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Como aumentar o nível de automação nas indústrias e comércio

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Confira o panorama, desafios e estratégias para aumentar a automação nas empresas!

A necessidade de inovação e de eficiência operacional impulsiona a automação como ferramenta para o crescimento e a competitividade nas indústrias e no comércio. Porém, muitas organizações têm dúvidas sobre como começar a automatizar.

Nesse contexto, buscamos a expertise de José Roberto Lopes Lyra, professor de pós-graduação em Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos e em Gestão de Comércio Exterior no Senac EAD. 

Lyra ofereceu uma análise profunda sobre o panorama atual da automação. Ele conversou conosco sobre os desafios que as empresas enfrentam e estratégias para uma adoção mais ampla das novas tecnologias. Veja mais detalhes a seguir!

A automação no momento atual

Segundo Lyra, "Há dados da Associação Brasileira de Automação (GS1) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que mostram que a automação nas indústrias, no comércio e serviços vem avançando lentamente, mas de forma consistente". 

Ele acrescenta que, embora a pandemia de COVID-19 tenha impulsionado o uso de tecnologias digitais, principalmente em escritórios e no atendimento ao consumidor, "não ocorreu um aumento expressivo dos índices de automação".

Um dos maiores obstáculos, de acordo com o professor, é o "alto custo, um certo desconhecimento do tema e suas vantagens, bem como falta de mão de obra qualificada".

Ainda segundo o professor do Senac EAD: “É preciso levar em conta os diferentes níveis de automação que podem ser encontrados na indústria e no comércio. Ou seja, existem várias tecnologias disponíveis e é fato que as maiores empresas têm mais recursos para investir em ferramentas como robotização de processos e sistemas de integração de comunicação M2M (machine to machine). O que não ocorre com as PMEs”.

Líderes em automação: indústrias automotiva e de eletroeletrônicos se destacam

Quando questionado sobre quais setores estão na vanguarda da adoção de automação, Lyra aponta que "historicamente a indústria lidera as iniciativas voltadas à automação". 

O setor automotivo e a indústria de eletroeletrônicos são destacados por seus investimentos significativos nessa área.

De acordo com o professor, isso ocorre pela presença de multinacionais e pelo desejo de alcançar níveis de produtividade e redução de custos comparáveis aos de seus países de origem.

Alguns exemplos são o uso de sensores inteligentes, o industrial analytics e máquinas inteligentes autônomas.

No comércio, sob o ponto de vista de Lyra, observa-se um aumento no uso de tecnologias, especialmente no backoffice. “Práticas como self checkout e a prateleira infinita são exemplos que estão ganhando espaço nas lojas.”, diz o representante do Senac EAD.

Aprendendo com os líderes

Para os setores que ainda estão se adaptando à automação, Lyra sugere que "a realização de benchmark com os líderes é a melhor forma de encurtar o caminho para disseminação da automação". 

Ele ressalta os benefícios comprovados dessas tecnologias, tanto no chão de fábrica quanto no backoffice.

Além disso, o professor incentiva outras empresas a se inspirarem nos exemplos de sucesso para acelerar sua própria transformação digital.

Desafios e barreiras para a automação

Por fim, o professor aborda os principais desafios e barreiras na adoção da automação. 

Além dos custos e da dificuldade em comprovar o ROI, Lyra menciona "fatores culturais" e tecnologia legada como obstáculos significativos. 

Ele adverte que, embora a automação possa trazer melhorias significativas em eficiência e produtividade, é crucial "não automatizar o que não está funcionando".

O professor enfatiza que a tecnologia não é uma solução milagrosa, mas uma ferramenta para amplificar o que já funciona bem.

A partir dessa conversa, podemos concluir que a jornada rumo a um maior nível de automação é complexa e repleta de desafios. Porém, é um oásis de oportunidades significativas para as indústrias e o comércio. 

A nossa dica é para que você siga as orientações de Lyra e busque aumentar o nível da automação de seu negócio de forma constante, acompanhando a evolução tecnológica.

E por falar em inovação, leia o nosso artigo que apresenta as aplicações da realidade aumentada e da inteligência artificial (IA) na indústria 4.0!

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