Atuando no mercado global desde 1974, a multinacional chinesa Fiberhome conta atualmente com cerca de 40 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa está entre as quatro principais companhias especializadas em soluções ópticas e de banda larga no mundo, e é líder no mercado brasileiro em fornecimento de equipamentos FTTH tanto para operadoras quanto para provedores regionais
A Fiberhome atua no Brasil desde 2012, já tendo comercializado cerca de 8,5 milhões de ONUs no país. Em entrevista ao Futurecom Digital, André Lemos, gerente de produtos da Fiberhome, falou um pouco sobre as expectativas da empresa para seguir crescendo no mercado nacional.
Acompanhe a entrevista completa abaixo e saiba o que a Fiberhome tem preparado para o setor de telecomunicações de nosso país. Boa leitura!
André, obrigado por falar conosco. Para iniciar, pode nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional e sua atuação na Fiberhome?
Eu iniciei minha trajetória no ramo de telecom em 2007, passando por grandes indústrias, Operadoras, e por empresas que atuam com passivos e ativos de rede PON e serviços para ISPs.
Uma das primeiras coisas que aprendi quando entrei nesse ramo foi que a Fiberhome era a maior do Brasil no setor e uma das maiores do mundo. E, desde que entendi isso, vir para a Fiberhome era como um sonho. Esse sonho virou um objetivo, e aqui estou hoje.
Como gerente de produtos, cuido da linha GPON e FTTH, sendo responsável por todo o ciclo de vida de produtos como ONUs, OLTs, roteadores e set top boxes, alinhando a estratégia da matriz com as necessidades dos clientes trazidas pelo nosso time comercial.
A Fiberhome é líder em fornecimento de equipamentos FTTH e soluções de fibra óptica e banda larga. Pode falar um pouco sobre a trajetória da empresa e sua atuação no Brasil?
“Como pioneiros, entramos nos mais diversos tipos e tamanhos de provedores, e nos consolidamos como uma marca muito forte. Mas não ficamos sentados nessas glórias, e continuamos trabalhando todos os dias, para atendermos cada vez melhor os provedores brasileiros.
Por isso, temos uma equipe altamente capacitada no Brasil para que possamos prestar suporte a esses clientes. Queremos dar uma cara cada vez mais brasileira para a Fiberhome. Atualmente atendemos mais de 1.800 ISP com equipes de 3 níveis. Na prática, são 5 equipes com 50 colaboradores para os serviços de produtos.”
Quais são os principais produtos da empresa hoje para o mercado brasileiro e quais as expectativas da Fiberhome para este público?
“Não tem como abordarmos esse assunto sem falarmos de 5G. Esse é o assunto do momento. Pode ser algo muito recente no Brasil, mas a Fiberhome já atua como um player muito importante nesse segmento na China. Por lá, nós já construímos mais de 20 mil bases de internet 5G, e quando falamos da geração anterior, o 4G, cerca de 70% do território chinês têm cobertura do nosso sinal.
Outro produto sobre o qual queremos muito conversar com os participantes da Futurecom é o 50G-PON. O crescimento do que a gente chama de ‘usuário gigabit’ é assustador. Um plano de 500 mega, por exemplo, hoje é algo extremamente trivial. E para atender essas demandas de velocidade cada vez mais crescentes, o 50G-PON, invariavelmente será o caminho. Nós já tivemos uma primeira evolução quando saltamos do GPON para o 10GPON. E é só questão de tempo, para que os gateways 10GPON se tornem os campeões de instalação em um futuro bem próximo.
Pelo que observamos na Ásia, o 50G-PON vem muito forte nos próximos anos. Na China, já temos pilotos de 50G-PON rodando, e a grande sacada é que através da nossa solução de 50 G COMBO PON, toda a rede montada em 10GPON não estará obsoleta. A função combo é justamente para garantir a interoperabilidade, e ajudar o nosso cliente para que ele não tenha que ter um alto nível de desembolso novamente.
