Futurecom faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Starlink, satélite, rádio ou fibra? O futuro da internet

Article-Starlink, satélite, rádio ou fibra? O futuro da internet

O Futuro da internet.png
Cada tipo de conexão tem as suas aplicações específicas. Confira!

Os protótipos do que conhecemos hoje como internet surgiram ainda na década de 1960, em meio à Guerra Fria, onde as maiores potências do mundo, os Estados Unidos e a União Soviética, buscavam formas de comunicação que fossem impossíveis de serem detectadas pelo inimigo.

Alguns anos depois, em 1980,  o físico britânico Tim Berners-Lee criou o ENQUIRE, sistema precursor da World Wide Web (WWW), que seria desenvolvida também por Berners-Lee em 1989, inaugurando a internet como conhecemos hoje.

De lá para cá muita coisa mudou. A internet evoluiu e passou a fazer cada vez mais parte de nossas vidas. Hoje, são diversas as possibilidades de conexão, como Starlink, por satélite, via rádio ou fibra.

A história da internet, nós já conhecemos, mas o que podemos esperar para o futuro da rede mundial de computadores? Conversamos sobre o tema com Gabriel Cavalcanti, professor dos cursos de tecnologia do Centro Universitário FIAP. 

Ele nos explicou como funcionam e quais são as aplicações contemporâneas de cada um dos principais tipos de conexão, bem como a sua percepção sobre o futuro da internet. Veja mais abaixo!

 

Aplicações da rede de fibra óptica

Atualmente, quase toda a estrutura de internet está distribuída por cabeamento de fibra óptica. Esse é o tipo de rede mais comum nas residências e empresas, portanto. Cavalcanti explica:

“Com a fibra, a partir de um investimento do usuário, ele pode evoluir sua experiência com a internet para além da já comum troca de dados por e-mails, videocalls e acesso a sistemas streamings ou de páginas web. Coloco nesse pacote de uso comum acesso a games online, com conexões estáveis que permitem boa resposta dos jogadores nos eventos. Aproveito para incluir aqui também a experiência de acesso à realidade virtual através de chats online ou games VR.”

A fibra óptica oferece uma alta velocidade, latência reduzida e maior largura de banda, porém, necessita de um alto investimento inicial, especialmente em áreas onde não há infraestrutura existente por pouca população demográfica. 

 

Aplicações da internet via rádio

Como o nome diz, o acesso à internet utiliza ondas de rádio por uma antena para transmitir os dados entre o provedor de servços e o usuário final. 

Cavalcanti acredita que a internet via rádio tem um papel muito relevante para áreas rurais, onde o cabeamento para acesso de fibra ainda não teve a infraestrutura construída.

“A internet via rádio apresenta boa conexão e permite uma maior integração entre sistemas IoT para vários propósitos agropecuários. Podemos pensar em ferramentas inteligentes para monitoramento de animais, controle de plantio, monitoramento de pragas e eventos climáticos extremos”, comenta o professor.

Entre os principias benefícios está a implementação rápida, custo relativamente baixo e flexibilidade de localização.

Porém, a conexão tem uma alta latência e pode ser afetada por outras interferências e obstáculos físicos, não sendo uma boa opção para grandes centros urbanos, principalmente os que já tem uma infraestrutura bem desenvolvida.

Aplicações da internet por satélite MEO

Na visão de Cavalcanti, a internet por satélite tem sido uma opção para pessoas que vivem em localidades afastadas dos grandes centros urbanos com falta de condições topológicas e climáticas para a obtenção de internet via rádio.

Em suas palavras: “A tecnologia de acesso à internet via satélite possui grande potencial, ainda mais nessas situações em que o terreno não contribui ou existe a ocorrência de eventos climáticos como ventanias que desalinham a antena de acesso à internet via rádio.”

Ele complementa: “Outra aplicação da tecnologia via satélite é lugares desfavorecidos socialmente, onde a infraestrutura tem dificuldade de ser implementada e, financeiramente, existe pouco interesse de empresas para fornecimento de planos de acesso."

Porém, as altas latências, limitação e banda e velocidade de upload reduzida são considerações importantes a serem levadas em conta ao avaliar a adequação dessa tecnologia para determinado contexto de uso.

Aplicações da rede de internet Starlink

Finalmente, temos a rede Starlink, financiada pelo milionário e filantropo Elon Musk, que funciona a partir do lançamento de satélites de baixa order (LEO) no espaço por meio de foguetes espaciais.

Os direitos de exploração no Brasil foram aprovados pela Anatel no dia 28/01/2022 e internet starlink tem sido usada para conectar a Amazônia.

Sobre as aplicações dessa rede, Cavalcanti diz: 

“Usando a tecnologia via satélite, mas sem alguns fatores limitadores, podemos almejar uma aplicação da internet com tudo, sistemas IoT super conectados, ganhos econômicos e ambientais. Além dos impactos sociais, uma das novas empreitadas da Starlink é colocar uma torre de conexão em uma comunidade paulista, rompendo assim, um dos muitos apagões de conectividade que temos em São Paulo e no Brasil”.

O futuro da internet: internet Starlink deve ganhar mais destaque

Questionado sobre qual dos tipos da internet tem mais potencial nos próximos anos, o professor da FIAP é enfático ao afirmar que a Starlink sairá na frente.

“Com certeza, a rede Starlink tende a ser a modalidade de acesso mais interessante em termos de usuário final. Contudo, a ressalva que faço é que ainda não temos muito claro quais serão os modelos de negócios para distribuição de acesso”, observa Cavalcanti.

“Os valores praticados nos países Beta testers são salgados para a realidade de vários países do mundo, em que essa tecnologia pode trazer grandes mudanças, culturais, sociais e econômicas”, conclui nosso convidado.

Não podemos falar em futuro da internet sem citar o 5G. Que tal saber mais sobre o impacto dessa tecnologia para os consumidores da América Latina? Saiba mais em nosso conteúdo sobre Como funciona o network slicing do 5G!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar