Com o crescimento da quinta geração da conectividade, o 5G, muitas novidades devem aparecer nos próximos meses no que se refere aos serviços de Machine Learning, IA e Big Data.
Para saber quais são as novidades tecnológicas que devem decolar em 2021, conversamos com dois especialistas: Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para a América Latina, e Marcelo Trevisani, CMO da IBM Brasil.
Confira a seguir o que descobrimos sobre as novidades em IA, Big Data e Machine Learning.
Novidades em Machine Learning, IA e Big Data que devem surgir em 2021
Para Aguiar, as principais tendências de Machine Learning, IA e Big Data que devem surgir em 2021 são os serviços de conversação, bem como as aplicações dos conceitos nas áreas do marketing e da saúde.
“A IA de conversação já está presente e será uma necessidade cada vez maior em diversos mercados. O conceito em si é permitir que uma pessoa converse com uma máquina de forma fluída, seja no formato escrito ou por meio de voz, e com avançado grau de entendimento. Isso porque a máquina reconhecerá o texto ou áudio, fará a interpretação do que foi dito e responderá de forma humanizada”, explica o especialista.
No que se refere ao uso do IA, Big Data e Machine Learning no marketing, o executivo afirma: “Utilizar a tecnologia para atingir as metas e os objetivos no marketing é outra forte tendência atualmente. IoT, tecnologia de sensor, cookies de rastreamento, entre outras, são tecnologias que ajudam as empresas a coletar grandes quantidades de dados de consumidores, que podem ser usados para entender melhor o comportamento do cliente e criar novos produtos e serviços.”
Para a área da saúde, Aguiar destaca o uso da tecnologia para a detecção de doenças. “Os modelos de IA desenvolvidos em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos EUA podem ajudar pesquisadores a investigar a gravidade da Covid-19 a partir de tomografias computadorizadas do tórax e desenvolver novas ferramentas para entender, avaliar e detectar melhor as infecções”, diz.
Impactos das novidades tecnológicas no pós-pandemia
Em um cenário pós-pandemia, a tendência é que as novas tecnologias envolvendo Machine Learning, IA e Big Data combinem a criatividade e o uso de dados para que as atividades sejam otimizadas e humanizadas.
Marcelo Trevisani comenta: “Acredito que esse será o início da década do ‘IA + Human + Collaboration’, ou seja, o conceito de que as máquinas realmente virão para automatizar processos, otimizar custos, maximizar ganhos e proporcionar novas experiências para os consumidores, diminuindo riscos e custos”.
Tendências para os próximos anos
Sobre as tendências para além de 2021, o CMO da IBM faz algumas previsões, com base em informações levantadas pelo International Data Corporation (IDC).
“Até 2024, as empresas que contarem com IA em seus processos e iniciativas serão capazes de responder aos clientes, concorrentes, reguladores e parceiros 50% mais rápido do que aquelas que não usam. Até 2025, as empresas baseadas em IA terão um aumento de 100% na produtividade e no conhecimento dos trabalhadores, resultando em tempos de reação mais curtos, maior sucesso na inovação de produtos e satisfação do cliente” sintetiza o especialista.
As novidades em Machine Learning, IA e Big Data, sem sombra de dúvida, estarão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. A convivência com inteligência artificial deve se tornar ainda mais comum no decorrer de 2021 e nos anos que estão por vir.
Continue conosco! Leia também nosso artigo que explica o que é a Aliança LoRa e que benefícios ela pode trazer para a conectividade global.