Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Gov Token: soluções blockchain para o controle de finanças públicas

Gov Token soluções blockchain para o controle de finanças públicas.jpeg
O Gov Token é um registro em blockchain, dos recursos que forem liberados por uma entidade pública. Saiba mais!

Você já ouviu falar no Gov Token? Trata-se de uma solução blockchain que pretende promover mudanças significativas nos princípios da transparência governamental no Brasil.

Para se ter uma ideia, três agências de pesquisa e fomento às inovações ligadas ao Governo Federal já aprovaram o financiamento via Gov Token. O fato foi noticiado em uma recente reportagem da revista Exame.

Porém, se você não tem ainda uma visão clara sobre o tema que estamos falando, não precisa se preocupar! Nós conversamos com o David Gibbin, CEO da Investtools, startup que criou o Gov Token.

Também falamos com o advogado e professor de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dr. Fabricio Bertini Pasquot Polido. Ele é especialista em novas tecnologias no campo jurídico e apresentou a sua visão sobre a nova solução blockchain.

Para ter acesso a todas essas informações, você só precisa prosseguir com a leitura!

Blockchain: entenda o que é essa tecnologia

Antes de nos aprofundarmos no Gov Token, é importante que você entenda o que é o blockchain, que é a tecnologia que dá viabilidade para essa solução.

David Gibbin explica que o blockchain é um protocolo de registro distribuído, com blocos em cadeia, que formam um código criptografado e armazenam informações.

“Quando ele é validado e se junta aos demais blocos, ganha um registro permanente e não pode ser alterado. A conexão entre os vários blocos forma uma corrente de dados – daí o nome blockchain”, explica o CEO da Investtools.

Gov Token: veja como funcionará a solução para o controle das contas públicas

Resumidamente, Gibbin, o criador do Gov Token, explica que o seu invento é um registro, em blockchain, dos recursos que forem liberados por uma entidade pública.

Ao detalhar o funcionamento do Gov Token, o CEO da Investtools diz : “Isso acontecerá por meio da emissão de tokens, que atuam como representações eletrônicas de uma quantia em dinheiro. Inseridos na rede, esses tokens permitem que todas as movimentações financeiras fiquem possíveis de rastrear. Assim, se saberá quem emitiu determinado recurso, quem recebeu e como ele foi utilizado”.

Do ponto de vista jurídico, a tecnologia foi aprovada. O professor de Direito Fabricio Bertini Pasquot Polido acredita que, com o Gov Token, o risco de corrupção no manuseamento dos recursos públicos diminuirá.

“Por ser operado em uma rede blockchain, as informações das transações são facilmente acessadas pelos cidadãos, com dados confiáveis e seguros, uma vez que a cadeia é inviolável e imutável. Basicamente, a população terá o poder de fiscalizar as transações, dificultando qualquer ato que tenha por objetivo omitir ou desviar informações sobre o lançamento”, opina o advogado.

O futuro do Gov Token e do blockchain nas ações do Governo

De acordo com Gibbin, a rastreabilidade de finanças públicas e a maior transparência na gestão pública são as principais vantagens do Gov Token e isso deverá ser explorado pelos governos nos próximos anos.

Polido, por sua vez, pensa que o uso do blockchain das ações do Governo devem ir além da implementação do Gov Token.

O advogado exemplifica: “o Ministério da Agricultura estuda a possibilidade de implementação de uma ferramenta que armazene, registre, organize e rastreie os processos e produtos agroindustriais da cadeia da cana-de-açúcar. Já a Receita Federal também adotou a tecnologia blockchain ao criar uma base que reúne dados do cadastro nacional de pessoas físicas e jurídicas”.

Não tenha dúvidas, você ainda vai ouvir falar muito em Gov Token, blockchain e a forma como esses recursos serão utilizados para o controle das finanças públicas.

Para que você entenda mais sobre o tema, baixe agora o nosso white paper que fala sobre blockchain e os meios de pagamento. É totalmente gratuito!

Inscreva-se no Futurecom Digital Week 2021 e acompanhe a Ilha Digital Divide, com soluções de políticas públicas para a população!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Futurecom lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar