Assim como acontece em outras áreas, no setor de automobilismo, os dados são os protagonistas da vez.
A capacidade de coletar, analisar e utilizar dados de maneira eficiente pode significar a diferença entre liderar o mercado ou ficar para trás.
Dentro desse contexto, se evidencia a necessidade de criar um hub de dados robusto e confiável, capaz de centralizar informações relevantes e oferecer insights valiosos para empresas e consumidores do setor.
Para aprofundar o entendimento sobre o tema, conversamos com Alan Lewkowicz e Marcio Klepacz, respectivamente CEO e CTO da comparaCAR, um metasearch inovador no segmento automotivo. Confira, na sequência!
O que caracteriza um hub de dados no contexto do setor automobilístico?
No entendimento de Lewkowicz e Klepacz, um hub de dados, no contexto do setor automobilístico, “é uma solução inovadora que se destaca pela sua capacidade de agregar a maior quantidade possível de informações e dados relevantes para o usuário, provenientes de diversas fontes e canais”.
Eles entendem que isso inclui desde especificações técnicas e avaliações de veículos até tendências de mercado, preços, opções de financiamento, e análises comparativas entre modelos.
Como a conectividade está transformando a forma como os veículos interagem com os hubs de dados?
A conectividade está revolucionando a indústria automotiva, transformando veículos em verdadeiros centros de dados móveis.
Nas palavras de Lewkowicz e Klepacz: “Com os veículos cada vez mais conectados, a quantidade e velocidade de atualização dos dados passa a ser em tempo real, tornando mais relevantes as informações importantes na tomada de decisão”.
Há o entendimento, por parte dos entrevistados, de que a conectividade está promovendo uma integração mais profunda entre o setor automotivo e o tecido mais amplo da sociedade digital e conectada.
Como os hubs de dados lidam com a coleta e processamento de dados provenientes dos veículos?
Questionados sobre como os hubs de dados trabalham com a coleta de dados, Lewkowicz e Klepacz disseram que “é necessário seguir rigorosamente os processos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sempre alertar o cliente sobre como a empresa vai tratar e manusear as informações coletadas”.
De acordo com eles, além da conformidade regulatória, é importante que os hubs implementem protocolos de segurança cibernética para proteger os dados contra acessos não autorizados, vazamentos e outros riscos.
De que maneira os hubs de dados impactam a oferta de serviços e a experiência do usuário no setor automobilístico?
Os hubs de dados têm um impacto significativo na oferta de serviços e na experiência do usuário no setor automobilístico.
“Ao reduzir drasticamente o tempo necessário para pesquisa e tomada de decisão, os hubs de dados permitem que os usuários acessem rapidamente uma vasta gama de informações relevantes e comparáveis”, afirmam Lewkowicz e Klepacz.
“Isso não apenas economiza tempo, mas também empodera os consumidores com conhecimento, ajudando-os a fazer escolhas informadas”, complementam os representantes da comparaCAR.
Quais são as tendências emergentes no desenvolvimento e uso de hubs de dados no setor automobilístico?
Questionados sobre tendências de dados no campo automobilístico, Lewkowicz e Klepacz disseram que: “Com o surgimento e crescimento de novas modalidades de aquisição, como o carro por assinatura, o hub de dados é essencial para a pesquisa e comparativo”.
Assim, entende-se que os avanços em tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina estão permitindo que os hubs de dados ofereçam análises preditivas e personalização em um nível sem precedentes.
E por falar sobre tecnologia no setor automobilístico, leia agora o nosso artigo sobre a infraestrutura de conectividade e a nova geração de veículos para e-commerce!