A rede de supermercados Enxuto, que funciona no interior de São Paulo, lançou recentemente um sistema de smart carts, ou carrinhos inteligentes, em português.
O carrinho é equipado com uma tela touch screen e um leitor de código de barras, que permite ao cliente acompanhar todo o processo de compras, fazer o checkout e o pagamento.
Além disso, o carrinho inteligente possui cinco câmeras e uma balança móvel que monitora tudo o que é colocado e retirado durante as compras.
Conversamos com Juliano Camargo, CEO da Nextop, empresa que desenvolveu o smart cart. A seguir, veja o perfil do entrevistado e acompanhe a conversa na íntegra!
Conheça Juliano Camargo
Juliano Camargo define-se como um criador de novos conceitos e soluções para o varejo, indústria, logística, gerenciamento de riscos, prevenção de perdas e segurança eletrônica.
Ele é formado em Software, Hardware, Mecatrônica e Sistemas Especialistas pela Universidade Federal de Campinas (Unicamp)
Além disso, também cursou graduação em Tecnologia e Soluções pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC).
Desde 1997, Juliano está à frente da Nextop, empresa de tecnologia com inteligência artificial, que desenvolve soluções variadas para os mais diversos segmentos.
Carrinho inteligente: CEO da Nextop fala sobre a inovação no varejo
Em entrevista ao Futurecom Digital, Juliano Camargo conversou sobre o carrinho inteligente, desenvolvido pela Nextop para a rede supermercadista Enxuto. Leia mais e entenda o conceito abaixo!
Como você vê a transformação digital no varejo brasileiro?
Juliano Camargo: “Eu vejo que realmente foi algo necessário, né? Algo que se evoluiu.
Numa pandemia, houve uma transformação! O varejo precisou criar os canais digitais, teve que fazer uma transformação digital para que ele pudesse atender o consumidor.
Então, realmente foi algo forçado. Assim como quando existe guerra, existe uma grande evolução tecnológica, na pandemia houve uma grande evolução.”
Qual é a importância da adoção e desenvolvimento de novas tecnologias para o varejo?
Juliano Camargo: “Para mim isso é uma questão de sobrevivência e está acontecendo hoje em todo mundo, não apenas no Brasil.
Como o Uber, né? Eles têm a maior empresa de táxi e não possuem nenhum carro.
Então, isso mostra qual o tamanho da transformação que a gente tá vivendo.
No iFood, não tem um restaurante, então tudo isso mostra qual é o tamanho do que a gente está vivendo. É uma grande transformação.”
Como funciona o carrinho inteligente da Nextop?
Juliano Camargo: “O carrinho funciona para o consumidor de uma forma muito simples. Ele vai simplesmente pegar o produto, vai ler o item no no leitor de código de barras no console e fazer o pagamento.
Em termos de tecnologia, o carrinho conta com inteligência artificial e cinco câmeras. Ele também conta com a primeira balança móvel do Brasil.
A tecnologia já tem aumentado o ticket médio dos clientes que utilizaram a solução.”
Quais são as tecnologias embarcadas utilizadas no carrinho?
Juliano Camargo: “São muitas tecnologias, já que foi um processo de quatro anos e meio de desenvolvimento e oito milhões de investimento.
Os carrinhos têm um sistema de câmeras inteligentes, que faz o reconhecimento dos produtos e a balança, que faz um sistema de conferência de peso.
Quando o carrinho não está em uso pelo cliente, fica carregando a bateria. Quando totalmente carregada, ela dura cerca de 18 horas ininterruptas.”
Como foi o processo de produção do primeiro carrinho inteligente da América Latina?
Juliano Camargo: “Foram quatro anos e meio de desenvolvimento. Então, foram vários protótipos.
A gente teve vários desafios muito grandes com relação ao equipamento. Para isso, contamos com vários pesquisadores envolvidos.
No desenvolvimento, utilizamos metodologias ágeis e o Mínimo Produto Viável (MVP). Tudo isso foi necessário para chegar a uma versão que fizesse com que os consumidores e os supermercadistas ficassem muito felizes conosco.”
Quais são as facilidades que o carrinho inteligente traz para o consumidor?
Juliano Camargo: “A primeira facilidade é o uso mesmo, né? É muito simples, você lê no leitor e coloca dentro do carrinho. Além disso, o cliente não pega fila! Se não quiser, não precisa falar com ninguém.
O carrinho agrada várias gerações, desde os jovens que não gostam de ir às lojas físicas até os idosos, que estão cada vez mais inseridos no meio digital.”
Quais são as vantagens que o mercado varejista tem ao adotar os carrinhos inteligentes?
Juliano Camargo: “A primeira vantagem é que marcas inovadoras vendem 21% a mais no físico e no digital. Outro benefício é o apelo futurista, que gera curiosidade nos clientes.
Os supermercados também conseguem ter mais segurança e fazer economia nas operações. Além disso, proporcionam mais praticidade aos clientes.”
Quais são as expectativas para os carrinhos inteligentes no Brasil?
Juliano Camargo: “As perspectivas são muito boas! Tem realmente muitas redes interessadas e a expectativa é que mais supermercados implementem a tecnologia nos próximos anos.
Nós fizemos a transformação digital e a nossa expectativa é levar a tecnologia brasileira para outros países como Portugal, Espanha, África do Sul, Estados Unidos, Chile, México, Japão, entre outros.”
Que tal inovar o seu negócio com um carrinho inteligente? Vale a pena se informar sobre a nova tecnologia, que pode trazer importantes oportunidades comerciais.
Aproveite e veja também nosso material sobre Métricas de governança na adoção de novas tecnologias. Boa leitura!