Uma pesquisa feita pelos especialistas globais da CSG reúne 6 novas tendências que estão transformando o setor de Telecomunicações em 2019. Confira a percepção de especialistas sobre os temas quentes do momento.
1. A experiência do cliente continua a moldar a conversa
O ritmo exponencial de mudança impulsionado pelas demandas do consumidor está forçando as empresas a reinventarem os serviços que fornecem e a maneira como são fornecidos.
Com mais de 5 bilhões de usuários móveis no mundo atualmente, não basta que as empresas se concentrem somente em suas redes e tecnologia. É necessário, também, uma mudança fundamental em seus processos e modelos de negócios para fornecer aos clientes uma experiência digital que crie fidelidade à marca e participação na carteira.
Os vencedores na Era Digital serão aqueles que conseguirem simplificar seus processos de negócios antigos, alavancar o poder de novas tecnologias, como cloud e 5G, monetizar novos serviços e transformar terabytes de dados em percepções em tempo real que realmente ofereçam experiências excepcionais aos clientes.
– Brian Shepherd, vice-presidente executivo e presidente do grupo
2. O 5G ganha impulso
Não se espera que o 5G esteja disponível comercialmente até 2020, mas os provedores de serviços não estão esperando chegar o próximo ano para começar a testar novos casos de uso. Nas Olimpíadas, a Korea Telecom e a Intel se uniram para oferecer suporte a streaming 4K e 8K em estações de teste de 5G.
No MWC19, todas as quatro principais operadoras americanas anunciaram sua intenção de lançar o 5G em 2019 e, em outubro de 2018, a Verizon começou a oferecer seu serviço de banda larga 5G Home.
Nós prevemos que o ano de 2019 será o ano em que o 5G será uma realidade. No total, 25 provedores de serviço em todo o mundo planejam lançar o 5G em 2019, com maior velocidade e menor latência, suportando casos de uso como conteúdo imersivo (realidade aumentada, realidade virtual) e vídeo de alta resolução.
E, embora o entusiasmo inicial do setor possa vir de aplicativos de consumo, espere ver alguma movimentação em torno de aplicações específicas de empresas de 5G, como veículos autônomos e comunicações de tipo de máquina maciças (conectando bilhões de sensores e dispositivos).
– Brice Clinton, Engenheiro Sênior, Ascendon
3. Blockchain conectará os consumidores com o conteúdo
Conheça o Blockchain para conteúdo. A maioria das pessoas associa a tecnologia Blockchain imediatamente a criptomoedas, especificamente o bitcoin. Essas moedas virtuais e descentralizadas são o uso mais predominante (e óbvio), mas em 2019 o Blockchain permeará outros setores.
À medida que as fontes de conteúdo se tornam menos centralizadas, a capacidade dos criadores de conteúdo irem diretamente aos consumidores e gerarem receita de novas maneiras cresce em conjunto.
Os criadores de conteúdo estão começando a usar o Blockchain para gerar receita, seja por meio da comunidade de fãs que votam em conteúdo e são recompensados por popularidade ou por meio de pagamentos diretos usando moedas próprias criadas no Blockchain. Segura neste conhecimento, a CSG anunciou, em abril, o lançamento do primeiro Laboratório de Tecnologia Blockchain para o setor de Atacado BSS.
– Chad Dunavant, gerente global de produtos
4. Cidades inteligentes serão construídas
Em 2019, haverá mais de 10 bilhões de conexões IoT em todo o mundo – destas, 4 bilhões serão conexões industriais. Essas conexões industriais são uma parte essencial da captação e a transmissão de dados para alimentar casos de uso de cidades inteligentes, como iluminação inteligente, aquecimento, medição e redes inteligentes.
No passado, as redes dos provedores de serviços não tinham a capacidade ou não conseguiam lidar com a quantidade de dados produzidos pelos dispositivos IoT. Com mais conexões de dispositivos entrando em operação on-line e o desenvolvimento de uma rede 5G pronta para suportar essas conexões, prevemos que a primeira cidade realmente inteligente seja construída em 2019.
Os principais centros metropolitanos em países como os EUA, China e Índia estão liderando suas próprias iniciativas de cidades inteligentes; é somente uma questão de quem chegará em primeiro lugar.
– Ian Watterson, Chefe das Américas e Ásia-Pacífico
5. Serviço de campo assume um novo papel
À medida que os consumidores começarem a usar mais dispositivos conectados, os técnicos de serviço de campo necessitarão de capacidade para gerenciar todos os dispositivos recém-conectados. Conforme mostrado em nossa pesquisa de serviços conectados realizada no ano passado, 84% dos consumidores disseram que gostariam de ter ajuda de um recurso técnico qualificado para conectar somente de dois a cinco dispositivos.
Em 2019, prevemos que os técnicos de serviço de campo terão funções expandidas, indo além de um decodificador para dispositivos como smartphones, lavadoras e secadoras. Também esperamos que os técnicos forneçam aos consumidores mais experiências semelhantes ao Uber, onde eles possam visualizar o status do técnico, tempo da unidade e realizarem agendamentos sob demanda. Os técnicos também poderão usar realidade aumentada e virtual para auxiliá-los na instalação e reparo de dispositivos.
– Lonnie Mahrt, chefe de gerenciamento de comunicações do cliente
6. Adeus “Transformação Digital, olá “Jornada Digital”
Em 2019, os produtores perceberão que a transformação digital não é um termo geral que se aplica a todos. Cada empresa é diferente, com seu próprio conjunto de necessidades e desafios. Em vez disso, as empresas estarão em uma “jornada digital” contínua, em que adotam uma abordagem flexível para as ondas contínuas de inovação que dão suporte aos resultados de negócios centrados nos benefícios do cliente. E, por sua vez, fomentando a fidelidade à marca e aumentando as oportunidades de receita.
– Haifa El Ashkar, diretor executivo, Serviços Gerenciados
*Este é um Publieditorial sob responsabilidade de CSG