O Brasil, com sua rica tapeçaria de culturas, etnias e identidades, apresenta um terreno fértil para a inovação e a inclusão na era da Inteligência Artificial (IA).
Entendemos que a diversidade é mais do que uma força; é uma necessidade imperativa para o desenvolvimento de tecnologias que servem e representam a sociedade como um todo.
Neste whitepaper exploramos como a representatividade de grupos é importante não apenas nas mídias, mas também no treinamento e na implementação de sistemas de IA.
Essas tecnologias têm o poder de ampliar vozes e promover a equidade, mas apenas quando alimentadas com dados diversificados e inclusivos. Para entender mais sobre o assunto, conversamos com dois entusiastas do tema. São eles:
- Lucas Soboleswki Flores: graduado em Comunicação Social - Relações Públicas, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e doutorando em Letras. Atua como professor no Centro Universitário Alves Faria (Unialfa) e pesquisa sobre as aplicações da Inteligência Artificial na Literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e
- Régis Neves Machado: graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Programação e Algoritmos e mestre em Ciências da Computação. Atua como Manager Fullstack Engineering na empresa Gestum e é professor no Senac EAD.
Diversidades no treinamento das IAs: o que você vai conferir?
- Diversidade cultural e étnica no Brasil: uma vantagem no treinamento de IA
- A influência da diversidade nas tomadas de decisões dos algoritmos
- Benefícios de garantir a diversidade nos treinamentos de IAs
- Maneiras para o Brasil explorar a diversidade de perspectivas no treinamento de IAs
Cadastre-se e baixe o e-book!
Compreenda a importância da inclusão de todas as vozes na construção do futuro da IA no Brasil. Acompanhe o material gratuitamente!
Registre-se para fazer download desse recurso
Registrar-se como membro de Futurecom lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.
Baixar