Incluir os cidadãos na sociedade digital é uma constante temática da plataforma Futurecom. Neste ano, o encontro Futurecom 2024 – maior evento de conectividade, inovação e tecnologia da América Latina, que será realizado de 8 a 10 de outubro, no São Paulo Expo, em São Paulo – terá discussões significativas a esse respeito na programação do congresso, além de demonstrações de expositores. Um painel que merece destaque é o “Conectividade Significativa e Inclusão Digital: educando cidadãos digitais, conectando vidas e o desenvolvimento econômico”.
Para contribuir nessa discussão, estarão no painel Leandro Guerra, presidente da Entidade Administradora da Faixa (EAF); Cristiana Camarate, conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Jesaias Arruda, vice-presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet); e Luzia Sarno, diretora de Tecnologia da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O encontro ocorre no Future Congress, na quinta-feira, 10/10, às 10:20, Auditório 2.
Para Hermano Pinto, diretor de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo Futurecom, “neste debate, vamos abordar a importância da inclusão digital e da conectividade significativa na transição para uma sociedade cada vez mais digital e conectada”. Hermano questiona como vencer as lacunas tecnológica e de conectividade nos diferentes Brasis. “Discutiremos estratégias de acesso, do Oiapoque ao Chuí, à conectividade resiliente e segura, promovendo a participação plena e a igualdade de oportunidades em um mundo cada vez mais digitalizado.”
Serviços públicos
A partir de 2019 iniciaram-se conversas a respeito da conectividade significativa na Aliança para a Internet Acessível (A4AI), da Web Foundation. A transformação digital já impulsionava o desenvolvimento socioeconômico e despontava a necessidade de prover à sociedade o acesso amplo à conectividade para a viabilidade dos serviços públicos e privados ágeis e eficientes.
A consolidação ideal da conectividade significativa se inicia na área de educação, quando se dá o acesso à Internet, ao uso de dispositivos eletrônicos como computadores, tablets e smartphones para auxiliar os alunos, além de ampliar o seu nível de informação. É nesse contexto que se busca a educação de qualidade para a formação de cidadãos capazes de reconhecer seus direitos e deveres tanto no ambiente físico quanto no digital.
A dimensão continental do Brasil e sua diversidade cultural, portanto, torna o desafio da conectividade significativa complexo o bastante para provocar a criatividade dos especialistas, engenheiros e técnicos brasileiros.
Congresso Futurecom
Nesta edição, o Congresso Futurecom, que traz como tema central “Brand New World on the Edge – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas”, terá três trilhas de conteúdos e abordará novas verticais como mineração e utilities, que irão se juntar aos setores de agro, varejo, saúde, logística, indústria e governo para apresentar tendências, inovações e soluções sobre o impacto das novas relações homens versus máquinas.
A 24ª edição da feira vai conectar mais de 30 mil profissionais que poderão se atualizar e promover o networking aproveitando o conteúdo do congresso, as reuniões, os debates e a grande exposição, que já conta com grandes marcas confirmadas, o que demonstra a influência do evento para o ecossistema das TICs.
Como líder na integração do universo TIC, o Futurecom facilita a conexão entre empresas, startups e profissionais de tecnologia. Seu objetivo é oferecer soluções de conectividade e acesso a tecnologias de ponta, além de insights estratégicos para líderes empresariais e empresas inovadoras em diversos setores da economia.
O Futurecom 2024 tem expectativa de superar a edição anterior e levar ao seu evento mais de 250 marcas expositoras, 800 palestrantes e mais de 240 horas de conteúdo disponíveis nas trilhas de conhecimento, em um espaço de cerca de 25 mil metros quadrados. Confira os expositores, atrações e compre o seu ingresso! Use o cupom FDIGITAL15 para garantir 15% de desconto!