Como comentei em minhas últimas duas colunas, é impossível pensar em transformação digital sem pensar em conectividade. É um dos principais pilares para a transformação digital, uma vez que permite a adoção de novas tecnologias, “reduz” distâncias geográficas e amplia o poder de escalabilidade e a capacidade do trabalho em equipe.

Dentre essas novas tecnologias, as redes sem fio têm se tornado fundamentais para os temas de mobilidade e conectividade de IoT nas empresas. Por exemplo, as redes privadas 5G permitem que as empresas conectem operações de missão crítica em indústrias, portos e centros de distribuição com controle total. Elas podem determinar exatamente o que é capaz de se conectar à rede e como. É até possível definir políticas de uso sobre o que um dispositivo pode acessar, fornecendo também benefícios de segurança substanciais.

As tecnologias de observabilidade de redes também são essenciais para obter o potencial máximo da infraestrutura de conectividade. Elas viabilizam uma operação mais ágil, com menor risco e aceleram a determinação de problemas, beneficiando o negócio com uma estrada segura e acessível.

A modernização das redes é uma importante jornada em toda o percurso de inovação digital de uma empresa. Abaixo, coloco cinco benefícios deste processo e como podemos aproveitar todo o potencial de conectividade.

Redução de custos

A modernização da rede permite a otimização de custos, substituindo a infraestrutura legada por soluções mais eficientes e econômicas. Isso ajuda as organizações a reduzirem as despesas operacionais, minimizar os custos de manutenção e liberar o orçamento para outras iniciativas de transformação.

Projeto de Modernização

A modernização da rede envolve a adoção de uma arquitetura de rede que incorpore tecnologias avançadas, como rede definida por software (SDN), virtualização e automação para aprimorar o desempenho, a escalabilidade e a agilidade da rede.

Segurança

A modernização da rede prioriza a segurança, implementando medidas robustas para proteção contra crescentes ameaças. Inclui firewalls avançados, sistemas de detecção de intrusão, criptografia e controles de acesso seguro para proteger dados, aplicações e recursos de rede.

Agilidade

A modernização da infraestrutura de rede permite que as organizações obtenham maior agilidade na entrega de serviços e aplicações. Aproveitando tecnologias como SDN e automação, as organizações podem provisionar recursos dinamicamente, otimizar o tráfego de rede e responder rapidamente às demandas de negócios em constante mudança.

Desempenho aprimorado

A modernização melhora o desempenho da rede, reduzindo a latência, além de monitorar e melhorar a experiência do usuário. Ele permite uma transferência de dados mais rápida, menor perda de pacotes e melhores tempos de resposta das aplicações, levando à maior produtividade e satisfação de funcionários e clientes.

Essa jornada extrairá o máximo da rede corporativa, com adoção em etapas que transformarão a rede tradicional em uma rede moderna que acompanha as demandas do negócio, além de trazer melhorias para processos, tecnologia e pessoas. A escolha de um parceiro capacitado nestes serviços pode acelerar esta jornada e torná-la mais assertiva.

* Por Leonidas Lisboa, Líder Técnico de Network & Edge da Kyndryl

LEIA MAIS: