Conforme novas tecnologias como o 5G e o Wi-Fi 6 se consolidam, o setor de telecomunicações realiza atualizações de suas redes e equipamentos para atender às novas demandas do mercado e dos consumidores.
Além dos benefícios tecnológicos, essas inovações geram um trabalho de atualização dos sistemas que muitas vezes envolvem a construção de novos aparatos e o descarte de antenas, cabos e dispositivos antigos.
Essa ação implica no surgimento de resíduos eletrônicos, também chamados de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), ou simplesmente “lixo eletrônico” na linguagem popular.
Para saber como a indústria de telecomunicações pode reduzir e reaproveitar seus resíduos eletrônicos, entrevistamos dois especialistas. São eles:
- Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos; e
- Alex Pereira, presidente da Coopermiti, cooperativa sem fins lucrativos que realiza a triagem de resíduos eletrônicos.
Redução de resíduos: O que você vai conferir
- O impacto ambiental dos resíduos eletrônicos
- Normativas e regulamentação sobre resíduos eletrônicos
- Boas práticas de gestão de resíduos eletrônicos nas empresas de telecomunicações
- A importância da reciclagem de resíduos eletrônicos
- Soluções tecnológicas para a gestão de resíduos eletrônicos
Cadastre-se e baixe o e-book!
Baixe gratuitamente o material para saber mais sobre este assunto de grande relevância para o setor!