Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que é a Aliança LoRa e que benefícios ela pode trazer para a conectividade global?

O que é a Aliança LoRa .jpg
A Aliança LoRa é uma associação sem fins lucrativos que visa implementar redes de baixa potência. Leia nosso artigo e saiba mais sobre ela.

Você já ouviu falar na Aliança LoRa? Trata-se de uma associação aberta e sem fins lucrativos, criada em março de 2015, para a implementação de redes de baixa potência.

Apesar de já existir há mais de cinco anos, ainda são muitas as dúvidas que os entusiastas de tecnologia têm a respeito dela.

Para esclarecê-las, conversamos com o professor Rafael da Silva Santos, que é coordenador acadêmico dos cursos de Cloud Computing e de Redes de Computadores da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP).

Acompanhe, a seguir, todas as informações que o especialista compartilhou sobre o assunto e fique bem informado!

Sobre a Aliança LoRa

LoRa, sigla para Long Range, é uma tecnologia de transmissão de dados de área ampla de baixa potência, também conhecida como LPWAN. 

Nas palavras de Santos: "a LoRa é a aliança de tecnologia de crescimento mais rápido. Uma associação sem fins lucrativos com mais de 500 empresas como membros, comprometida em permitir a implantação em larga escala de redes de área ampla de baixa potência".

O professor explica que ela foi criada com o objetivo de compartilhar experiências para promover e impulsionar o sucesso do protocolo, como o padrão global aberto LPWAN, líder para a conectividade de Internet das Coisas.

Leia mais: O impacto do 5G para os consumidores da América Latina

Benefícios da tecnologia

Sobre as vantagens que a tecnologia LoRa traz para as empresas, Santos comenta que a principal delas é a disponibilização de um programa de certificação para os membros da aliança.

"A Aliança LoRa disponibiliza o Programa de Certificação LoRaWAN, que garantirá a interoperabilidade e a colaboração de seus membros no padrão LoRaWAN. Não impondo preços, ela permite a discussão direta dos serviços com os fornecedores de soluções", diz.

Algumas das empresas que fazem parte da Aliança LoRa

De acordo com Santos, a Aliança LoRa atua para atingir o maior número possível de fornecedores de chips de rádio.

A Microchip Technology e outros fornecedores de microcontroladores, como a ST Microelectronics e a Renesas Technology, já anunciaram publicamente a intenção de adotar a nova tecnologia. 

Outras companhias do segmento, se tiverem interesse, podem procurar os responsáveis pela Aliança LoRa e verificar quais são os requisitos necessários para ingressar no grupo e utilizar a tecnologia desenvolvida.

O impacto da Aliança LoRa na conectividade global

Sobre a importância da aliança para a conectividade global, o professor comenta que o programa de certificação LoRaWAN tem um impacto gigante, uma vez que os softwares aplicáveis são infinitos, ainda mais se olharmos para os principais aplicativos que conduzem as implantações de rede atuais para o uso de Inteligência Artificial, tais como edifícios inteligentes, cadeias de suprimentos, recursos para a agricultura, etc.

Santos exemplifica: "Ter sensores para saber se o prédio ou a sala foram usados pode ter reduções significativas no gerenciamento de serviços e nas despesas relacionadas. Na cadeia de suprimentos, qualquer aplicativo que tenha uma entrega ou coleta com estoque associado pode oferecer uma grande economia no gerenciamento de estoque".

Falando especificamente sobre o mercado brasileiro, Santos acredita que o setor agrícola será um dos mais beneficiados. 

"As características do solo a ser utilizado para o cultivo são variáveis importantes para a otimização do processo de produção agrícola. As tecnologias da rede LoRa e LPWAN têm diversos equipamentos e aplicativos disponíveis no mercado para esse uso", explica o professor.

A Aliança LoRa tem tudo para contribuir muito para a conectividade global, principalmente com a expansão da tecnologia 5G pelo mundo.

Ficou curioso(a) sobre o 5G e outras novidades que prometem revolucionar a conectividade global? Siga as páginas da Futurecom nas redes sociais e continue acompanhando nosso canal digital para saber mais!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar