Compreender sobre o conceito de loja do futuro é algo que permeia a mente de empresários do campo varejista tradicional e também do e-commerce.

É fato que o comércio já não é mais o mesmo de alguns anos atrás. A última década trouxe muitas novidades tecnológicas e tudo isso foi impulsionado por conta da pandemia da Covid-19.

Dentro desse contexto, fica o questionamento: o que ainda podemos esperar das lojas do futuro em 2022? Para responder a essa pergunta e conhecer cases de sucesso, o Futurecom Digital foi a campo encontrar especialistas no segmento.

Conversamos com Fellipe Guimarães, fundador e CEO da Codeby, empresa de tecnologia e desenvolvimento e soluções personalizadas para e-commerce, e com Fabiana Wu, gerente de RFID da Avery Dennison, uma das principais organizações mundiais no ramo de tecnologia da etiquetagem. 

Acompanhe mais abaixo!

A loja do futuro já chegou?

Para Fellipe Guimarães, a loja do futuro já chegou e mescla os ambientes físicos e digitais. Por isso, investir em recursos que proporcionem essa flexibilidade é fundamental.

“O atual cenário nos mostra que a digitalização do varejo, em geral, deixou bem claro que é indispensável oferecer experiências de compra que atendam às necessidades dos clientes, derrubando todas as barreiras entre os ambientes online e físico”, opina o CEO da Codeby.

Fabiana Wu tem uma visão parecida e acredita que o consumidor está cada vez mais conectado, inclusive quando está em um estabelecimento físico.

Ela declara: “Com a Internet das Coisas deixando tudo cada vez mais conectado, percebemos que aumenta, a cada dia, a existência de lojas super conectadas, digitais e que proporcionam verdadeiras experiências ao consumidor.” 

“São ambientes que conectam o mundo físico ao digital, trazendo mais informações ao cliente, facilitando a venda e tornando a jornada de compra mais eficiente e divertida”, completa ela.

Novidades que podem ser implementadas na loja do futuro em 2022

Ainda em 2022 é possível implementar novidades sobre as lojas do futuro. Os especialistas ouvidos pelo Futurecom Digital trouxeram cases das empresas que eles representam. Veja mais:

Metaverso

O metaverso é um conceito baseado em realidade aumentada e virtual, que consiste basicamente em utilizar imagens tridimensionais para criar interação entre o mundo físico e virtual.

A nova tecnologia entra no varejo com uma diversidade de aplicações que vão desde a navegação pelos produtos, até a experimentação virtual, entre outras.

Nesse sentido, Guimarães cita uma novidade lançada recentemente pela Codeby: o MetaCommerceXP.

“Trata-se de uma ferramenta em que é possível ter uma demonstração de como seria o ambiente no metaverso integrado à uma plataforma de e-commerce. Essa experiência está acessível no navegador, e também de forma mais profunda com óculos de realidade aumentada”, explica.

Produtos conectados por meio de etiquetas

Você já imaginou entrar em uma loja física e os produtos terem etiquetas que podem ser lidas por um smartphone, direcionando para conteúdos digitais com informações de uso, comentários de usuários, vídeos explicativos etc.? 

Os produtos conectados por meio de etiquetas RFID também é uma novidade que deverá estar cada vez mais presente no comércio varejista.

A Avery Dennison produz esse tipo de produto. De acordo com Wu: “Tudo o que compramos e usamos terá uma identidade digital que permitirá a conexão com a internet – e muito mais.”

Ela prossegue: “Com esse futuro em mente, as soluções de identificação digital e as tecnologias RFID aparecem como soluções abrangentes e progressivas, um conjunto flexível, adaptável e em constante expansão”.

As etiquetas contribuem não apenas para disponibilizar informações para os clientes, mas também para organização interna da loja. Elas facilitam a organização do estoque e a otimização de prateleiras, por exemplo. 

Além dessas tecnologias, é claro que existem muitos outros recursos que podem ser implementados para que você tenha uma loja do futuro. 

Apostar em novos meios de pagamento, análise preditiva para identificar os perfis de clientes, entre outras ações, podem colocar o seu negócio em um novo patamar.

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