Por fim, mas não menos importante, nós precisamos falar daquilo que nos faz ser quem somos no Brasil, que são nossas ONUs e OLTs. Além de toda a gama de produtos que os clientes já conhecem, nós queremos reforçar junto aos provedores nossa nova linha 6000 de OLT e nossas ONUs Wi-Fi e roteadores com tecnologia Wi-Fi 6 Easy Mesh.
Como funciona a jornada do cliente junto à Fiberhome, e o que o público brasileiro pode esperar ao iniciar uma parceria comercial com a empresa?
“A Fiberhome optou por atender todos os provedores do Brasil através de canais de distribuição, garantindo os melhores preços e condições para os clientes. Foi uma opção comercial tomada anos atrás de usarmos distribuidores oficiais. Assim, a Fiberhome se concentra em fazer o que faz melhor, que é produzir e trazer esses produtos para o Brasil, e deixamos o distribuidor fazer o que ele faz melhor, que é atender a ponta, focados nisso.
Mas, como comentei anteriormente, não trazemos apenas o produto, deixamos o distribuidor vender e lavamos nossas mãos. Nós acompanhamos o produto na casa do cliente até o final, dando o suporte, treinamento e atendendo com nossa equipe técnica.”
Como a Fiberhome enxerga o atual cenário da conectividade brasileira, e como a empresa espera contribuir com o setor?
“O cenário atual é o de upgrade. É muito curioso ver como tudo tem evoluído nesses anos, desde que a pandemia estourou. Naquele primeiro ano de Covid-19 o cenário foi de expansão. Muita gente em casa, home office, home schooling, diversos dispositivos conectados simultaneamente em um cenário que nunca havíamos presenciado antes.
Os provedores correram para expandir suas redes, e isso mexeu muito com o mercado de conectividade. Mas agora tanto o assinante quanto o provedor entenderam que, nesse novo mundo pós-pandemia, e com mais novidades chegando, como as casas inteligentes, é preciso melhorar o serviço. E as soluções que nós trazemos vem exatamente para suprir essa demanda, como Wi-Fi 6, mesh, 10GPON, 50GPON, etc…
Qual é o principal público-alvo da empresa, e como se dá sua relação com seus clientes atuais?
“Nosso público-alvo são os quase 20 mil provedores existentes no Brasil, indo desde as grandes operadoras até o provedor de bairro. Nossa relação com eles é através de grandes parceiros distribuidores que temos. Um grande marco são os 8,5 milhões de ONUs que já vendemos no Brasil. Isso significa que no mínimo 8,5 milhões de lares são atendidos com os nossos produtos.
A experiência que o Provedor, e o assinante dele, tem com a nossa marca é sempre muito boa.
Quais são as expectativas da Fiberhome para o Futurecom, e o que a empresa pretende alcançar junto ao público do evento?
“Entendemos a importância do Futurecom como maior plataforma de relacionamento e conexão nesse universo de tecnologia e conectividade. Na volta ao regime presencial desse evento, a Fiberhome não podia ficar de fora. Serão 30 mil visitantes em 3 dias, e nós queremos a visibilidade que uma vitrine dessas traz.
A Fiberhome é uma empresa muito conhecida e conceituada no universo dos provedores de internet, e queremos continuar assim. Mas o nosso maior objetivo aqui é o de extrapolarmos esse mundo, e mostrarmos nossa cara em cenários como o de 5G, cabeamento submarino, projetos em regime de turnkey, etc.
Queremos ser vistos no Brasil,como um importante player quando se discute tecnologia de conectividade, e não apenas como fabricantes de ativos e passivos de rede.
Nós vemos o Futurecom como um ótimo ambiente de negócios para nos apresentarmos, e demonstrar nossa experiência e nossas soluções de 5G. O 5G tem trazido um enorme valor social e comercial para a sociedade, e a Fiberhome atua em diversos aspectos, como planejamento de rede, construção, operação e manutenção. Nosso objetivo é sermos uma base confiável para apoiar os clientes na construção e otimização de infraestrutura 5G.”
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