Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Economia circular na indústria e o papel da sua fábrica

economia circular e a indstria.jpeg
A economia circular na indústria é um conceito cada dia mais utilizado. Exatamente por isso, você deve entender qual é a importância da sua fábrica.

A economia circular representa um conceito que associa o desenvolvimento econômico a um melhor uso dos recursos naturais. Para isso, a otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem se torna essencial, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis. Exatamente por isso, adotar a economia circular na indústria é fundamental.

Em um sentido mais amplo e atual, o conceito de economia circular na indústria é citado pela Organização Internacional de Normalização (ISO) como:

Um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”.

Diante desse conceito, a sua fábrica, independentemente do porte ou da atividade por ela realizada, tem um papel importante dentro da economia circular num âmbito geral. Por isso, cabe a ela adotar algumas medidas fundamentais dentro do atual contexto.

Economia circular na indústria: cada vez mais utilizada no setor

De forma geral, o objetivo da economia circular é gerar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes. Assim, cabe à economia circular manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor de forma contínua, dentro de um escopo econômico de desenvolvimento sustentável.

Sendo assim, a economia circular na indústria é definida como todas as atividades dentro do ambiente fabril que visam reduzir, reutilizar e reciclar materiais, com uma gestão mais eficiente dos recursos naturais existentes.

Mas, além de tornar a atividade bem mais sustentável, Sandra Mara Serena, Gerente de Qualidade da Jasmine Alimentos, explica que a economia circular torna os processos mais lucrativos, trazendo maiores oportunidades econômicas e sociais à indústria: “A economia circular na indústria propõe uma mudança em toda a maneira de a empresa consumir. Trata-se, portanto, de um conceito que visa transformar resíduos descartados em insumos para a fabricação de novos itens”.

Diante deste conceito, a economia circular está cada vez mais presente em ambientes industriais. Prova disso são os resultados de uma pesquisa feita pela CNI em 2019, que mostrou que 76,5% das indústrias entrevistadas desenvolvem alguma iniciativa relacionada à economia circular.

Benefícios da economia circular nas indústrias

Quando adotada corretamente, a economia circular na indústria ultrapassa o âmbito e o foco das ações baseadas em gestão de resíduos e de reciclagem, visando um escopo que pode englobar desde a readequação de processos, produtos e modelos de negócio, até uma maior otimização quanto ao uso de diversos recursos.

Sendo assim, uma das estratégias para adotar a economia circular na indústria é aplicar o conceito dos 4Rs:

  1. Reduzir: Evitar o consumo desnecessário de produtos para diminuir a quantidade de resíduos gerada;
  2. Reutilizar: Dar nova utilidade a materiais geralmente considerados inúteis e descartados;
  3. Reciclar: Utilizar os resíduos como uma fonte de matéria prima em outros processos. “O que é resíduo para uma atividade pode ser um ótimo insumo para outra”, diz a gerente da Jasmine Alimentos;
  4. Replacement (Substituir): Substituir matéria-prima e produtos utilizados por outros com melhores alternativas de destinação.

Baseado nestes pontos, a pesquisa realizada pela CNI também apresentou quais são as principais práticas levantadas pelas indústrias no momento atual:

  • Otimização de processos (56,5%);
  • Uso de insumos circulares (37,1%);
  • Recuperação de recursos (24,1%).

Dessa forma, a indústria deve olhar a cadeia produtiva como um todo para tomar as seguintes medidas:

  • Medir indicadores, e implementar ações de melhoria contínua para uso consciente dos recursos naturais;
  • Adquirir matérias-primas sustentáveis, de qualidade e certificadas;
  • Investir em melhorias de processos, em pesquisa e desenvolvimento, aplicando novas embalagens e produtos mais sustentáveis que sejam produzidos com menor consumo de energia, água e geração de resíduos.

Assim, por meio dessas práticas de economia circular na indústria, Serena ressalta os benefícios, e que o setor "tem outras fontes para investimentos, otimização quanto ao uso de materiais, redução de desperdícios e maior eficiência operacional”.

Além disso, a economia circular também contribui para uso mais inteligente de energia e outros recursos, e pode impulsionar a inovação, gerando à indústria uma oportunidade para novos negócios e geração de empregos.

Por que sua fábrica precisa se inserir no contexto de economia circular?

A economia circular é uma das grandes responsáveis por contribuir na promoção do desenvolvimento da sustentabilidade produtiva, por meio de práticas promovidas pelas empresas. Exatamente por isso, toda a fábrica tem importância dentro deste conceito.

Assim, discussões sobre a importância da logística reversa, uso consciente de recursos naturais e ações sustentáveis são cada dia mais fundamentais para o desenvolvimento das indústrias.

Neste sentido, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), implantada no Brasil em 2010, visa garantir a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a operação reversa e o acordo setorial.

Assim, todos os agentes do ciclo produtivo, os consumidores e os serviços públicos devem minimizar o volume de resíduos sólidos gerados e adotar práticas que assegurem que os produtos sejam reintegrados ao ciclo produtivo”, finaliza Sandra.

*Conteúdo criado pela equipe da A Voz da Indústria, clique aqui para acessar o artigo original.

TAG: Indústria
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar