Desenvolvido pela empresa norte-americana OpenAI, o ChatGPT tem causado burburinho em diversos setores desde seu lançamento, no fim de 2022. Ao utilizar um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) para responder a qualquer pergunta e criar peças variadas em texto, a plataforma se tornou o tema do momento na tecnologia.
Mas será que o ChatGPT vai substituir os trabalhadores humanos? Qual o potencial disruptivo da tecnologia para as empresas e a indústria como um todo? Como você pode aproveitar o ChatGPT para seus negócios?
Para responder essa e algumas dúvidas, entrevistamos Bruno Baio, diretor de operações da Botmaker no Brasil. Com experiência na área, a empresa cria e administra bots para automatizar vendas, atender clientes e oferecer suporte interno a empresas de variadas áreas.
Baio também nos indicou outras 5 ferramentas de IA que podem ser tão inovadoras quanto o Chat GPT. Continue lendo este artigo e saiba quais são elas!
O que é e como funciona o ChatGPT?
Segundo Baio, “o ChatGPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial criado pelo laboratório de pesquisas em inteligência artificial Open AI, com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência em diálogos virtuais.”
O especialista destaca que o software “é alimentado por uma base de dados coletada na internet, o que significa que suas respostas são baseadas nas informações disponíveis na rede.”
Bruno Baio observa ainda que a ferramenta que se tornou alvo de polêmicas e discussões sobre as relações entre Inteligência Artificial e humanos foi criada com base em redes neurais e machine learning, o que a torna adaptada ao aprendizado.
No entanto, Baio ressalta que é importante levar em conta que o aplicativo não é um oráculo com respostas definitivas para tudo, e que é preciso ter senso crítico para utilizá-lo da melhor maneira. Ele explica:
“Apesar de ser uma ferramenta útil e inovadora, é importante lembrar que o ChatGPT ainda possui limitações. Ele depende das informações disponíveis na internet e pode ser influenciado por preconceitos e desinformação presentes na rede. Por isso, é importante avaliar criticamente as respostas oferecidas pelo algoritmo e complementar a pesquisa com outras fontes confiáveis.”
O que o ChatGPT pode fazer pelas empresas?
Desde que ganhou a mídia e os posts das redes sociais, o ChatGPT passou a ser utilizado para diversos fins, gerando resultados curiosos, engraçados e surpreendentes. Mas como ele pode ser usado nos negócios de forma assertiva?
“Graças à sua arquitetura baseada em uma rede neural chamada Transformer, o ChatGPT é capaz de prestar atenção nas palavras-chave, no contexto e nos diferentes significados das palavras, o que o torna uma opção avançada de geração de texto”, reflete Baio.
Ele comenta que a ferramenta pode ser usada em ações como atendimento aos clientes, possibilitando que respostas de bots empresariais sejam mais personalizadas e eficientes ao que eles buscam. Baio complementa:
“A integração do ChatGPT à soluções de Conversational AI, como a Botmaker, pode ser uma excelente oportunidade de negócio, pois permite que as empresas criem chatbots mais avançados e eficazes. Com a ajuda do ChatGPT, os bots podem gerar respostas mais precisas e naturais, tornando a experiência mais satisfatória.”
Ainda segundo o especialista, “o ChatGPT pode ser uma solução poderosa para as empresas que buscam melhorar suas experiências com os clientes, reduzir a intervenção humana em processos e aumentar a eficiência em diferentes áreas.”
Ele continua: “Com sua capacidade de gerar textos criativos e personalizados, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.”
Qual o impacto e as limitações do ChatGPT para empresas?
Se por um lado o ChatGPT pode trazer uma automatização de textos bem escritos e eficientes, por outro ele também pode não ser 100% confiável, o que demanda a supervisão e a interação com humanos para melhor uso da plataforma.
“O ChatGPT tem limitações em entender o contexto completo de uma conversa ou tarefa e pode ter dificuldade em entender aspectos da linguagem humana, como sarcasmo e ironia”, analisa Baio.
Segundo ele, “apesar dessas limitações, com a programação correta, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para empresas que buscam melhorar a experiência do cliente e automatizar processos.”
Ele destaca, porém, que “é importante usar o modelo de maneira responsável e consciente de suas limitações para evitar possíveis problemas.”
Como os profissionais podem se preparar para novas ferramentas de Inteligência Artificial?
Uma das principais discussões desde a popularização do ChatGPT envolve a possível substituição de redatores, jornalistas, especialistas em marketing e demais profissionais humanos que atuam com escrita e criação de conteúdos.
De acordo com Baio, ao invés de enxergarem a plataforma como uma “rival”, os profissionais podem aprender a utilizá-la e tirar melhor proveito da tecnologia de IA que está ganhando cada vez mais espaço em todas as áreas.
“Para se preparar para novas ferramentas Open AI, os profissionais de tecnologia podem seguir algumas estratégias, como acompanhar as tendências, conhecer as ferramentas existentes, aprender habilidades relevantes, experimentar com ferramentas existentes e desenvolver habilidades de pensamento crítico”, diz ele.
O representante da Bootmaker dá um exemplo que envolve profissionais de Tecnologia da Informação, que podem se aproveitar da alta capacidade de aprendizado e rápido tempo de respostas do ChatGPT em suas funções.
“Com conhecimentos em programação, um profissional pode desenvolver soluções personalizadas de IA, integrar ferramentas de IA em projetos existentes, personalizar soluções de IA existentes e desenvolver ferramentas de IA de código aberto”, complementa Baio.
Ele ressalta ainda que o ChatGPT pode ser utilizado em conjunto com outras ferramentas de IA e automação já existentes, o que auxilia profissionais e empresas a criarem soluções ainda mais eficientes com base no uso da inovação.
“Aprender a utilizar prompt como ferramenta pode ser uma das habilidades necessárias para aproveitar ao máximo as ferramentas Open AI, permitindo que os desenvolvedores criem soluções mais personalizadas e eficazes”, analisa.
Ele continua: “Aprender a utilizar prompt pode envolver cursos online, treinamentos, workshops e outras iniciativas de aprendizado, além de experimentar com ferramentas existentes e buscar feedback de especialistas em IA.”
5 ferramentas de Inteligência Artificial além do ChatGPT
A nosso convite, Baio elencou cinco outras ferramentas de Open IA (Inteligência Artificial aberta) que já existem e que podem ser úteis em diferentes setores. Confira um pouco mais sobre elas nas palavras de nosso entrevistado:
“As plataformas Copy AI, Midjourney, Andi e You.com são todas baseadas em tecnologia de inteligência artificial (IA), mas têm objetivos diferentes.
- A Copy AI é uma plataforma de geração de conteúdo que utiliza tecnologia de processamento de linguagem natural para ajudar usuários a criar conteúdo para sites, anúncios, e-mails e outros materiais de marketing.
- A Midjourney é uma plataforma de criação de imagens e arte digital que utiliza IA para gerar imagens personalizadas com base em requisitos específicos do usuário.
- A Andi é uma plataforma de automação de tarefas de negócios que utiliza IA para automatizar processos, gerar insights e sugerir ações para melhorar a eficiência e a produtividade.
- O You.com é uma plataforma de pesquisa e gerenciamento de dados pessoais que utiliza IA para ajudar usuários a coletar, organizar e analisar suas informações pessoais em um só lugar.”
Gostou de saber mais sobre o tão falado ChatGPT? Aproveite e continue aprendendo mais em nosso canal digital! Leia também nosso artigo sobre Machine learning: a evolução da Inteligência Artificial.
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