Reconhecendo a necessidade dos provedores de serviços de telecomunicações, doravante denominados CSPs, de acelerar a adoção de arquiteturas abertas e desagregadas em suas redes, a Dell Technologies expandiu significativamente seus investimentos neste mercado em 2020 e continua a crescer nessa área desde então.

A Dell acredita que as redes de telecomunicações baseadas em arquiteturas nativas de nuvem (cloud-native) permitirão que os CSPs reduzam os custos operacionais e acelerem os processos de inovação. Isso tornará possível o lançamento mais rápido de novos serviços geradores de receita.

O motivo é simples: as redes abertas reduzem as barreiras de entrada para novos participantes no mercado, promovendo maior concorrência e aceleração da inovação na indústria. Além disso, a adoção de arquiteturas cloud-native torna a rede dos operadores (CSPs) mais flexível para atender ao crescimento da demanda por serviços e ao lançamento rápido de novas aplicações. A adoção de padrões abertos em áreas como a rede de acesso móvel (RAN) permitirá que os CSPs combinem hardware e software de diferentes fornecedores para melhor atender aos diversos casos de uso que se desenvolverão no futuro, além de abrir espaço para a utilização de novas tecnologias, como Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, para otimizar o desempenho das redes.

Artigo Dell_ Futurecom.jpeg

O ecossistema aberto de telecomunicações é fundamental

Apesar dos inúmeros benefícios esperados com a adoção de tecnologias abertas, também é importante considerar os desafios que surgem nesse processo de transformação. De fato, para que as redes abertas ganhem força, é necessário desenvolver um ecossistema aberto e maduro de telecomunicações, no qual as operadoras possam contar para desenvolver novos produtos e soluções inovadoras que atendam às suas necessidades de suporte e operação das redes.

A Dell Technologies está totalmente comprometida com o crescimento desse ecossistema aberto. No início de 2023, anunciamos a criação da “Open Telecom Ecosystem Community”, que já conta com cerca de 40 empresas parceiras ativamente desenvolvendo soluções com base em padrões abertos. Esse número continua a crescer mês a mês, à medida que novos parceiros passam pelo processo de certificação e se juntam oficialmente à comunidade. Nosso objetivo com essa iniciativa é acelerar a adoção de arquiteturas abertas, minimizando os desafios de suporte e integração, tornando as soluções resultantes fáceis de consumir e operar, e proporcionando flexibilidade, agilidade e maior eficiência operacional, sem prejudicar os rigorosos requisitos de qualidade de serviço específicos do setor de telecomunicações.

O portfólio de soluções abertas para telecomunicações da Dell abrange todas as camadas da rede

Além das soluções tradicionais nas áreas de servidores, armazenamento e conectividade IP, o portfólio de telecomunicações da Dell inclui hardware e software desenvolvidos especificamente para esse mercado e aplicáveis em várias camadas das redes abertas de telecomunicações, desde a infraestrutura básica até soluções de orquestração e aplicações empresariais.

Na área de infraestrutura, o portfólio é baseado em servidores desenvolvidos especificamente para o mercado de telecomunicações, como as linhas XR5610, XR8000, R660 e R760, que atendem às necessidades de desempenho e às características ambientais específicas para implementação até mesmo em localidades remotas. Além desses produtos, a Dell anunciou o conceito de “Infrastructure Blocks”, que combina servidores de última geração com a pilha de nuvem (WindRiver ou Red Hat) pré-instalada e integrada em fábrica, acelerando a implantação da infraestrutura de campo. Além de fornecer os “Infrastructure Blocks”, a Dell também é responsável pelo suporte de toda a solução para o cliente, seja hardware ou software.

Além da infraestrutura de hardware, o portfólio da Dell inclui soluções de software para a orquestração da infraestrutura. Nessa área, a principal oferta é o “Dell Bare Metal Orchestrator”, que automatiza a implementação, configuração e manutenção de servidores em data centers distribuídos e centralizados. Em uma rede Open RAN completamente nova nos Estados Unidos, o Bare Metal Orchestrator foi usado para implementar mais de 15.000 sites, acelerando significativamente o lançamento comercial dos serviços desse CSP.

Na área de RAN e redes 5G privadas, o “Dell Private Wireless Program” combina desenvolvimentos próprios com o trabalho de parceiros no desenvolvimento de um portfólio de soluções de Private 5G para diversas aplicações industriais e soluções de aceleração de processamento de Camada 1 (Layer 1 acceleration).

Para estreitar o relacionamento com parceiros e clientes e oferecer um ambiente aberto para colaboração, a Dell criou o “Open Telecom Ecosystem Lab”. Nele, é possível integrar, testar e validar novas soluções de telecomunicações para que estejam prontas para funcionar no dia em que chegarem ao mercado.

Além disso, a Dell oferece serviços profissionais dedicados ao mercado de telecomunicações, incluindo serviços de cocriação de soluções, nos quais a empresa trabalha diretamente com CSPs parceiros para desenvolver novas soluções focadas na criação de novos serviços para clientes empresariais.

Artigo Dell_Futurecom_1.jpg

A visão da Dell: um futuro de telecomunicações aberto e inovador

A visão de telecomunicações da Dell baseia-se em uma premissa clara: sistemas abertos geram valor de forma mais rápida e eficiente do que sistemas fechados. A Dell está trabalhando para acelerar esse processo de transformação, investindo em soluções e desenvolvendo um ecossistema que facilite a transformação de redes tradicionalmente fechadas em redes abertas baseadas em tecnologias nativas de nuvem. Dessa forma, os operadores poderão adotar princípios operacionais modernos que os capacitem a alcançar todo o seu potencial de receita, não apenas em seus serviços tradicionais, mas também no novo mercado de aplicações industriais baseadas em computação de borda (edge computing).

Para obter mais informações sobre a estratégia inovadora de telecomunicações da Dell, clique aqui.