Na concepção do representante do Instituto Fraunhofer para Eletrônica Orgânica, Feixe de Elétrons e Tecnologia de Plasma, André Weidauer, a adoção do tratamento de sementes através de elétrons traz diversos benefícios, principalmente para o produtor, para o meio ambiente (questão sustentável) e para o consumidor final.

Desta forma, o profissional do Instituto Fraunhofer indica que as vantagens mais significativas do tratamento de semente através de elétrons são:

  1. Abandono completo do uso de agentes químicos, sem nenhuma perda da eficácia biológica, nem do rendimento das sementes;
  2. Excelente ação contra patógenos transmitidos por sementes que não tem o desenvolvimento de resistência;
  3. Sem possibilidade de riscos ambientais causados por agentes químicossintéticos e agentes de formulação, sendo especialmente adequado para a combinação com fortificantes biológicos de plantas;
  4. Fácil de usar, uma vez que nenhum pó, vapores ou soluções de decapagem são liberados;
  5. Operação bastante econômica;
  6. Campo de emergência mais rápido;
  7. Prazo de validade claramente melhor quando comparado à outras formas de tratamento;
  8. Tecnologia livre de qualquer forma de resíduos;
  9. Aprovado para ser utilizado na agricultura orgânica, pois protege o meio ambiente e o consumidor;
  10. Ecológico, eficiente e flexível.

Por fim, diversos estudos do instituto e de parceiros provam que o tratamento de sementes através de elétrons vem tendo resultados expressivos principalmente quanto à capacidade de germinação e força motriz de diversas variedades, além da significativa redução na presença de germes em sementes.

Conteúdo criado pela equipe da Agrishow, clique aqui para acessar o artigo original.