Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como funciona o blockchain?

O blockchain é uma tecnologia disruptiva que promete grandes mudanças. Mas o que ela é de fato e como ela funciona exatamente?

O que é o blockchain?

O blockchain é uma base compartilhada de dados que funciona em uma rede descentralizada de computadores. Esses computadores - conhecidos como Nós - fazem a validação das transações por meio de checagens constantes das informações. Existem vários blockchains diferentes, com várias funcionalidades que vão além das transações financeiras. 

Como funciona o blockchain?

Cada uma dessas redes armazena periodicamente informações de transação de dados, com base cronológica, em uma corrente contínua de blocos - por isso o nome corrente de blocos. Quando o bloco é validado, ele é interligado à corrente e recebe uma impressão digital chamada hash - um código matemático único. 

Blockchain na prática

Na prática, funciona assim: 

A empresa A quer fazer uma transação para B. No blockchain, A cria um registro criptografado com as informações da transação. O registro é verificado e validado pelos Nós.

Quando um bloco de registros foi validado ele é interligado à rede com o Hash dele e o Hash do bloco anterior da cadeia. 

É como se a corrente de blocos fosse um abecedário. Se alguém tentar alterar informações dentro do bloco D, terá que alterar todas as informações de todos os blocos posteriores.

Isso demanda um grande poder computacional, ou seja, é quase impossível fraudar uma blockchain. Então um registro só pode ser alterado criando um novo registro. 

Aplicações do blockchain

O Blockchain não se resume a criptomoedas e ao setor financeiro/bancário. Ele pode ser usado em outros setores como:

Agronegócio

Com a rastreabilidade da cadeia produtiva - a ideia do campo a mesa; 

Administração Pública

Com a rastreabilidade de finanças públicas ou nas eleições, garantindo transparência e confiança a população; 

Cartórios

Agilizando e diminuindo os custos dos processos de documentações para registro de propriedades.

Revolução do blockchain

A Internet transformou a comunicação. Agora, o blockchain vai transformar o compartilhamento de dados e valores.

Essa nova tecnologia fará pelos negócios o que a Internet fez pela comunicação há algumas décadas: vai criar novas maneiras de trabalhar e trocar bens e serviços, com muito mais segurança, confiança e agilidade.

Quer saber mais sobre o blockchain? Baixe o infográfico dos prós e contras dos blockchains privado e público.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar