A tecnologia 5G promete revolucionar as telecomunicações e fazer com que as empresas avancem ainda mais na transformação digital. Por conta disso, a busca por capacitação na área tem crescido.

Ainda são poucas as opções de cursos específicos sobre 5G, mas isso não quer dizer que não existam formas de se qualificar na área.

Denis Gabos, coordenador do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, do Centro Universitário Senac Santo Amaro, conversou conosco sobre isso. Confira!

A importância de se qualificar em 5G

No entender de Gabos, profissionais das áreas de eletrônica e de telefonia móvel, assim como os engenheiros de computação, devem se qualificar e buscar saber mais sobre o 5G.

“O mercado vai precisar de pessoas qualificadas para essa nova realidade. É importante ter a qualificação em 5G, pois existem determinadas características importantes na infraestrutura para esta nova faixa de frequências”, analisa.

Ele continua: “O profissional deve entender que o aumento da frequência diminui a distância de alcance. Dessa forma, a cidade vai necessitar de uma quantidade maior de células de transmissão.”

Ainda segundo Gabos: “Esse novo profissional deverá aprender a configurar sistemas em 4G em conjunto com 5G para receber o legado dos dispositivos móveis antigos. A rede 5G tem como foco a internet das coisas e resolver problemas de latência e heterogeneidade de protocolos dos dispositivos.”

Curso de 5G e outras formas para se qualificar na área

Gabos comentou que, por ser uma tecnologia relativamente nova, ainda são poucas as instituições de ensino que oferecem cursos focados totalmente no 5G.

No entanto, segundo o professor: “Algumas disciplinas dos cursos focados em tecnologia, ofertados pelo Senac São Paulo, abordam o 5G. Eles podem ser uma opção para quem pensa em se aprofundar na área”.

Além disso, o Senai e a Inatel já oferecem cursos online e de curta duração sobre o 5G. Eles são uma ótima oportunidade para quem deseja ter mais conhecimentos sobre a área.

Para Gabos, buscar outras fontes de conhecimento, além dos cursos, também é importante.

“Na internet, é possível encontrar muitas informações, como artigos, pesquisas, e estudos de caso, que podem agregar muito para quem não conhece a tecnologia”, diz ele.

“O site da Anatel também oferece muitas informações sobre a tecnologia 5G, além de atualizações sobre a evolução da implementação”, complementa.

Participar do Futurecom  também é uma forma de se qualificar! No encontro, expositores especializados e palestrantes abordarão assuntos relacionados à tecnologia 5G.

Fique por dentro dos principais temas do setor de telecomunicações para 2023 no Pós MWC by Futurecom, dia 04 de Abril, online. Faça aqui a sua inscrição gratuita!