Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

As inovações que podem impulsionar a indústria farmacêutica

As inovações que podem impulsionar a indústria farmacêutica.jpg
Os novos recursos estão se tornando essenciais para o avanço da indústria farmacêutica, que ganhou ainda mais relevância na pandemia da Covid-19. Confira neste artigo!

Algo que vem chamando atenção no Brasil e no mundo é a aplicação da tecnologia na indústria farmacêutica. Os novos recursos estão se tornando essenciais para o avanço desse mercado, que ganhou ainda mais relevância na pandemia da Covid-19.

Por conta do surgimento do novo coronavírus, as indústrias farmacêuticas iniciaram uma verdadeira corrida para descobrir fórmulas de vacinas e medicamentos que possam agir contra o agente infeccioso.

Além da produção das vacinas e medicamentos, a tecnologia na indústria farmacêutica também se desenvolve no campo logístico. É nessa área que atua a Sinteco Healthcare, multinacional italiana que oferece soluções para instituições hospitalares.

Conversamos com José Marcuci, gerente de aplicações e vendas da empresa italiana. Ele nos contou um pouco mais sobre as inovações e a tecnologia na indústria farmacêutica. Acompanhe!

A tecnologia na indústria farmacêutica

Marcuci afirma que a tecnologia na indústria farmacêutica tem como uma de suas principais vertentes a promoção da rastreabilidade dos medicamentos, desde a produção até o uso no paciente.

Ele cita como exemplo os serviços oferecidos em sua organização: “As soluções da Sinteco Healthcare têm como foco a gestão dos medicamentos que são administrados aos pacientes nos hospitais e, para isso, utiliza um conceito de serialização em todas as doses com controles nas diferentes etapas da logística interna”.

A aplicação desse conceito, que só é viável por conta dos recursos de automação, é um ponto-chave para permitir às instituições a obtenção total da rastreabilidade dos medicamentos dispensados.

Para Marcuci, os avanços tecnológicos no segmento farmacêutico apontam para um cenário onde as empresas e as soluções envolvidas estejam totalmente interligadas. Por conta disso, o mercado está evoluindo para que as operações sejam realizadas em sua totalidade, de forma global e não isolada.

“A tecnologia da informação e a robotização certamente serão ferramentas fundamentais para a construção desse cenário”, analisa o especialista.

Impactos da pandemia da Covid-19 no mercado farmacêutico

Assim como aconteceu em outras áreas, a pandemia da Covid-19 acelerou a tecnologia na indústria brasileira. As soluções de automação e robotização começaram a ser utilizadas para tornar mais ágeis os processos, que agora demandam menor intervenção humana.

“Em tempos críticos, nos quais os hospitais estão com sua capacidade máxima de ocupação, o uso da automação e dos robôs pode ajudar os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente a dedicarem mais tempo ao assistencialismo”, explica Marcuci.

Desafios e projeções para o futuro do segmento

No que se refere às tendências e projeções para a tecnologia na indústria farmacêutica, Marcuci aponta que, por ora, devem seguir sendo desenvolvidas soluções com foco, principalmente, no combate à pandemia.

“A necessidade de atendimento a distância, proteção das equipes que trabalham na linha de frente e o controle preciso de inventários de medicamentos e insumos nas instituições de saúde por todo o país são alguns dos desafios que tornaram-se mais acentuados na pandemia”, sintetiza.

O especialista também explica que as tecnologias inovadoras que surgiram por conta da pandemia seguirão sendo usadas mesmo quando esse cenário caótico terminar. Dessa maneira, a forma como os pacientes são atendidos e a utilização dos serviços farmacêuticos, de modo geral, deve sofrer impactos positivos, com maior utilização da tecnologia.

Os avanços da tecnologia farmacêutica, atualmente, estão com foco no combate ao coronavírus. Veja mais sobre o assunto em nosso artigo que apresenta startups brasileiras que se destacam com inovações para frear a pandemia.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar