Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conectividade, gen AI e robótica em debate na saúde

Article-Conectividade, gen AI e robótica em debate na saúde

Conectividade, gen AI e robótica em debate na saúde.jpg
Pesquisador da Unicamp e palestrante do Futurecom 2024, Anderson Rocha nos falou sobre as aplicações das novas tecnologias no campo da saúde e suas implicações para a população. Confira!

Dispositivos conectados, inteligência artificial generativa (Gen AI) e robótica: tais termos que há pouco eram desconhecidos na área da saúde, atualmente, fazem parte do cotidiano de médicos, enfermeiros e outros profissionais do segmento.

Tais inovações estão moldando o futuro da medicina, trazendo benefícios tanto para profissionais quanto para pacientes. 

Para aprofundar essa discussão, entrevistamos o professor e pesquisador Anderson Rocha, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e palestrante do painel "Future Health e a Reinvenção do Cuidado: conectividade, gen AI e robótica em debate" no Futurecom 2024.

Anderson Rocha.png

Experiente na área, ele abordou sobre o impacto dessas tecnologias no setor de saúde. Entenda mais sobre o tema a seguir!

Dispositivos conectados: monitoramento em tempo real e integração

Os dispositivos conectados, como wearables, sensores e sistemas de monitoramento remoto, estão entre as inovações mais transformadoras da última década. 

Rocha destacou os principais benefícios dessa tecnologia: “Podemos citar a melhoria no monitoramento contínuo dos pacientes, permitindo uma resposta mais rápida a emergências e condições críticas”.

“Além disso, esses dispositivos facilitam a coleta e análise de grandes volumes de dados em tempo real, auxiliando na personalização de tratamentos e na otimização dos recursos hospitalares”, continua o nosso entrevistado.

O professor também ressaltou a importância da conectividade para a integração dos sistemas de saúde: “Esses dispositivos promovem uma melhor integração dos sistemas de saúde, possibilitando um fluxo de informações mais eficiente entre diferentes departamentos e profissionais, o que resulta em cuidados mais coordenados e eficazes”.

Gen AI: inteligência artificial para personalização de tratamentos e desenvolvimento de medicamentos

A inteligência artificial generativa tem se mostrado uma ferramenta poderosa no campo da saúde. 

Além de acelerar a descoberta de novos medicamentos, a Gen AI também tem aplicações em diagnósticos e na criação de modelos personalizados para tratamentos médicos.

“Entre as aplicações de Gen AI na saúde, podemos pensar na criação de novos medicamentos, onde a IA acelera o processo de descoberta e desenvolvimento de fármacos”, explicou Rocha. 

Ele também mencionou o uso dessa tecnologia em áreas como imagens médicas sintéticas: “A geração de imagens médicas sintéticas para treinar modelos de aprendizado de máquina melhora a precisão diagnóstica sem depender de dados reais sensíveis”.

Além disso, a Gen AI tem sido usada para personalizar planos de tratamento, simular procedimentos cirúrgicos complexos e até mesmo criar assistentes virtuais.

Robótica: cirurgias mais precisas e reabilitação avançada

Os avanços na robótica médica também têm sido impressionantes, permitindo que cirurgias sejam realizadas com mais precisão e menos invasividade. 

Segundo Rocha, um dos principais exemplos é o uso de robôs assistentes em cirurgias complexas, que oferecem maior controle ao cirurgião.

O pesquisador afirma ainda que: “Também houve progressos na robótica assistiva, com dispositivos que ajudam na reabilitação de pacientes, permitindo uma recuperação mais rápida e eficiente”.

Outro avanço notável é a miniaturização de robôs para procedimentos internos, como endoscopias e cirurgias minimamente invasivas, que proporcionam menos desconforto e tempos de recuperação mais curtos para os pacientes.

Impacto no bem-estar dos pacientes e eficiência dos sistemas de saúde

Rocha destacou que “essas tecnologias têm um grande impacto na saúde e bem-estar dos pacientes. Elas melhoram a precisão dos diagnósticos e a eficácia dos tratamentos, resultando em melhores resultados clínicos”.

Além disso, com recursos utilizados de maneira mais inteligente, é possível reduzir custos e ampliar o acesso a cuidados de qualidade. 

Iniciativas integradas: conectividade, Gen AI e robótica em ação

Ao serem integradas, as tecnologias de conectividade, Gen AI e robótica criam um ecossistema de saúde mais eficiente e eficaz. Em diversas partes do mundo, as iniciativas têm combinado essas ferramentas para otimizar o atendimento aos pacientes.

“Existem várias iniciativas que estão integrando conectividade, Gen AI e robótica para criar um ecossistema de saúde mais eficiente”, explicou Rocha. 

Ele citou o exemplo de plataformas que monitoram pacientes em tempo real com dispositivos conectados, utilizando Gen AI para prever complicações e robôs assistentes para intervenções médicas automatizadas.

No Brasil, um exemplo é o Viva Bem, um hub de IA que integra várias tecnologias para desenvolver soluções de saúde. 

“Um dos principais resultados do Viva Bem até o momento é o Viva Sensing, um aplicativo que coleta dados de biosinais em tempo real a partir de dispositivos vestíveis, ajudando na detecção antecipada de condições que podem afetar a saúde e o bem-estar”, explicou o pesquisador, destacando a parceria entre Unicamp, Samsung e o Instituto SiDi nesse projeto.

Oportunidades para novos modelos de negócios

Além de melhorar os cuidados de saúde, as inovações tecnológicas estão criando novas oportunidades de negócios. 

De acordo com Rocha: “As inovações tecnológicas na saúde estão criando diversas oportunidades para novos modelos de negócios, como serviços de saúde baseados em assinatura, onde pacientes podem acessar cuidados contínuos e personalizados através de plataformas digitais que utilizam IA e dispositivos conectados”.

Ele também destacou o conceito de “hospitais sem paredes”, em que a telemedicina e a robótica permitem que cuidados médicos sejam realizados em casa, reduzindo a necessidade de hospitalizações. 

Além disso, empresas focadas em big data e Gen AI estão desenvolvendo ferramentas que aceleram o desenvolvimento de novos tratamentos e personalizam a medicina, criando mercados inteiramente novos para terapias personalizadas e medicina preventiva.

O Futurecom, nosso encontro no principal evento de tecnologia e telecom da América Latina acontecerá entre os dias 08 e 10 de outubro de 2024. Confira os expositores, atrações e compre o seu ingresso! Conheça também os Congressos do Futurecom, com tema "BRAND NEW WORLD ON THE EDGE – A conectividade e as novas relações pessoas-máquinas"! Use o cupom FDIGITAL15 para garantir 15% de desconto!

BANNER-728x90-futurecom-digital.gif

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar