O agronegócio brasileiro é um pilar fundamental da economia nacional, contribuindo com quase 25% do PIB, segundo dados do Cepea/Esalq-USP. Esse setor robusto e dinâmico tem encontrado na tecnologia um aliado essencial para impulsionar o seu crescimento e a sua modernização. 

O uso da tecnologia no agronegócio aprimora a gestão das propriedades, melhora a qualidade dos produtos, reduz custos e desperdícios, e promove processos mais sustentáveis. Além, é claro, de contribuir consideravelmente com a produtividade.

Nos últimos anos, a conectividade e as inovações tecnológicas revolucionaram a forma como as atividades agrícolas são conduzidas. 

Conectividade e tecnologias no agro

Ferramentas como a Internet das Coisas (IoT), big data, drones, e sensores avançados permitem um monitoramento preciso e em tempo real das lavouras, otimizando o uso de recursos e melhorando a tomada de decisões. 

Tais inovações, além de ajudar os produtores a maximizarem as colheitas, minimizam o impacto ambiental e promovem a conservação dos recursos naturais.

Para explorar mais sobre o papel da conectividade e das tecnologias no campo, conversamos com Aline Oliveira. Ela é técnica em Gestão do Agronegócio, jornalista, mestre em Jornalismo Rural e pesquisadora na área de comunicação e marketing no agro. 

Aline compartilhou as suas percepções sobre o cenário atual do agronegócio brasileiro e as tendências emergentes que estão moldando o futuro do setor. 

Em nossa conversa, ela também destacou como as inovações tecnológicas estão transformando as operações agrícolas, proporcionando novas oportunidades e desafios para os produtores e para toda a cadeia produtiva.

O nosso objetivo é oferecer uma visão abrangente e atualizada sobre como a conectividade e as tecnologias estão redefinindo o agronegócio.

Cadastre-se e baixe gratuitamente!