Entre os especialistas em tecnologia, um tema que vem sendo amplamente discutido é a Rede LoRa e suas aplicações complementares ao 5G.

Trata-se de uma tecnologia de radiofrequência que permite a comunicação a longas distâncias com consumo mínimo de energia. O recurso é bastante útil para internet das coisas, monitores remotos, sensores industriais e agrícolas, entre outros tipos de sistemas.

Para saber mais sobre o tema, entrevistamos o engenheiro industrial elétrico Renan Portela Jorge. Ele é coordenador dos cursos de Engenharia da Uninter e tem bastante conhecimento no segmento. Confira a seguir!

O que é a rede LoRa?

Renan Portela Jorge: “A rede LoRa (Long Range)  é um padrão de comunicação sem fio desenvolvido pela empresa Semtech. 

Esse padrão pertence ao grupo Low-Power Wide Area Network (LPWAN), que traduzindo livremente para o português seria dispositivos de baixa potência e grande área de cobertura.”

Quais são as principais vantagens da rede LoRa?

Renan Portela Jorge: “Para falar das vantagens e desvantagens é interessante compará-la com as demais tecnologias sem fio.

O padrão Wi-Fi é ótimo para transmitir dados, mas limitado a poucos metros do seu alcance.

O padrão de rede móvel é ótimo para transmitir dados, possui um alcance maior (unidades de quilômetros dependendo do padrão e da antena). No entanto, consome muita energia.

O padrão bluetooth trabalha no mesmo alcance que o Wi-Fi mas possui menor taxa de transferência de dados. No entanto consome menos!

Sendo assim o LoRa surgiu como uma alternativa para longas distâncias (dezenas de quilômetros até), baixo consumo de energia (na ordem do bluetooth), mas com uma taxa de transferência muito baixa (que varia de 150 bps até 50000 bps, que é bem inferior aos 10 milhões de bits por segundo que se encontra na rede móvel).”

Quais são os pontos críticos da rede LoRa?

Renan Portela Jorge: “O ponto crítico é sua taxa de transferência, que é muito menor que as demais tecnologias sem fio.”

Por isso, a rede LoRa é mais utilizada em áreas menos densamente populadas e ligadas a dispositivos com baixa tranferência de dados espalhados por grandes distâncias.

Quais são as principais aplicações da rede LoRa?

Renan Portela Jorge: “A rede LorA é aplicada normalmente em telemetria de eventos que geram poucos dados, como a medição do nível de água de um rio, a umidade do solo etc. 

Esse tipo de medição não é indicado em situações em que a telemetria precisa de resposta alta e ou quantidade enorme de sensores, como no monitoramento de carros de Fórmula 1.”

Qual é a diferença entre rede LoRa e rede LoRaWAN?

Renan Portela Jorge: “LoRa é um dispositivo físico que recebe e transmite dados. Mas, esse dispositivo só se preocupa com a parte física da transmissão de dados (equivalente ao modem Wi-Fi). 

Assim sendo, como dispositivo físico, não pode fazer muito senão ter um padrão de rede para se comunicar com mais dispositivos de diversos fabricantes. 

De tal forma, é necessário de um padrão com um protocolo o LoRaWAN. O LoRaWAN está para o LoRa como o modem 5G está para os protocolos TCP/IP.  

O LoRaWAN é formado por um consórcio de empresas que visam as melhores práticas de disponibilizar uma rede LoRa para um maior número de dispositivos.”

Como a rede LoRa funciona de forma complementar ao 5G?

Renan Portela Jorge: “A maneira ideal de se trabalhar com essas tecnologias é a seguinte:

  • Utiliza-se uma placa microcontrolada X para ler dados de um sensor;
  • Conecta-se a essa placa um módulo LoRa;
  • Envia-se o dados do sensor por meio do módulo LoRa para chegar no gateway (que também possui módulo LoRa);
  • Esse gateway (normalmente uma placa microcontrolada com mais recursos) processa os dados da placa microcontrolada X e de outras;
  • O gateway então envia todos os dados via rede 5G para um portal;
  • Esse portal é acessado por equipe especializada que saberá como tratar os dados.

Exemplo de uso da rede LoRa para sensores agrícolas

A utilização de sensores LoRa em áreas agrícolas oferece várias vantagens significativas. Esses sensores são de baixo custo e possuem uma longa duração da bateria, o que os torna ideais para a sensorização nesses ambientes.

Além disso, a tecnologia LoRa proporciona uma rede com alcance superior a 10 km, tornando-a especialmente adequada para a implementação em larga escala da Internet das Coisas (IoT), que envolve a conexão em massa de sensores.

Saiba mais sobre sensores agrícolas para a agricultura de precisão!