!
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Perfil: conheça Pedro Castro
Empreendedor nato, Pedro Castro tem experiência em áreas como marketing e administração de empresas.
Em sua trajetória profissional, já passou por empresas como Sekron Alarmes Monitorados, CR Consultoria, Brasil Foods e Gelo Delivery.
Desde 2020 está à frente da SnowGo, empresa cujo objetivo é facilitar, modernizar e tornar ainda mais acessível e rápida a compra do gelo para eventos corporativos, aniversários, comemorações e churrascos.
A SnowGo foi pioneira na implementação de pagamentos via QR Code no mercado de delivery de gelo.
Experiente na área, Castro compartilhou conosco os seus conhecimentos e percepções sobre essa nova metodologia de pagamento.
CEO da SnowGo fala sobre os pagamentos via QR Code
Em um bate-papo com a equipe do Futurecom Digital, Pedro Castro falou sobre os pagamentos via QR Code. Confira mais abaixo!
Como funciona o pagamento via QR Code?
Pedro Castro: O pagamento via QR Code é uma espécie de código de barras. Porém, ele não aparece em barras, mas sim em forma de imagem que armazena as informações referente à compra.
Com esse código o usuário faz o pagamento utilizando o celular e um aplicativo de leitor de QR Code.
Para receber esse tipo de pagamento, o comerciante precisa ter uma maquininha que aceite a modalidade ou um aplicativo que possibilite gerar o código.
Hoje, no mercado existem várias maquininhas de pagamento com essa função, então já é algo bem acessível.
Por sua vez, para o cliente efetuar o pagamento, basta ter acesso a um celular com câmera, apontar para o código, seja esse digital ou impresso, e esperar que ele faça a leitura.
Após o aplicativo escanear o QR Code, as informações de pagamento irão aparecer na tela, basta o cliente confirmar as informações e autorizar o pagamento. O processo é simples, seguro e prático.”
Por que essa tecnologia é tão rápida, eficiente e segura?
Pedro Castro: “Um dos maiores benefícios do pagamento via QR Code é que essa tecnologia trabalha de forma online, com informações criptografadas.
Esse tipo de tecnologia impossibilita o roubo ou compartilhamento das informações contidas no código, isso porque é impossível acessar as informações, pois o código é na verdade uma imagem difícil de decifrar.
Além disso, é uma tecnologia que evita a duplicação da transação, ou seja, o pagamento não corre o risco de ser cobrado duas vezes, pois o código permite apenas uma transação.”
O que antecede o ato do pagamento?
Pedro Castro: “Entendo que nada muda antes do pagamento com QR Code, pois a experiência de compra varia de acordo com cada estabelecimento, seja de forma física, seja de forma virtual.
Contudo, quando falamos de uma compra virtual, o cliente escolhe os produtos, seleciona no carrinho, lança os descontos, se for o caso, e, por fim, escolhe a forma de pagamento. Lembrando que, a opção de QR Code só irá aparecer se o estabelecimento disponibilizar essa modalidade de pagamento, caso contrário não será possível pagar com o código.
Em se tratando de compras em loja física, o cliente faz a compra normalmente e ao chegar no caixa informa que pretende pagar via QR Code.
Assim, o código será exposto no caixa ou exibido na tela de maquininha de pagamento. A esse respeito é importante ressaltar que para essa modalidade de pagamento funcionar é preciso ter saldo no cartão de crédito ou na conta bancária.”
Para os consumidores, quais são os principais benefícios do uso do QR Code?
Pedro Castro: “Uma das principais vantagens para o cliente, além da agilidade no pagamento, é a comodidade e segurança.
Isso ocorre pelo fato de não precisar mais andar com cartões de crédito ou dinheiro, pois o pagamento é feito com o uso do aparelho celular.
Nesse processo, agilidade e segurança caminham juntas, pois quando o aplicativo faz a leitura do código e o cliente confirma o pagamento, o comerciante já recebe na hora.”
E para quem recebe, quais são as vantagens?
Pedro Castro: “As vantagens são para ambas as partes, mas falando do lado do comerciante, uma das principais é a redução de custos, pois as tarifas cobradas por esse meio de pagamento são menores do que, por exemplo, as vendas com cartão de crédito que, em média, costumam ser de 3,6% do valor total da venda, com recebimento após 30 dias.
Já as tarifas de pagamento com QR Code variam de 2% e 1%. Em alguns casos podem até mesmo ser gratuitas.”
Existe algum diferencial e impacto em relação à segurança das transações?
Pedro Castro: “O pagamento via QR Code é muito seguro, pois conta com dados criptografados que apenas o mesmo aplicativo instalado em um aparelho celular pode ler as informações.
É importante destacar que a criptografia de dados é um sistema que inibe a ação de terceiros, ou seja, as informações do código (que são os dados criptografados) só podem ser lidas depois de serem descriptografados, quando o aparelho celular escaneia o código e faz a leitura dos dados.
Esse processo é considerado muito seguro, pois o aparelho celular conta com senha de segurança, como a senha de desbloqueio, além da senha que o usuário pode incluir para acessar o aplicativo. Assim, várias barreiras são criadas antes de acessar os sistemas.”
Quais soluções de pagamento via QR Code têm sido implementadas no Brasil?
Pedro Castro: “No Brasil, existem duas formas de pagamento via QR Code, uma é utilizando as tradicionais maquininhas desde que elas sejam habilitadas para essa modalidade de pagamento.
A outra forma é por aplicativo gerador do código. Para ambas as modalidades é gerado um código para cada compra.”
Os pagamentos via QR Code foram uma grande inovação para o comércio, concorda? Implementar a modalidade já virou uma necessidade para estabelecimentos de todos os tipos.
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