O Futurecom, reconhecendo a importância de seu papel social e objetivos sustentáveis, abraça diversas causas, demonstrando um comprometimento excepcional com o bem-estar coletivo.
Com o objetivo de se tornar zero resíduo e zero carbono líquido até 2030, a feira reforça seu compromisso em promover soluções que realmente façam a diferença para o meio ambiente. Mais do que um espaço de inovação, queremos ser uma plataforma de debate, incentivando práticas sustentáveis em toda a cadeia de produção tecnológica.
Também firmamos parcerias sociais e apoiamos entidades notáveis como a MCIO Brasil, Ser Mulher em Tech e a ABES. Cada uma dessas organizações faz um trabalho social importante, contribuindo para a construção de uma comunidade mais inclusiva e solidária.
Saiba mais sobre as iniciativas do Futurecom 2024 a seguir!
MCIO: Mulheres CIO
A associação sem fins lucrativos, formada por mais de 370 executivas atuantes no segmento de TI e empenhadas no propósito de aumentar a representatividade feminina no mercado de tecnologia, não só pelo Brasil, mas também pelo mundo.
A associação teve início no Brasil em 2003 com apenas 13 participantes. Hoje, a MCIO está presente em 12 estados e em 7 países, e conta com 15 parceiros que apoiam os programas de mentoria e capacitação e contratação de mulheres. Em 2022 foram impactadas 1.100 mulheres. Já neste ano somam mais de 2,5 mil mulheres – só no primeiro semestre.
O objetivo da associação é apoiar a entrada, a recolocação, a evolução e a ascensão de Mulheres no mercado de Tecnologia. Para isso, as voluntárias se aproximam de headhunters no auxílio a candidatas capacitadas para vagas na área de tecnologia, na busca de igualdade salarial e na transição de carreiras de executivas que queiram voltar ao mercado de trabalho ou que resolveram mudar de área.
O espaço Mulheres Conectadas está localizado no stand J80. Para mais informações, confira o site oficial!
Ser Mulher em Tech
A Associação #SerMulherEmTech, organização social que promove ações de mentoria e incentivo ao ingresso e recolocação de mulheres no mercado de tecnologia, estará presente no Futurecom 2024, por meio de uma parceria realizada com a organização do evento.
“Uma das principais frentes da nossa Associação, nosso Programa de Mentoria é formado por executivas de grandes empresas da área de tecnologia que, de forma voluntária, mentoram tanto meninas e mulheres que desejam ingressar no mercado de tecnologia como aquelas que estão em um momento de transição, retomada e ascensão de suas carreiras. Somente na edição realizada no primeiro semestre deste ano, conseguimos atender 70 mentoradas, e nosso objetivo é aumentar esse número cada vez mais”, Silvana Fumura, CEO da Associação #SerMulheremTech.
Conheça mais sobre a Associação Ser Mulher em Tech!
ABES: Mobilização para Redução da Desigualdade no Brasil
Estima-se que o Brasil gere, atualmente, 2.1 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos por ano. Em média 30% dos equipamentos de TI descartados teriam condições de ser recondicionados e reinseridos na economia e os outros 70% podem ser reciclados.
A “Mobilização para redução da desigualdade” é o nome da campanha lançada pela ABES, em parceria com a ReUrbi e o Observatório do Terceiro Setor, com apoio da agência Weber Shandwick. Ela tem como objetivo apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI (notebooks, PCs, racks etc.) descartados pelas empresas que aderirem à iniciativa.
“O que fazemos aqui é o recolhimento de equipamentos eletrônicos obsoletos (linha verde) entre empresas doadoras. Esses equipamentos passam por um processo de reciclagem e recondicionamento e o valor arrecadado com a reciclagem ou os próprios equipamentos recondicionados são doados para ONGs ou instituições que trabalhem com capacitação digital, indicadas pela empresa doadora” disse Clara Savelli, Coordenadora de Projetos da ABES, sobre a iniciativa.
De 2021 a 2023, a campanha reciclou 249,6 toneladas de equipamentos de TI e telecomunicações coletados de empresas e organizações. Isso gerou a redução de 472.468 Kg de gases estufas e 2.943 Kg de metais tóxicos não meio ambiente.
O impacto social de 2022 a 2023 foram 617 equipamentos seminovos aplicados em Projetos sociais, totalizando mais de 7.200 pessoas socio digitalmente impactadas por ano.
Saiba mais sobre a ações no site oficial da ABES!
Better stands no Futurecom 2024
Cerca de 70% dos materiais usados em eventos, como plástico, lona, madeira, papelão e carpete, não são reutilizados, de acordo com estimativas do setor, o que agrava a geração de resíduos poluentes.
A Informa Markets, organizadora do Futurecom, reconhecendo seu papel nesse cenário, lançou a iniciativa Better Stands, com a meta de eliminar a geração de resíduos dos estandes dos expositores até 2030. Para isso, as empresas expositoras são incentivadas a abandonar estandes descartáveis e adotar estruturas reutilizáveis.
“Neste evento, aproximadamente 95% dos estandes seguem o modelo Better Stands, o que significa que a maioria será reutilizada em outras feiras. Com isso, evitamos a geração de resíduos e contribuímos para reduzir o impacto ambiental”, explica Araceli Silveira, VP de Audiência e Sustentabilidade da Informa Markets Latam.
Uma empresa recebeu o selo ouro do Better Stands, destacando-se como modelo de sustentabilidade no setor: ManageEngine. A companhia apresentou o estande 100% reutilizável, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e o impacto ambiental do evento.
Como funciona o Better Stands? Os estantes são avaliados e recebem um selo com um dos três níveis de progresso: Bronze, Prata e Ouro. Após o evento as empresas recebem um certificado digital que comprova essa conquista. Veja os critérios de cada nível:
Better Stands Bronze: envolve a construção de estandes em que os componentes, incluindo paredes, pisos, mobília, equipamentos e iluminação sejam 100% reutilizáveis e com meta a ser cumprida em todos os eventos da Informa Markets até 2025.
Better Stands Prata: este nível, além de incluir todos os elementos do nível bronze, exige que todos os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição deverão ser reutilizáveis.
Better Stands Ouro: o último nível incorpora todos os elementos dos níveis Bronze e Prata, adicionando gráficos, itens decorativos e revestimento de pisos para garantir geração de resíduo zero.
A participação no programa Better Stands traz benefícios a todo mercado de eventos. O principal deles é a adoção de estruturas reutilizáveis, que reduzirá drasticamente a geração de resíduos e, consequentemente, o impacto ambiental dos eventos.