Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Análise de dados por Inteligência Artificial no e-commerce

Análise de dados por Inteligência Artificial no e-commerce.jpeg
As pessoas estão fazendo mais compras online, até mesmo quem não tinha esse hábito antes da Covid-19. Saiba mais!

É crescente em todo mundo o uso da inteligência artificial na otimização de processos envolvendo o e-commerce

Marcel Saraiva, gerente sênior nas indústrias de saúde e finanças da NVIDIA Enterprise, explica que a análise de dados por inteligência artificial vem sendo muito utilizada, principalmente, para implementar assistentes virtuais e recomendadores.

O executivo, que é especialista em Inteligência Artificial, compartilhou conosco algumas informações interessantes sobre esse processo. Confira, a seguir!

A Inteligência Artificial como agente transformador do e-commerce

Saraiva explica que, devido à pandemia da Covid-19 e as medidas de distanciamento social, o comportamento dos consumidores mudou. Agora, as pessoas estão fazendo mais compras online, até mesmo quem não tinha esse hábito antes da crise sanitária.

“O varejo e a tecnologia se tornaram indissociáveis. O aumento da participação do e-commerce nas vendas do varejo no Brasil, consequentemente, demanda mais investimentos em segurança, conectividade e solidez da infraestrutura de TI e inteligência de mercado. Em todas essas demandas, aplicações de IA vão representar otimização, ou seja, mais segurança, mais capacidade de previsão etc”, comenta o especialista. 

Saraiva apresenta duas tecnologias de Inteligência Artificial que, em sua visão, estão transformando o e-commerce com o uso de dados: os recomendadores e a otimização de supply chain

Sobre os recomendadores, Saraiva explica que ofertar um produto adicional a um cliente durante uma pesquisa ou compra efetiva pode trazer um aumento de receita relevante para o varejista.

“O desafio está em ter um algoritmo que consiga correlacionar enormes bases de dados com uma resposta em tempo real com o maior índice de acerto possível”, comenta.

Já no que se refere à otimização de supply chain, o especialista argumenta que as empresas de e-commerce têm buscado a maior precisão no momento da compra, previsão de vendas e distribuição dos produtos.

Em suas palavras: “Conseguir prever uma demanda e, na sequência, colocar o produto mais próximo do cliente pode melhorar drasticamente o fluxo de caixa da empresa, aumentando a rentabilidade e também a experiência do cliente”.

Tendências da análise de dados por Inteligência Artificial no e-commerce

Na visão de Saraiva, o crescimento do e-commerce sempre vai demandar otimização nos processos para conseguir operar diante do aumento do fluxo de vendas. Ele explica que a análise de dados por Inteligência Artificial pode contribuir muito nesse sentido.

O especialista sintetiza: “À medida que o e-commerce tende a crescer e atrair mais consumidores, mais dados sobre padrões de consumo circulam, o que significa muitos insights para as empresas e seus negócios. Mais e novos dados estimulam o refinamento das aplicações de IA garantindo mais assertividade, mais segurança e estabilidade na jornada de compra”.

E complementa: “A IA e o e-commerce acabam se transformando de forma dialógica, pois, é uma relação entre os desafios e as melhorias que chegam para superá-los”.

Saraiva também explica que, antes de implantar a Inteligência Artificial no e-commerce, é preciso entender qual problema precisa ser resolvido. Assim, se consegue planejar melhor a tecnologia que deverá ser usada.

Você já usa a análise de dados por Inteligência Artificial no seu e-commerce? Então, também precisa entender sobre segurança da informação! Para saber mais sobre isso, leia o nosso artigo que fala sobre cibersegurança em e-commerces!

Acompanhe as tendências da inteligência artificial se inscrevendo no Futurecom Digital Week 2021!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar