O Data Analytics é uma ferramenta poderosa para auxiliar na tomada de decisões estratégicas. Afinal, em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, a capacidade de encontrar soluções tornou-se essencial para o sucesso das empresas.
Como sabemos, a logística envolve uma série de processos complexos em toda a sua cadeia de suprimentos. Neste cenário, tomar decisões informadas requer uma visão abrangente e a utilização eficiente dos dados disponíveis.
Para falar sobre o tema, conversamos com Karol Oliveira, graduada em Gestão Comercial e co-fundadora e diretora de Negócios da Bidmex. Acompanhe!
O Data Analytics na Logística
As empresas que trabalham com logística e seguem a orientação de manter uma análise preditiva de dados, na opinião da entrevistada, possuem maiores chances de um crescimento acelerado e sustentável.
Karol Oliveira cita dois principais benefícios do Data Analytics tangíveis ao Comex:
“A otimização de rotas, pois a análise de dados geoespaciais ajuda a melhorar as direções e ter uma melhor gestão de estoque; e o monitoramento de riscos, identificando flutuações tarifárias, políticas ou cambiais, comparando eventos passados com cenários atuais e criando medidas de contingência”, enumera.
Por meio da otimização de rotas e do monitoramento de riscos, a especialista explica que as empresas conseguem “diminuir incertezas, permitindo assim decisões mais assertivas”.
Fontes de dados e análise de dados
Ela ressalta, entretanto, que apenas coletar os dados não vai funcionar. É preciso uma integração para analisá-los de forma holística.
“Por isso, uma das formas mais práticas é a utilização de ferramentas de dashboards, como PowerBI (Microsoft) ou DataStudio (Google) como hub integradores”, exemplifica.
“Assim é possível unir todas as informações obtidas de diferentes lugares e ter uma visão completa das forças e ameaças identificadas a partir dos dados”, acrescenta.
Identificação de tendências e padrões com o uso do Data Analytics
Karol Oliveira destaca que todo o mercado está vivendo uma era onde se fala muito sobre dados. Contudo, isso está gerando um grande desafio:
“O que vemos são equipes afogadas nos problemas da rotina e, em meio a estas operações, não conseguem parar para fazer análises ricas. Desse modo, se torna clara a diferença entre negócios que focam apenas na execução e os que conseguem analisar dados em prol de suas estratégias”, opina.
Para que uma empresa possa evoluir com o uso do Data Analytics, Oliveira deixa 3 dicas essenciais:
“Crie rituais de análise para investigar os dados e projetar melhorias futuras, identifique tendências para detectar e comparar cenários e preste atenção na concorrência, aproveitando os dados de mercado para avaliar a sua própria performance”, orienta.